Ouça a Rádio Acesa FM ou click no icone!

Rádio Acesa Ao vivo

29 de fev. de 2012

Sobre Oscar, adaptações e Faulkner nas livrarias

Após a cerimônia do Oscar, no último domingo, abrandam os holofotes sobre os livros adaptados por parte dos concorrentes – uma versão secundária e sazonal da literatura em nosso ambiente cultural. Em boa parte, são obras que passarão sem deixar maior saudade, tampouco remorso num possível leitor impossibilitado de lê-las.

Sobre Oscar, adaptações e Faulkner nas livrarias II

“Os descendentes”, “Histórias cruzadas” e “O homem que mudou o jogo” são histórias sobre aspectos específicos da cultura americana, sem o talento necessário para ampliar essas questões. Sem a potência necessária para que se ultrapasse as limitações locais e se estabeleça o diálogo com o leitor oriundo de outras culturas. O caso de “Histórias cruzadas” é ainda mais emblemático. Ao debruçar-se sobre um ambiente social já mapeado com genialidade por William Faulkner – o sul dos Estados Unidos.

Sobre Oscar, adaptações e Faulkner nas livrarias III

Para o leitor que quer ampliar a compreensão das engrenagens sulistas norte-americanas, por meio de uma obra capaz de tornar a cor local compreensível ao mais alheio dos homens, as notícias são boas. O selo Benvirá, da editora Saraiva, lança no país ao longo do ano uma série de obras de Faulkner, Nobel de Literatura em 1962. Do inédito “Lance mortal” (R$ 34,90), que acaba de sair, a clássicos como “O intruso” e “Os invictos”.

Sobre Oscar, adaptações e Faulkner nas livrarias IV

“Lance mortal” tem ainda a peculiaridade de formar junto com “Santuário” um segmento pouco lembrado na obra do autor: o romance policial, a narrativa investigativa. Um gênero que com o desenrolar do século XX deixa seu papel marginal para se firmar como material de grandes autores, tornando-se fonte constante para a indústria cinematográfica. O Oscar desse ano teve em “Milenium”(boa adaptação/ótimo roteiro) e “O espião que sabia demais” (adaptação e roteiro medianos) os seus representantes.

A rejeição ao senhor Nobbs

Por último, mas não menos importante. É interessante observar a distância a que o nosso mercado editorial se mantém da obra de George Moore. O precursor do modernismo irlandês (que daria mais tarde simplesmente em James Joyce), nem mesmo com as indicações ao Oscar da bela adaptação de seu “A vida singular de Albert Nobbs” parece conseguir convencer os editores locais a traduzir sua obra para o leitor brasileiro.
Calendário
29/02 - 07:46
2012 é ano bisexto

Dia 29 de fevereiro: a data acontece apenas a cada quatro anos. A explicação científica é que a terra leva 365 dias e 6 horas para dar uma volta completa em torno do sol. E a cada 4 anos, é feita a compensação dessas 6 horas, com acréscimo de um dia no calendário.
Kátia Buzar
Hoje é 29 de fevereiro, pois 2012 é ano bissexto. Música do dia: Vinte e Nove(06'46")

O TEMPO E A TEMPERATURA: Tempo fechado no Sudeste nesta quarta-feira

O TEMPO E A TEMPERATURA: Tempo fechado no Sudeste nesta quarta-feira

28 de fev. de 2012

O bispo diocesano da Igreja Anglicana em Pernambuco, dom Edward Robinson Cavalcanti, de 68 anos, e sua mulher Miriam Cotias Cavalcanti, de 64 anos, foram assassinados, a facadas, na noite de domingo (26), em casa, no bairro dos Bultrins, em Olinda, pelo filho adotivo Eduardo Olímpio Cotias Cavalcanti, de 29 anos.
Eduardo morava nos Estados Unidos, era usuário de drogas e havia retornado há cerca de 15 dias. Ele golpeou o pai depois de uma discussão. A mãe tentou interferir e também foi agredida pelo rapaz. Ele tentou se suicidar em seguida, tomando uma substância ainda não identificada pela polícia, e se ferindo com vários pequenos golpes de faca.
Leia também:
Preso acusado de pelos menos 8 estupros no Rio
Hospital acusado de omissão de socorro não é estadual


O bispo morreu em casa. Sua mulher ainda foi socorrida, mas não resistiu. Eduardo foi autuado em flagrante por homicídio e se encontra sob custódia policial, no Hospital da Restauração, no Recife. Quando receber alta, irá depor e deverá ser encaminhado para o presídio Cotel, na região metropolitana.

O crime chocou a população. Cavalcanti coordenou curso de graduação e mestrado na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e foi diretor do Centro de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). A Igreja Anglicana divulgou nota de pesar.
Este foi o segundo crime envolvendo jovens de classe média viciados em drogas nos últimos dez dias. No dia 18, o estudante Herbert Lucas Abreu Mendes, de 22 anos, agrediu a irmã a facadas, no prédio onde morava no bairro do Parnamirim, no Recife, e em seguida matou uma vizinha com a mesma arma, antes de ser morto, a tiros, por um outro vizinho cujo apartamento também invadiu.

24 de fev. de 2012

Horário de Verão

24/02 - 07:53
Depois de 133 dias acordando mais cedo, é hora de ajustar os ponteiros do relógio.  Neste domingo, à zero hora, os brasileiros devem  atrasar seus relógios em uma hora. A economia com o horário de verão pode chegar a cem milhões de reais.
Ligya Maria

Viva Maria

24/02 - 07:33
Valorosas Marias lutaram durante todo esse tempo e muitas vitórias foram alcançadas e, hoje, as mulheres galgaram o ponto máximo, com Dilma Roussef na Presidência da República. A socióloga Fátima Pacheco Jordão, disse que apesar dos avanços, há muitos espaços de poder e decisão a conquistar. Segundo ela, as mulheres ainda estão longe de uma condição de igualdade com homens.
Apresentação Mara Régia

O TEMPO E A TEMPERATURA: Tempo nublado no Sudeste nesta sexta-feira

O TEMPO E A TEMPERATURA: Tempo nublado no Sudeste nesta sexta-feira

23 de fev. de 2012

Polícia elabora retrato falado do assassino de jovem em festa de Carnaval

POR Angélica Fernandes
Rio -  A Polícia Civil elabora na tarde desta quarta-feira o retrato falado do acusado de matar uma jovem em uma festa de Carnaval no bairro Miguel Couto, em Nova Iguaçu, Baixada Fluminense, nesta madrugada. Ana Elizabeth de Oliveira, de 21 anos, foi morta com um tiro no rosto após recusar o assédio do suspeito durante uma festividade na praça do bairro.
Ana Elizabeth de Oliveira foi morta durante festa de Carnaval | Foto: Reprodução
Ana Elizabeth de Oliveira foi morta durante festa de Carnaval | Foto: Reprodução
A prima da vítima, Camila Rita, também de 21 anos, prestou depoimento na 58ª DP (Posse) e vai auxiliar a polícia a tentar identificar o suspeito. De acordo com ela, o assassino tem aproximadamente 26 anos, estatura média, é magro e branco.
Tragédia de Carnaval
Camila descreveu que as duas estavam na praça aproveitando a festa quando o homem se aproximou e começou a assediar Ana Elizabeth. Em um certo momento, o suspeito passou a mão na vítima que reagiu com um tapa. Furioso, o acusado virou e atirou no rosto da jovem.
A madrinha de Ana Elizabeth, Rita Regina da Conceição, de 78 anos, manifestou sua tristeza com a tragédia que se abateu sobre a família. "Ana era uma pessoa muito tranquila, não era de bagunça. Todo mundo que a conhecia está chocado e extremamente revoltado", lamentou.
A jovem havia se formado no Ensino Médio no último ano e cuidava dos quatro irmãos na casa da família.

Distância de classe?

Existe alguma coisa mais antiga do que isso, esse tipo de distância? Pois o mundo do vinho ainda a mantém. Por questões comerciais, não difíceis de entender, os produtores desenham o mercado que querem atingir. Cumprem, com a ajuda da tecnologia, esses objetivos - mas nem sempre, ou quase nunca, fazem o vinho que um crítico ou consultor indicaria. Aí fica difícil falar de países produtores ou empresas que fazem acima de um milhão de garrafas. Lembro-me disso quando vejo, como agora, vinhos do Brasil presentes em quantidade, mas não em qualidade. O mercado de vinhos correntes, de supermercado, está saturado.

Briga sem saída

Esta discussão de vinhos espanhóis, que agora começam a adotar os sistemas de avaliação americanos, parece fora de propósito numa Europa que faz vinhos distanciados, separados em conteúdo e forma. Há os vinhos de qualidade e os vinhos de massa. E pronto. Os produtores espanhóis quiseram juntar os dois conceitos baseando-se no gosto e no estilo americanos. Assim tivemos uma grande mudança na região da Rioja e uma mudança ainda maior, mais recente, na região de Ribera del Duero - onde , a rigor, hoje, poucos vinhos se sobressaem. Com todo o respeito ao Vega Sicilia, que não pertence a nenhuma região geográfica, mas ao mundo.

A tesoura e a qualidade

Uma vez entrei numa farmácia na França em busca sede uma tesoura e unhas. O profissional atrás do balcão, polidamente, me perguntou quanto eu pretendia gastar: ‘O senhor deseja uma tesoura ou o senhor quer pagar pela qualidade?’. Aí entendi. Havia pelo menos três, quem sabe quatro tipos de tesoura. A que estava na vitrina era a comum. A qualidade, la qualité, era preciso indicar, para que ele a fosse buscar atrás de onde estávamos. Da mesma forma, raciocinei, estão ou deveriam estar os vinhos de consumo normal e os de qualidade. Tudo uma questão de significado, de definição de propósitos.

O sal da terra

Onde encontrei esse sal, que hoje faz tanta falta aos vinhos modernos? Nos bordeaux anteriores a 1990, sem dúvida. Nos vinhos camponeses que não têm condições de arredondar o mosto em madeira nova. Minha primeira lembrança fora das degustações de vinhos chiques vem de um bistrô em Paris onde havia, escondida na carta, uma garrafa de Chateau Canon 85, um saint-émilion de altíssima tradição, hoje um pouco perdido no canhoneio dos vinhos de Bordeaux. Esse Canon 85 tinha o que eu chamei na hora do sal da terra, de Bordeuaux, da Aquitânia, das perfeitas imperfeições de um terreno que dava o que dava, sem mais.

Os senhores do estilo

Quem são hoje? Numa avaliação justa. Não podemos deixar de fora a Califórnia, embora esse blog conheça pouco dos vinhos que vêm, de lá com Volgin, Heitz e Ridge certamente fará parte de qualquer jantar, assim como Opus One e Dalla Valle. São um estilo, um gosto, uma forma. Na Europa, o Piemonte, a Borgonha e a Mosela e demais regiões do Reno (Rheingau, Pfalz e Saar) surgem como detentores de um estilo que não pode ser imitado. Esta talvez seja a melhor definição. Pode-se copiar um vinho da Califórnia, não se pode fazer o mesmo com um vinho alemão ou do vale do Loire - como o Bonnezeaux, o Vouvray e mesmo o Muscadet.
Aprendi....que ninguém
é perfeito enquanto não se apaixona.

Aprendi....que a vida é dura
mas eu sou mais que ela!!


Aprendi que...as oportunidades nunca se perdem
aquelas que desperdiças... alguém as aproveita

Aprendi que... quando te importas com rancores e amarguras a felicidade vai para outra parte.




Aprendi que... devemos sempre dar palavras boas... porque amanhã nunca se sabe
as que temos que ouvir.

Aprendi que...um sorriso é uma maneira econômica de melhorar teu aspecto.

Aprendi que... não posso escolher como me sinto... mas posso sempre fazer alguma coisa.

Aprendi que...quando o teu filho recém-nascido
segura o teu dedo na sua mão tenta prendê-lo para toda a vida

Aprendi que...todos, todos querem viver no topo da montanha... mas toda a felicidade está durante a subida.

Aprendi que... temos que aproveitar da viagem
e não apenas pensar na chegada.

Aprendi que...o melhor é dar conselhos só em duas circunstâncias... quando são pedidos e
quando deles depende a vida.

Aprendi que...quanto menos tempo se desperdiça...
mais coisas posso fazer.

Esta é a semana da amizade

Mostra aos teus amigos que estás presente

Manda este e-mail a todo os teus amigos,
ainda que possa ser reenviado

a quem te mandou...

Se o receberes de volta... tens muitos bons amigos

Feliz semana da amizade

O TEMPO E A TEMPERATURA: Quinta-feira de tempo chuvoso no Sudeste

O TEMPO E A TEMPERATURA: Quinta-feira de tempo chuvoso no Sudeste

22 de fev. de 2012

Américo Vespúcio

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde julho de 2010).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirus. Veja como referenciar e citar as fontes.

Américo Vespúcio
Américo Vespúcio (em italiano Amerigo Vespucci; Florença, 9 de março de 1454Sevilha, 22 de fevereiro de 1512) foi um mercador, navegador, geógrafo, cosmógrafo italiano e explorador de oceanos que viajou pelo, então, Novo Mundo, escrevendo sobre estas terras a ocidente da Europa. Como representante de armadores florentinos, o mercador e navegador Vespúcio encarregou-se em Sevilha do aprovisionamento de navios para a segunda e a terceira viagens de Cristóvão Colombo.
Supõe-se que tenha participado de incursões pelo Atlântico desde 1497. Em meados de 1499 passou ao largo da costa norte da América do Sul, acima do rio Orinoco, como integrante da expedição espanhola de Alonso de Ojeda, a caminho das Índias Ocidentais.

Índice

 [esconder

[editar] Dados biográficos

Diz dele o historiador britânico Hugh Thomas em «Rivers of Gold», 2003, traduzido em espanhol como «El Imperio español - De Colón a Magallanes», Planeta. 2006, página 377/378: «Os Vespucci eram uma das famílias florentinas mais importantes, donas de grande extensão de terra fora da cidade, em Peretola, povoado hoje destruído pela construção de um aeroporto internacional. Fizeram fortuna no comércio da seda. Tinham palácio em Florença, muito bem situado, a noroeste, perto da Porta del Prato então chamada Porto della Cana, distrito de Santa Lucia di Ognissanti. Diversos membros da família haviam ostentado cargos importantes, por muitas gerações, em Florença. (...) O jovem Vespúcio estudou sob a direção de seu tio Jorge (Giorgio), que lhe falou de Ptolomeu e de Aristóteles, e provavelmente conheceu Toscanelli, o geógrafo florentino e comerciante que se correspondia com o rei de Portugal e com Cristóvão Colombo. Vários Vespucci já haviam estado ligados ao mar (...). O jovem Américo começou sua carreira em Paris, como secretário particular de um primo, Guidantonio Vespucio, que exercia como embaixador de Florença na capital francesa, e que depois se dirigiu a Roma e Milão com o mesmo emprego. Posteriormente Guidantonio foi nomeado magistrado ou confaloniero chefe de Florença. Mas Américo começou a trabalhar para o novo ramo da família Medici que na ocasião dirigiam o jovem Lorenzo di Pier Francesco dei Medici, e seu irmão Giovanni (João). Viajou por causa do trabalho a distintas partes da Itália e visitou diversas vezes a Espanha, até se estabelecer em Sevilha no outono de 1492, quando Colombo já tinha partido em sua primeira viagem. Seguia trabalhando para os Medicis. No ano seguinte colaborou com Juanotto Berardi, seu «amigo especial», que ajudava os Medici desde 1489. Segundo um dos biógrafos de Américo Vespúcio, sua ambição havia sido alentada pelo que Colombo tentara, e segundo ele não conseguira, isto é, chegar à Índia pelo oeste. Daí sua participação na expedição de Alonso de Ojeda entre 1499 e 1500, daí ter aceitado o encargo de seguir o litoral do continente sul-americano, por ordem do rei de Portugal, entre maio de 1501 e o verão de 1502, quando percorreu o litoral brasileiro desde o que chamou Cabo de São Roque (onde esteve em 16 de agosto) e, além da Bahia e do Rio de Janeiro, até Cananéia (onde chegou em janeiro de 1502). Aquele seria, segundo ele, o ponto mais ocidental ao qual, em virtude do Tratado de Tordesilhas com a Espanha, poderiam aspirar os portugueses. E logo prosseguiu sua viagem rumo ao Rio da Prata. Agora preciso de uma conclusao

[editar] No Brasil

Em 13 de Maio de 1501, a serviço do rei D. Manuel I de Portugal, partiu de Lisboa na expedição de Gaspar de Lemos constituída por três naus, cujo objetivo era investigar as potencialidades económicas e explorar a recém descoberta costa do Brasil. Em Agosto avistaram terra firme e continuaram a percorrer a costa sul até entrar a 1 de Janeiro de 1502 na baía do Rio de Janeiro.
Outros historiadores dizem que em 1501 a armada era comandada por André Gonçalves, estando encarregada de explorar a costa brasileira. Saindo de Lisboa a 17 de agosto, alcançou o cabo de São Roque e provavelmente desceu o litoral até a Patagônia.

[editar] As falsificações e o nome "América"

Diz Hugh Thomas na obra acima citada, página 379: «Quando Vespúcio regressou do Brasil, declarou que o território frente ao qual havia navegado estendia-se demasiadamente para o sul para se tratar da Índia. De Lisboa escreveu a Pier Francesco dei Medici: ´Chegamos a uma nova terra que, por muitas razões que enumero a seguir, observamos tratar-se de um continente.´Estava seguro de ter descoberto um território completamente novo, não simplesmente um prolongamento para leste da Ásia. O que Colombo tinha descoberto era um continente que bloqueava o caminho para a Ásia pelo oeste, a menos que se descobrisse uma passagem que tornasse desnecessário rodeá-lo. A assombrosa observação se fez pela primeira vez em Lisboa, e a corte, os cartógrafos e os comerciantes da cidade, não tardaram em levá-la muito em conta. O excelente mapa portulano, que data de 1502, mostra o novo continente em duas partes não unidas.»
Vespúcio regressou a Sevilha. Seu amigo florentino, o empresário Bartolomeu Marchionni, escreveu que «tinha tido duro trabalho e recolhido escasso benefício». Posteriormente, se disse que Vespúcio escreveu então duas outras cartas: uma, intitulada Mundus Novus, dirigida a Lorenzo de Medicis, que foi publicada em janeiro de 1504. Trata-se de um cúmulo de inexatidões e falsas afirmações, dirigida a alguém que ele sabia ter morrido há algum tempo. Em setembro de 1504 foi publicada outra falsificação, uma carta supostamente endereçada a Piero Soderini, novo confaloniero de Florença, logo publicada como Quatuor Americi Vesputti Navigationes - em que a primeira e o quarta viagens são falsos...
Pormenor do mapa de Waldseemüller de 1507 onde pela primeira vez foi escrito o nome "América" para nomear o continente.
A carta está também, como a anterior, cheia de inexatidões, absurdos, erros gramaticais, embora tenha tido um destino extraordinário, presenteada em 1505 a René ou Renato II, duque de Lorena, o qual fez dela presente a um grupo de sábios conhecidos como Ginásio Vosgiano, em Saint-Dié, aldeia daquelas montanhas dos Vosges - entre os quais se contava Martin Waldseemüller. Este já tinha decidido publicar nova versão da Cosmografia de Ptolomeu: escreveu uma introdução, que intitulou Cosmographia Introductio, na qual inseriu as Navegationes de Vespúcio, traduzidas para o latim. Waldseemüller escreveu: «Na atualidade as partes da Terra, Europa, Ásia e África, já foram completamente exploradas, e outra parte foi descoberta por Amerigo Vespuccio, como se pode ver nos mapas adjuntos. E como a Europa e Ásia receberam nomes de mulher, não vejo razão pela qual não possamos chamar a esta parte Amerige, isto é, a terra de Amérigo, ou América, em honra do sábio que a descobriu.» E assim neste mapa o novo hemisfério situado do outro lado do mar Oceano foi chamado «América» por primeira vez.
A primeira viagem que teria realizado Vespúcio em 1497 jamais existiu , e Colombo descobriu efetivamente o continente sul-americano em sua terceira viagem, em 1498. Em outra edição da Cosmografia, de 1513, Waldseemüller concedia maior crédito a Colombo. Mas, apesar de tudo, o cartógrafo Mercator, em seu primeiro mapa mundi, o chamado «Orbis Imago» de 1538, deu também o nome de batismo de Américo ao continente setentrional, ou América do Norte. A fraude só se percebeu em 1879 e em 1926 Alberto Magnaghi, catedrático de Milão, demonstrou em um estudo a evidência...

[editar] De novo o relato de sua vida

Em 1503 Vespúcio retornou ao Brasil, desta vez comandando um navio da frota de Gonçalo Coelho, armada por cristãos-novos associados a Fernão de Noronha. Perdendo-se do resto da armada, carregou o navio de pau-brasil ao sul da baía de Todos os Santos e desembarcou em Lisboa em 18 de junho de 1504. Afirmou então haver estado em um novo mundo, ao qual chamaria Novus Orbis porque os antigos o desconheciam. Disse também, segundo o historiador Hugh Thomas, que desejava retornar e chegar ao oriente pelo sul, aproveitando-se dos ventos austrais. Mas nunca o fez.
Em 1505, em Sevilha, naturalizou-se espanhol. De 1508 até a morte, foi o piloto-mor da Casa de Contratação das Índias. Integrava, com Juan de la Cosa, Vicente Yáñez Pinzón e Juan Díaz de Solís, a comissão de conselheiros reais que se reuniu em Burgos em 1505 e decidiu fundar a Casa de Contratação, criando os cargos de piloto mor, geógrafo e cartógrafo. A nomeação de piloto-mor recaiu nele próprio que, como desejava o rei, deveria dividir seus conhecimentos com os pilotos espanhóis e convencê-los a usar métodos astronómicos para determinar a longitude quando no mar, em vez de estimativas vagas. Como tal, ninguém poderia pretender pilotar naves nem cobrar salário de piloto, nem patrão algum poderia aceitá-lo a bordo, até que fosse examinado por Vespúcio, que lhe expediria ou não um certificado de aprovação. O piloto-mor deveria portanto ser uma espécie de professor que dirigisse uma escola de capitães de barco em sua casa de Sevilha.
A popularidade trazida pelas narrativas de suas viagens converteu-o num dos autores mais vendidos à época. Como se viu acima, foi o cartógrafo Martin Waldseemüller quem primeiro nomeou o novo continente América, em sua homenagem.

[editar] Mundos Novos

Diz o autor de "Brasiliana da Biblioteca Nacional" em sua página 33: "É pela mão de Américo Vespúcio que as gentes brancas e nuas, bondosas e pacíficas, serão inicialmente apresentadas, pelos tipográficos europeus, aos curiosos de relatos fantásticos acontecidos nas Índias Ocidentais, mediante o primeiro texto impresso sobre o Brasil, "Mundus Novus", publicado em torno de 1503-1504, em que o autor nos relata, maravilhado:
E se no mundo existe algum paraíso terrestre, sem dúvida não deve estar muito longe destes lugares.
Morreu em 1512 e foi enterrado em hábito franciscano.

O Significado da Borboleta...

A borboleta possui diversos significados nas diferentes culturas. Mas está sempre associada aos processos de:
.
Mudança
Metamorfose
Transformação
Viagem
Libertação
Morte e Renascimento...
.
Ela está relacionada à Alma, ao Espírito, ao Sopro Vital – à individualidade que possuímos enquanto seres.
.
A borboleta nasce lagarta. Rasteja pelo chão e conhece o mundo sob esta perspectiva. Vive desta forma até que seja chamada pela Natureza e compelida a iniciar o processo em busca de si mesma e de seu estado final.
.
Envolve-se numa pupa, torna-se crisálida e fica alheia ao mundo, voltada para si mesma, sofrendo transformações físicas que a prontifiquem para o momento de saída do casulo e a nova vida a seguir.
.
Luta para sair do casulo. Suas asas, ainda enrugadas, não lhe permitem o vôo imediato. De repente aprende a voar e passa a ver o mundo sob uma nova perspectiva: enxerga o chão, onde outrora viveu, agora de cima. E aprende novamente a lidar com seu novo ambiente, já neste momento, apropriada do céu e da terra.
.
A trajetória de nossa vida pode ser comparada ao processo da borboleta. Nascemos com certas características, passamos por situações que nos propiciam aprendizado e lapidação do nosso estado e estamos sempre em busca de nos tornarmos melhores – voando em todas as direções com asas multicoloridas.
.
Mas esse processo não é tão uniforme assim. A metamorfose da borboleta possui início, meio e fim. A nossa parece cíclica, uma vez que passamos por várias situações em que sentimo-nos lagartas, tornamo-nos crisálidas e depois lindas e livres borboletas, donas de céus e terras.
.
Aprendemos a conhecer nossas potencialidades, buscamos adaptação ao nosso habitat, nos voltamos para nós mesmos, procuramos a reflexão, articulamos idéias, tomamos decisões, partimos para ações, conquistamos mudanças efetivas...
.
Estamos sempre em transformação. No cotidiano de nossas vidas, enquanto espíritos em aprendizado, enquanto seres humanos que buscam ser melhores, na situação de análise de uma vida inteira ou das fases que vêm e vão o tempo todo.
.
Estamos a cada instante nascendo e morrendo. Olhando para nós mesmos e nos transformando. Trilhando a caminhada da nossa existência com o compromisso de nos tornarmos melhores, livres, com imensas asas coloridas dominando a nós mesmos, céus e terras.

Mangueira e Tijuca são os destaques do 2º dia de desfiles no Rio

A Unidos da Tijuca surpreendeu, mais uma vez, com a comissão de frente. A comissão brincou com a sanfona, com malas no formato do instrumento, que se transformaram em tubos sanfonados dentro dos quais dançarinos faziam coreografias. Outro destaque foi a Mangueira, que inovou e emocionou com paradonas da bateria. A música não ecoava nas caixas de som da Sapucaí por quase três minutos.
Ouça a reportagem


Ex-chefe do FMI Strauss-Kahn é detido para investigação na França

O ex-diretor-gerente do FMI Dominique Strauss-Kahn foi detido para investigações no norte da França por cumplicidade com prostituição e ocultamento de abuso de bens sociais. Ele está num quartel da polícia para prestar depoimento. O inquérito revelou que uma rede forneceu mulheres para clientes de um hotel de luxo. Empresários e um comissário de polícia já foram presos.

21 de fev. de 2012

Filha de Whitney flagrada com droga

Jovem teria desaparecido logo após o funeral da cantora

Estados Unidos -  A filha da cantora Whitney Houston, Bobbi Kristina, 19 anos, teria sido encontrada usando drogas na manhã desta segunda-feira quase 24 horas depois do funeral da mãe, no último sábado. Ela desapareceu logo após o término da cerimônia.
Whitney e Bobbi: drama familiar | Foto: Reprodução
Whitney e Bobbi: drama familiar | Foto: Reprodução
"Todos ficaram desesperados e passaram a ligar para o celular de Bobbi Kristina”, contou um amigo da família que não quis ter a identidade revelada. “Foi tanta comoção após o funeral que ela simplesmente escapou. A senhora Cissy Houston — avó materna da menina — ficou fora de si”.
Segundo a fonte, Kristina teria ficado desequilibrada depois que seu pai, o músico Bobby Brown, deixou o funeral da cantora por ter sido obrigado a trocar de lugar três vezes. “É uma situação horrível para todos”, comentou um amigo da família. “Eles tentaram salvar Whitney, e não funcionou. Agora, com Bobbi Kristina, eles temem que a menina tenha o mesmo destino e que não seja capaz de parar também”.
A família de Whitney Houston negou que a jovem estivesse se drogando e disse que ela precisava “de um tempo sozinha”. O porta-voz declarou que “houve uma certa confusão sobre o paradeiro de Bobbi, por um curto período de tempo, mas ela está bem”.

Microsoft vai lançar prévia do novo Windows para consumidores

O novo sistema operacional Windows 8, da Microsoft, terá uma versão prévia, que poderá ser instalada gratuitamente pelos consumidores. A novidade será anunciada durante o evento de telecomunicações Mobile World Congress, que ocorre em Barcelona, no dia 29 deste mês. Com interface inspirada no Windows Phone, sistema móvel da empresa, o Windows 8 será adotado tanto em laptops e computadores tradicionais quanto em tablets. O período de testes do sistema ainda tem prazo indefinido.
Acesse o link


Pessoas têm cada vez mais medo de ficar sem celular, diz pesquisa

O pânico de ficar sem o celular é cada vez maior, especialmente para usuários que já nasceram na era da mobilidade. Segundo uma pesquisa feita com mil britânicos pela OnePoll, 66% dos entrevistados ficariam extremamente ansiosos caso não pudessem se comunicar usando meios eletrônicos portáteis, contra um índice de 53% há quatro anos. Esse medo ou angústia ficou conhecido, em 2008, como nomofobia (do inglês "nomophobia", uma abreviação para "No-Mobile-Phone Phobia"). Entre os jovens de 18 a 24 anos, 77% sofrem deste mal.
Acesse o link


Novo sistema da Apple se assemelha aos portáteis iPhone e iPad

Batizado de "Mountain Lion", o novo sistema operacional Mac OS X, da Apple, para computadores e notebooks, já está disponível para download para desenvolvedores e deve chegar ao consumidor no final de julho. O conjunto de aplicativos da versão 10.8 do Mac OS X mostra ainda mais semelhança com o sistema iOS dos dispositivos móveis iPhone e iPad, como os recursos Reminders (lembretes), Notes (anotações), Messages (mensagens) e Game Center (central de jogos).
Acesse o link


Brasil tem três cidades entre os dez maiores alvos de ataques virtuais

São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre estão entre as dez cidades da América Latina com maiores riscos de ataques virtuais, de acordo com um estudo divulgado pela empresa de segurança Symantec. A capital paulistana é a quarta cidade onde os usuários de dispositivos de acesso à internet fixos e móveis estão mais suscetíveis a ataques. O Rio de Janeiro está na quinta posição e Porto Alegre, na sétima. O ranking é liderado pela capital argentina Buenos Aires, seguida por San Juan, em Porto Rico, e Bogotá, na Colômbia.
Acesse o link


Saiba quando é preciso ligar o PC em um estabilizador

Muitos consumidores têm dúvidas sobre a necessidade de ligar o PC em um estabilizador de tensão e se o seu uso pode danificar componentes do computador. O estabilizador procura minimizar os efeitos das oscilações que ocorrem na rede elétrica e que podem variar de acordo com sua localidade. Quem mora numa região em que o abastecimento é mais estável, tem instalações de boa qualidade na residência, está menos sujeito a riscos. Saiba em que circunstâncias o uso do estabilizador é imprescindível e como escolher o equipamento adequado.
Acesse o link

Tiroteio perto da Marquês de Sapucaí mata um e fere quatro

Uma pessoa morreu e quatro ficaram feridas num tiroteio no Morro de São Carlos, na Zona Norte do Rio, entre traficantes e policiais da Unidade de Polícia Pacificadora que ocupam a comunidade desde fevereiro do ano passado. Após o confronto, um veículo da Polícia Militar foi incendiado. O Bope e o Batalhão de Choque reforçam o policiamento no local, que fica a cerca de 700 metros do Sambódromo.
Ouça a reportagem


Vila, Beija-flor e Portela se destacam no 1º dia de desfiles no Rio

A Vila Isabel foi saudada pelos gritos de "é campeã". A agremiação trouxe um enredo sobre Angola. A bateria fez uma paradinha no ritmo do kuduro. Campeã do ano passado, a Beija-Flor de Nilópolis mostrou que é novamente candidata ao título. A escola apresentou um enredo sobre o Maranhão. Já a Portela mostrou recuperação e emocionou os foliões com o enredo sobre as festas populares da Bahia.
Ouça a reportagem


Acompanhe a cobertura do carnaval na nossa página especial!

Você confere tudo sobre a festa nas principais capitais, como Rio, São Paulo e Salvador. Programação de blocos de rua, dicas para não se perder com interdições no trânsito, entrevistas, fotos e reportagens especiais estão lá. Acesse!

O TEMPO E A TEMPERATURA: Tempo nublado no Sudeste nesta terça-feira

O TEMPO E A TEMPERATURA: Tempo nublado no Sudeste nesta terça-feira

19 de fev. de 2012

Tecnologias eletrizantes a bordo do primeiro carro de corrida elétrico

Tecnologias eletrizantes a bordo do primeiro carro de corrida elétrico: O que mais chama a atenção é a bateria estrutural, construída no interior de algumas das peças de fibra de carbono que compõem a carroceria do carro.

Tecnologias emergentes para o século 21

Tecnologias emergentes para o século 21

Grandes robôs fazem origami para construir pequenos robôs

Grandes robôs fazem origami para construir pequenos robôs: Grandes robôs agora poderão fabricar pequenos robôs, usando uma técnica inspirada nos livros infantis.

Biochip implantável libera medicamentos automaticamente

Biochip implantável libera medicamentos automaticamente: O primeiro teste em humanos do biochip implantável e controlado remotamente foi realizado com sucesso na Dinamarca.

Nanorrobôs de DNA dão primeiros passos rumo à luz

Nanorrobôs de DNA dão primeiros passos rumo à luz: Quando se trata de aplicações práticas, os nanorrobôs de DNA parecem estar se saindo melhor do que seus parentes metálicos e inorgânicos maiores.

Robôs de papel têm toque suave, mas muita força

Robôs de papel têm toque suave, mas muita força: Os pesquisadores querem criar robôs bem mais próximos à maciez dos seres vivos do que seus equivalentes metálicos.

Suíça apresenta projeto de satélite para limpar lixo espacial

Suíça apresenta projeto de satélite para limpar lixo espacial

Casa anfíbia de madeira à prova de enchentes

Casa anfíbia de madeira à prova de enchentes: A casa será apoiada em fundações fixas, mas, em caso de uma inundação, a construção inteira se erguerá e flutuará sobre a água.

Seus batimentos cardíacos poderão proteger seus dados

Seus batimentos cardíacos poderão proteger seus dados: Cientistas demonstraram um novo sistema que usa o padrão único do ritmo cardíaco de uma pessoa como chave para a criptografia de um disco rígido.

Tecnologias eletrizantes a bordo do primeiro carro de corrida elétrico

Tecnologias eletrizantes a bordo do primeiro carro de corrida elétrico: O que mais chama a atenção é a bateria estrutural, construída no interior de algumas das peças de fibra de carbono que compõem a carroceria do carro.
O carnaval é uma festa que se originou na Grécia em meados dos anos 600 a 520 a.C.. Através dessa festa os gregos realizavam seus cultos em agradecimento aos deuses pela fertilidade do solo e pela produção. Posteriormente, os gregos e romanos inseriram bebidas e práticas sexuais na festa, tornando-a intolerável aos olhos da Igreja. Com o passar do tempo, o carnaval passou a ser uma comemoração adotada pela Igreja Católica, o que ocorreu de fato em 590 d.C. Até então, o carnaval era uma festa condenada pela Igreja por suas realizações em canto e dança, que aos olhos cristãos eram atos pecaminosos.
A partir da adoção do carnaval por parte da Igreja, a festa passou a ser comemorada através de cultos oficiais, o que bania os “atos pecaminosos”. Tal modificação foi fortemente espantosa aos olhos do povo, já que fugia das reais origens da festa, como o festejo pela alegria e pelas conquistas.

Em 1545, durante o Concílio de Trento, o carnaval voltou a ser uma festa popular. Em aproximadamente 1723, o carnaval chegou ao Brasil sob influência europeia. Ocorria através de desfiles de pessoas fantasiadas e mascaradas. Somente no século XIX que os blocos carnavalescos surgiram com carros decorados e pessoas fantasiadas de forma semelhante à de hoje.

A festa foi grandemente adotada pela população brasileira, o que tornou o carnaval uma das maiores comemorações do país. As famosas marchinhas carnavalescas foram acrescentadas, assim a festa cresceu em quantidade de participantes e em qualidade.
Por Gabriela Cabral
Equipe Brasil Escola

Taxa de desemprego fica em 5,5% em janeiro, segundo IBGE

A taxa de desemprego de janeiro foi de 5,5%, a menor para o mês desde 2003, segundo o IBGE. Em relação a dezembro, houve alta de 0,8 ponto percentual. O número de pessoas desocupadas chegou a 1,3 milhão, volume que representa crescimento de 15,9% entre os meses comparados.
Ouça a reportagem


Cerca de 500 mil veículos devem deixar SP pela Anchieta-Imigrantes

A Operação Descida foi implantada às 13 horas desta sexta-feira. As duas pistas da Anchieta e nova via da Imigrantes funcionam apenas no sentido litoral. Já a partir das 17h de segunda-feira até 21h de quarta, a Ecovias manterá as duas pistas da Imigrantes e a pista norte da Anchieta funcionando no sentido capital.
Ouça a reportagem


Acompanhe a cobertura do carnaval na nossa página especial!

Você confere tudo sobre a festa nas principais capitais, como Rio, São Paulo e Salvador. Programação de blocos de rua, dicas para não se perder com interdições no trânsito, entrevistas, fotos e reportagens especiais estão lá. Acesse!

Filme estrelado por Whitney Houston em 1995 vai ganhar sequência

Executivos do estúdio Fox revelaram que desde 2010 desenvolvem o projeto "Getting to Happy", adaptação para o cinema do romance homônimo escrito por Terry McMillan. Trata-se de uma sequência de "Falando de Amor", do mesmo autor, e levado aos cinemas em 1995 com a participação de Whitney Houston, encontrada morta essa semana. "Getting to Happy" estava na gaveta, mas agora com a morte de Whitney o estúdio se apressou em dizer que todos os planos de filmagem não serão cancelados. Elizabeth Gabler, presidente da Fox 2000 Pictures, disse ao site "Vulture" que "é quase em sua homenagem que pensamos em seguir adiante". De acordo com o estúdio, a ideia é começar a rodar a sequência ainda este ano. Forrest Whitaker, que assinou a direção de "Falando de Amor", voltará à cadeira de diretor com uma nova equipe de roteiristas. Outro estúdio que também promete mais Whitney Houston nas telas é a Sony, que pretende lançar em agosto o último filme estrelado pela cantora, "Sparkle", em que Whitney interpreta a mãe de três cantoras numa história inspirada em parte no grupo The Supremes.

Oprah Winfrey providencia sua volta ao cinema

Considerada a mais popular apresentadora da televisão americana, Oprah Winfrey pretende atuar novamente, coisa que não faz desde "Bem-Amada", de 1998. Mas Oprah já tem experiência no ofício e exibe no currículo sua bela interpretação no filme "A Cor Púrpura" (1985), o que lhe valeu inclusive uma indicação para o Oscar como atriz coadjuvante. Segundo informou o Hollywood Reporter, Oprah foi convidada para atuar no longa "The Butler", que terá a direção de Lee Daniels (o mesmo de "Preciosa - Uma História de Esperança", filme aliás produzido por Oprah). "The Butler" pretende contar a história de Eugene Allen, um mordomo negro que trabalhou na casa Branca entre 1952 e 1986. O papel de esposa de Allen está reservado a Oprah, enquanto o elenco principal deve reunir nomes como Mila Kunis como Jackie Kennedy, John Cusack como Nixon e ainda Hugh Jackman (sem personagem definido). Já para o papel do mordomo, o cineasta Lee Daniels quer David Oyelowo, que recentemente atuou em "Red Tails".

Próximo "Tintim" terá Jackson na direção e Spilberg produzindo

Foi um acordo entre amigos. Steven Spielberg dirigiu "As Aventuras de Tintim: O Segredo do Licorne" e Peter Jackson produziu. O próximo capítulo da saga agora terá Jackson como diretor e Spielberg produzindo. Foi o que revelou o próprio Spielberg em entrevista ao site Total Film, que já elabora os planos para mais uma adaptação do personagem Tintim, baseado nos quadrinhos de Hergé. Na verdade foi só uma confirmação, uma vez que meses atrás o ator Jamie Bell, que fez a captura de movimentos para Tintim, já havia declarado que o roteiro estava sendo escrito e que as filmagens começariam assim que Peter Jackson terminasse "O Hobbit". Sobre a história no novo episódio da franquia (que se pretende uma trilogia), Spielberg disse que nada está definido ainda, mas que gostaria de adaptar "O Caso Girassol". O cineasta revelou ainda que essa história está sendo trabalhada e um roteirista já prepara o material.

Guillermo del Toro fará "A Bela e a Fera" em live action

Tão logo a animação da Disney "A Bela e a Fera" foi relançada nos cinemas numa versão 3D, o cineasta mexicano Guillermo del Toro ("O Labirinto do Fauno") confirmou que está trabalhando na adaptação do clássico, mas agora em live action - ou seja, com atores de carne e osso. Segundo del Toro, a Bela deverá ser interpretada por Emma Watson, conhecida pela personagem Hermione da saga "Harry Potter". Inicialmente, del Toro pensou em apenas produzir a adaptação, mas voltou atrás na decisão e preferiu ele mesmo dirigir. Nesse momento o cineasta faz um rascunho da história que pretende contar, para só então deixar o material nas mãos do roteirista - que será Andrew Davies ("O Diário de Bridget Jones"). A produção ficará sob a responsabilidade de Denise Di Novi ("Amor a Toda Prova"). Antes de "A Bela e a Fera", no entanto, Del Toro lança sua ficção com monstros "Pacific Rim", previsto para chegar aos cinemas em 10 de maio de 2013.

Vince Vaughn volta ao drama com "Lucky Strike"

Tony Scott está longe das telas desde 2010, quando lançou o drama de ação "Incontrolável", mas já trabalha a todo vapor em seu próximo projeto. Scott vai dirigir o suspense "Lucky Strike", cujas filmagens devem acontecer no terceiro trimestre desse ano. Para o papel principal foi escolhido o ator Vince Vaughn, que após se arriscar em trabalhos, digamos, mais sérios como "Psicose" (1998) e "Inimigo em Casa" (2001), passou uma longa temporada estrelando comédias despretensiosas como "Penetras Bons de Bico" (2005). Vaughn agora tem nova chance de mostrar suas habilidades dramáticas. A história é sobre um agente federal da divisão de narcotráfico que se vê obrigado a se aliar com um traficante (Vaughn) para derrubar um cartel internacional. Produzido pela 20th Century Fox, o projeto deverá custar US$ 80 milhões e ainda não tem previsão de lançamento.

PALAVRA DO DIA
Aulete Digital – Palavra do dia: A palavra é sua! -Nossa Página no Facebook
Tema da semana: O que diz o dicionário analógico
  
Justiça
Justiça é uma situação em que cada um recebe o que lhe cabe, como resultado de seus atos ou de acordo com os princípios e a lei da sociedade em que vive. No dicionário analógico, está associada a ‘conformidade com o direito’, ‘conjunto de leis ou preceitos reguladores das relações sociais’, ‘equidade’, ‘razão’, ‘lógica’, ‘bom-senso’, ‘imparcialidade’, ‘neutralidade’, ‘isonomia’, ‘sentimento de retidão’. Entre as frases relacionadas a ‘justiça’ estão ’dar a César o que é de César’, ‘falar com isenção de ânimo’ e ‘fazer justiça’.
>>Definição do iDicionário Aulete:
 
 (jus.ti.ça)
sf.
  1  Situação em que cada um recebe o que lhe cabe, como resultado de seus atos ou de acordo com os princípios e a lei da sociedade em que vive [ Antôn.: injustiça.]
  2  Capacidade ou virtude de ser imparcial ao julgar e de ser conforme à lei e à ética; ISENÇÃO. [ Antôn.: injustiça.]
  3  Funcionamento harmonioso de uma sociedade, com direitos e deveres iguais para todos os cidadãos; EQUIDADE. [ Antôn.: injustiça.]
  4  Conjunto de instituições e profissionais responsáveis pela aplicação das leis de uma sociedade.
  5  O poder judiciário [Inicial maiúsc.]
  6  O exercício desse poder
  7  Cada jurisdição encarregada de exercer esse poder (Justiça Militar); ALÇADA; FORO; INSTÂNCIA.
  8  Reconhecimento do valor de alguém ou de algo: O tempo é que irá fazer-lhe justiça.
 [F.: Do lat. justitia,ae. Hom./Par.: justiça (fl. de justiçar)]
Justiça do trabalho  
1   Jur.  Conjunto das instituições judiciárias (no Brasil, de âmbito federal) responsáveis pela resolução de controvérsias nas relações de trabalho entre patrões e empregados - seja quanto à realização do trabalho e à garantia de condições para este, seja quanto a remuneração, etc. 
Fazer justiça pelas próprias mãos  
1  Assumir alguém, pessoalmente e à sua discrição, a punição de crime cujo julgamento e sentença caberiam à Justiça.