Ouça a Rádio Acesa FM ou click no icone!

Rádio Acesa Ao vivo

31 de mai. de 2012

Romanos 13:8 - A ninguém devais coisa alguma, a não ser o amor com que vos ameis uns aos outros; porque quem ama aos outros cumpriu a lei.

À primeira vista, parece que o texto bíblico misturou as coisas. Afinal, qual a relação entre dívida financeira e ajuda mútua? Paulo, entranto, é enfático, quando escreve: "A ninguém devais coisa alguma, a não ser o amor recíproco..." (Romanos 13:8).

A história das civilizações ensina claramente uma coisa: comunidades que não praticaram ajuda mútua se autodestruíram. O endividamento material dos membros de uma sociedade produz a insolvência e abre as portas para várias formas de desestruturação quando todos querem possuir e quase ninguém pensa em honrar compromissos, os contratos sociais perdem seu poder agregador. Consumismo sem poupança é receita certa para a recessão.

Por que a Bíblia descreve o "amor recíproco" como um mandamento, como uma "dívida"? Porque a natureza essencial do amor é a postura da doação. Em mais de um contexto Cristo Jesus associa a atividade de amar com o cumprimento dos desígnios divinos. "Se Me amardes, obedecereis os meus mandamentos". "E o Meu mandamento é que vos ameis uns aos outros"... "como Eu vos amei.". O amor recíproco garante a estabilidade das comunidades, tanto quanto o egocentrismo garante a dissolução das instituições humanas. Dizer que o amor recíproco deve depender da "boa vontade" de cada indivíduo é quase tão grave quanto propor uma política financeira pública que dependa da veneta dos contribuintes. Amar é a grande dívida que assumimos com o Senhor. Ele nos "amou quando éramos ainda pecadores". Por isso, diz a Bíblia, "o amor de Cristo nos constrange" e deve sempre nos constranger a compartilhar com o próximo o instrumento divino que nos capacita a sermos "filhos de Deus".

Diário do Vale: Funcionários da Delta paralisam a obra da Rodovia do Contorno

Diário do Vale: Funcionários da Delta paralisam a obra da Rodovia do Contorno

Trabalho

31/05 - 08:33
A Comissão de Trabalho da Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira, o projeto de lei do Senado que regulamenta a profissão de diarista. No texto aprovado, diarista seria o trabalhador que presta serviço no máximo uma vez por semana, para o mesmo contratante, em ambiente residencial e, sem vínculo empregatício. A proposta segue para votação conclusiva na Comissão de Constituição e Justiça.
Paula de Castro (vivo)

Rio+20

31/05 - 08:07
A economia verde será tema de discussão na Rio+20, Conferência sobre Desenvolvimento Sustentável que acontecerá em junho deste ano, no Rio de Janeiro. A economia verde é um novo modelo de pensar o crescimento econômico respeitando a natureza que é defendido por vários especialistas. Mas há também aqueles que acreditam que esse modelo não modifica a estrutura básica da economia capitalista, uma vez que transformaria bens comuns, como a água e as florestas, em mercadorias.
Confira a cobertura completa da EBC sobre a Rio+20: www.rio20.ebc.com.br

História Hoje

31/05 - 07:16
O município foi emancipado de Barbacena por um magistrado de fora, nomeado pela coroa portuguesa e, passou a se chamar Sesmaria do Juiz de Fora. Depois do desbravamento e com a construção de estradas de ligação com o Rio de Janeiro, veio a instalação e a forte presença de indústrias na região, tornando-o o mais importante município mineiro.
Apresentação Lúcio Haeser

30 de mai. de 2012

Geólogo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
O Geólogo, Pintura do século XIX por Carl Spitzweg.
Um geólogo é o profissional de nível superior diplomado em Geologia ou Engenharia Geológica. Os geólogos estudam a estrutura e os processos que formaram a Terra, sua evolução ao longo do tempo e os aspectos práticos da aplicação desses conhecimentos para o bem comum. Tão logo termine a graduação, o geólogo deve ter seu diploma registrado no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA), para exercer a profissional legalmente.
Durante o curso de graduação as matérias típicas abordadas incluem a Geografia, Química, Física, Matemática, e Biologia, além das aulas oferecidas pelo departamento de geologia; como Geologia Geral, Paleontologia (estudo de fósseis), Vulcanologia (estudo dos vulcões), Hidrogeologia (estudo dos recursos hídricos), Petrologia (estudo de rochas) e Mineralogia (estudo de minerais), Geoquímica (estudo da distribuição dos elementos nos planetas), Geofísica, Geologia Estrutural (estudo das formas e deformações das rochas e sua origem), ] e Tectônica(estudo das estruturas das rochas e sua origem em escala regional ou global), Estratigrafia,(estudo do empilhamento das rochas e idades relativas),Geomorfologia (estudo das formas do relevo terrestre e evolução das paisagens), entre outras.
Os geólogos também aprendem técnicas de cartografia geológica, topografia e comumente utilizam bases topográficas GPS (Global Positioning System ou em português Sistema de Posicionamento Global), imagens de satélites, fotografias aéreas e outras técnicas de mapeamento. Matérias de Geologia também são muito relevantes para estudantes de Geografia, Engenharia, Química, Ecologia, Biologia Planejamento Urbano, Arqueologia, Meio Ambiente,Estudos Forenses e Perícia Policial, Medicina, Agronomia e outras áreas.
Geólogos profissionais trabalham para uma grande variedade de agências governamentais, empresas privadas e instituições acadêmicas e sem fins lucrativos. Governos contratam geólogos para ajudar no planejamento e avaliação de escavações, áreas de construção, projetos de recuperação ambiental, preparação para desastres naturais assim como estudo de recursos naturais. Engenheiros geológicos (um geólogo treinado, com experiência e certificação no campo da engenharia geológica) é requisitado para investigar desafios e restrições de natureza geológica que se apresentam durante os processos de planejamento, projeto e construção de obras de engenharia públicas e privadas, perícia forense, análise de impacto ambiental e outros. Companhias de petróleo, mineração e preparação de terrenos em larga escala contam com as habilidades de geólogos e engenheiros geólogos para localizar petróleo e minerais, adaptar-se a características locais como karst deposits ou de risco de terremotos, vulcões, deslizamentos, desmoronamentos e adequar-se a regulamentações ambientais. Geólogos na academia normalmente alcançam elevado grau de formação em campos especializados dentro da disciplina.
Geólogos fazem também, estudos de locação de poços de águas subterrâneas e outras recursos hídricos e auxiliar proprietários poços de recursos hídricos, a entrar com o pedido de OUTORGA junto às autoridades competentes do poder público que realizam a fiscalização e gerenciamento dos recursos hídricos.

Correndo Atrás

Há alguns anos atrás, o significado de dar uma olhada nas noticias era comprar um jornal na loja da esquina e lê-lo enquanto se tomava o pequeno almoço. Mas as coisas mudam ao decorrer do tempo, e as pessoas quase nem compram mais os jornais. Em vez disso, todas as noticias que você quer agora estão disponíveis ao clicar de um botão quando se senta em frente ao seu computador. A diferença é que você não tem só acesso a um jornal, mas a milhões de páginas com um infinito de informação.
E de repente você nem tem mais horas suficientes num dia pra peneirar tanta informação que lhe interessa. Você até corre o risco de sacrificar tempo precioso que era outrora usado para coisas importantes na sua vida. Quando você menos espera, você fica para trás com os seus afazeres.
Devemo-nos lembrar que existem coisas na vida que não farão diferença alguma, se investimos tempo nelas ou não. Existem contudo pessoas, projetos, e outras coisas significantes que necessitam do seu tempo e atenção. Coisas que irão desmoronar se você escolher pô-las na lista de espera para dar tempo a informações fúteis.
Tudo tem a sua ocasião própria, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu:” Eclesiastes 3 Este versículo não e para nos dizer que temos tempo para fazer tudo o que queremos. Em vez disso é suposto mostrar-nos que o nosso tempo deve ser investido nas coisas que nos fazem crescer e nos aproximar das pessoas que realmente importam, sobretudo de Deus.
O que será que você poderia cortar da sua rotina diária que realmente não faria diferença na sua felicidade? Na verdade, o que é que você poderia reduzir do seu dia a dia que lhe poderia dar mais tempo para fazer o que interessa? Se você sabe o que isto é - vá em frente e faça-o!

Deus é consigo.


O Time Espiritual da Pérola Matinal

Aulete Digital – Palavra do dia: A palavra é sua!
Tema da semana: Expressões do nosso dia a dia.

Jogo de cintura
Ter jogo de cintura é ter a capacidade de se adaptar às situações, muitas vezes adversas do dia a dia. A origem da expressão está relacionada ao pugilismo. Jogo de cintura é a facilidade de se esquivar com o tronco, para ter uma movimentação maior durante a luta. Outra situação na qual se usa bastante essa expressão é nas brincadeiras infantis como o bambolê.
>>Definição do iDicionário Aulete:

 (jo.go)  [ô] 
sm.
  1  Lud.  Recreação individual ou em grupo (jogos infantis; jogo de palavras cruzadas, jogos de computador).
  2  Esp. Lud.  Atividade mental ou física, regida por regras, que envolve alguma forma de competição ou de aposta e da qual resulta ganho ou perda (jogo de xadrez, jogo de bola, jogo de tênis).
  3  Lud.  O material (tabuleiro, peças etc.) que se usa numa dessas competições: Ganhou um jogo de damas.
  4  Lud.  Conjunto de peças ou cartas recebidas no jogo por um jogador: Não deixe ninguém ver seu jogo!
  5  Lud.  Combinação de números ou elementos variáveis em que se aposta, em sistema de sorteios ou de previsão de resultados; o registro e comprovante da aposta: Já fiz meu jogo na loteria esportiva.: Aqui está meu jogo, pode conferir.
  6  Lud.  Jogo de azar: Perdeu uma fortuna no jogo.
  Lud.  O vício do jogo (5): O jogo ainda vai arruiná-lo.
  8  Esp.  Combate, luta (jogo da capoeira)
  9  Esp.  Maneira de um jogador exercer sua atividade: Mantém o mesmo jogo rápido da juventude.
10  Fig.  Inconstância, capricho (jogo da vida)
11  Fig.  Manipulação ou trapaça para alcançar um objetivo: Não caiu no jogo do adversário.
12  Série de coisas que formam um conjunto (jogo de talheres)
13  Emec. Mec.  Conjunto de peças articuladas, esp. em um maquinismo (jogo da suspensão).
14  Emec. Mec.  Mecanismo de direção de um veículo
15  Movimento para os lados; BALANÇO: O jogo do barco deixou-me enjoado.
16  Teat.  Composição dramática da Idade Média, esp. na Alemanha, França e Espanha, de breves diálogos, cenas ou recitações e representações de trovadores e jograis em praça pública

 [Pl.: ó.]
 [F.:Do lat. jocus,i 'gracejo'. Hom./Par.: jogo (fl. de jogar). Ideia de 'jogo': lud(i)- e suf. -lúdio. jogo do bicho. Os bichos que representam as 100 dezenas nas quais se aposta no jogo do bicho são: avestruz, água, burro, borboleta, cachorro, cabra, carneiro, camelo, cobra, coelho, cavalo, elefante, galo, gato, jacaré, leão, macaco, porco, pavão, peru, touro, tigre, urso, veado, vaca.]
Abrir o jogo   1  Iniciar um jogo ou partida, realizando o primeiro lance ou jogada. Us. em jogos de tabuleiro, etc.] 
2  Em certos jogos de cartas (p.ex., o pôquer), mostrar as cartas aos demais participantes; pôr as cartas na mesa. 
3   Fig.  Tornar claro ou evidente algo que era ocultado ou mantido em segredo. 
4   Fig.  Falar com sinceridade, de modo franco, aberto. 
5   Bras.  Desfazer a aposta. 
6  No futebol, passar a bola para jogador próximo à lateral, quando há muitos jogadores na parte central do campo. 

Amarrar o jogo   1   Esp.  Reter a bola, ou cometer infrações, para manter o resultado de partida enquanto o tempo vai passando. 
Cantar o jogo   1  Passar informação sobre a jogada adequada a ser feita (esp. em jogo de cartas). 
2   P.ext.  Prever o desenvolvimento de uma situação, o que vai ocorrer etc. 

Entrar no jogo   1  Começar a participar de um jogo, ou aceitar participar. 
2   Fig.  Aderir a uma trama, atividade etc., ou aceitar participar nelas. 

Entregar o jogo   1  Desistir de tentar ganhar um jogo, deixar de esforçar-se num jogo. 
2   Fig.  Desistir de algo, deixar de empenhar-se. 

Esconder o jogo   1   Bras.   Gír.  Ocultar as verdadeiras intenções de um comportamento, de uma atitude, etc. 
Estar em jogo   1  Estar em causa ou em perigo, estar por ser decidido: O que está em jogo com este projeto é o futuro da companhia. 
Fazer o jogo de   1  Atuar de modo a beneficiar (conscientemente ou não) as intenções de (alguém): Ao aceitar a mudança das regras, ele acabou fazendo o jogo do adversário. 
Fora de jogo   1   Esp.  Situação da bola de jogo que ultrapassa uma das quatro linhas do campo. 
2   Fut.  Situação de jogador que recebe passe no ataque, quando no momento do passe está no campo adversário, à frente do jogador que dá o passe e sem ter ao menos dois jogadores adversários entre a linha de fundo e a linha imaginária, paralela àquela, que passa pelo ponto em que ele está no momento do passe; impedido. 

Jogo americano   1   Bras.  Conjunto de pequenas peças de mesa (de pano, plástico ou outro material) sobre as quais cada comensal tem, individualmente, seu prato, seus talheres, copos, guardanapos etc. 
Jogo cênico   1   Teat.  Aproveitamento e coordenação dos diversos elementos que compõem uma representação teatral e determinam seu efeito sobre os espectadores. 
Jogo da pela   1   Ant.  Antigo jogo, no qual uma bola (a pela) era lançada de um lado para o outro, com a mão ou com raquete, bastão, pandeiro, etc. Tb. apenas pela.] 
Jogo das escondidas   1  Esconde-esconde. 
Jogo da verdade   1  Jogo de salão no qual cada participante se compromete a responder com sinceridade a qualquer pergunta que lhe for feita. 
Jogo de água(s)   1  Efeito decorativo obtido com jorros de água, ou esguichos, verticais que se movimentam, iluminados por luzes que mudam de cores. 
Jogo de azar   1  Jogo (como dados, roleta, certos jogos de cartas) em que ganhar ou perder depende mais da sorte (ou ao azar) do que do talento ou qualidade do jogador. 
Jogo de botão   1  Futebol de botão. 
Jogo de cama   1  Conjunto de peças (lençóis, fronhas) para forrar colchão na cama, travesseiros etc. 
Jogo de cena  
1   Teat.  Ver Jogo cênico. 
2  Comportamento teatral, simulado: A discussão entre os dois era na verdade um jogo de cena para impressionar os jornalistas. 

Jogo de cintura   1   Bras.   Pop.   Esp. Fut.  Flexibilidade corporal, agilidade e destreza com que, com movimentos de corpo, jogador engana adversário, rouba a bola ou a controla etc 
2   Fig.  Flexibilidade no comportamento, facilidade de se adaptar a situações diferentes mudando de ideia, atitude etc. 

Jogo de corpo   1   Esp.  Movimento ágil do corpo para enganar adversário; drible de corpo. 
Jogo de empurra   1  Situação em que, sucessivamente, vai se passando a outrem tarefa ou responsabilidade. 
Jogo de fios   1  Jogo no qual se estende e manipula uma argola de fio ou barbante entre os dedos das mãos (e eventualmente dos pés) formando figuras; cama de gato. 
Jogo de mímica   1  Jogo de salão no qual uma pessoa, recorrendo apenas a gestos, tenta transmitir a outras o significado de uma palavra previamente escolhida. 
Jogo de palavras  
1  Combinação engenhosa de palavras de modo a criar, pela semelhança fonética com outras, ou pela ambiguidade de seu sentido, um significado inesperado e às vezes divertido. Ex.: Depois de fundar a empresa, ele afundou a empresa.] 

Jogo de palitinhos   1   Bras.  Porrinha. 
Jogo de salão   1  Jogo ou passatempo adequado a reuniões sociais, com o único objetivo de recrear e divertir, como adivinhações, mímica, berlinda etc. 
Jogo do bicho   1   Bras.  Jogo de sorteio, não oficial, no qual se aposta em dezenas a serem sorteadas no sorteio da loteria oficial (de 0000 a 9999), sendo as 100 dezenas possíveis divididas em 25 grupos de 4 dezenas cada um, cada grupo correspondendo a um animal. Assim o grupo 1 (avestruz) vai de 01 a 04, o grupo 2 (águia) de 05 a 08, etc. Tb. apenas bicho.] 
Jogo do osso   1   RS  Tava (2). 
Jogo dramático   1   Teat.  Ver Jogo cênico. 
Jogo duplo   1   Fig.  Ação de atuar simultaneamente em apoio a dois adversários, ocultando o fato de ambos. 
Jogo eletrônico   1  (Qualquer jogo em que um ou mais jogadores manejam, de modo interativo, algum tipo de) aparelho que tem circuitos eletrônicos programados, memória e, ger., uma tela com figuras que vão sendo modificadas conforme as ações ou o desempenho de quem joga. 
Jogo limpo   1  Jogo, negociação, disputa, entendimento etc. em que prevalece a lealdade e se respeitam as regras. 
2   Fig.  Aceitação serena de resultado ou situação adversos. 

Jogos de prendas  
1  Jogos em que o jogador que não cumprir bem uma tarefa que lhe é confiada deve entregar uma prenda, e esta só lhe será devolvida depois que cumprir determinada pena. 

Jogos equírios   1  Corridas de cavalo na Roma antiga, em homenagem a Marte. 
Jogos florais   1  Na Roma antiga, jogos em homenagem a Flora, deusa das flores e dos jardins. Tb. apenas florais.] 
Jogos malabares   1  Jogos e exercícios de destreza e agilidade, como saltos, manutenção de equilíbrio, habilidade em manipular no ar vários objetos simultaneamente etc; malabarismo. 
Jogos olímpicos   1  Na Grécia antiga, jogos esportivos realizados de quatro em quatro anos, em homenagem a Zeus. 
2  Competições em inúmeras modalidades esportivas realizadas de quatro em quatro anos em cidade previamente escolhida, com a participação da maioria dos países do mundo; olimpíadas. É a mais importante e prestigiada competição esportiva do mundo.] 

Jogo sujo   1  Jogo, negociação, disputa, entendimento etc. em que não prevalece a lealdade e não se respeitam as regras. 
Ter jogo de cintura   1   Fig.  Ter habilidade, capacidade de improviso, etc. para livrar-se de problemas, para contornar dificuldades. 
2   P.ext.  Não ser rígido ou estrito demais, ao agir ou ao seguir certas regras ou princípios, adaptando-se (ou adaptando-os) às circunstâncias; ser ou mostrar-se flexível, tolerante. 
Virar o jogo   1  Depois de estar perdendo, ganhar um jogo, uma partida.  
Não ponha a carroça na frente dos bois.

Voltaire

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
François-Marie Arouet
Voltaire com 28 anos, por Nicolas de Largillière.
Pseudônimo(s) Voltaire
Nascimento 21 de novembro de 1694
Paris
Morte 30 de maio de 1778 (83 anos)
Paris
Nacionalidade Francês
Ocupação Filósofo
Influências
Influenciados
Magnum opus Cândido, ou O Otimismo, Cartas Filósoficas
François Marie Arouet, mais conhecido como Voltaire (Paris, 21 de novembro de 1694 — Paris, 30 de maio de 1778), foi um escritor, ensaísta, deísta e filósofo iluminista francês.[1]
Conhecido pela sua perspicácia e espirituosidade na defesa das liberdades civis, inclusive liberdade religiosa e livre comércio. É uma dentre muitas figuras do Iluminismo cujas obras e ideias influenciaram pensadores importantes tanto da Revolução Francesa quanto da Americana. Escritor prolífico, Voltaire produziu cerca de 70 obras[2] em quase todas as formas literárias, assinando peças de teatro, poemas, romances, ensaios, obras científicas e históricas, mais de 20 mil cartas e mais de 2 mil livros e panfletos.
Foi um defensor aberto da reforma social apesar das rígidas leis de censura e severas punições para quem as quebrasse. Um polemista satírico, ele frequentemente usou suas obras para criticar a Igreja Católica e as instituições francesas do seu tempo. Voltaire é o patriarca de Ferney. Ficou conhecido por dirigir duras críticas aos reis absolutistas e aos privilégios do clero e da nobreza. Por dizer o que pensava, foi preso duas vezes e, para escapar a uma nova prisão, refugiou-se na Inglaterra. Durante os três anos em que permaneceu naquele país, conheceu e passou a admirar as ideias políticas de John Locke.
  • Dia 30 de maio é aniversário de Santa Joana D'Arc Santa Joana d'Arc, a donzela de Orléans, morreu em 1431 e virou a a santa padroeira da França quando canonizada quase cinco séculos após ter sido queimada viva. A grande heroína da Guerra dos Cem Anos.
    Rádio Câmara 30/05/2012 - 00:01

No Conselho de Ética, Demóstenes nega elo com jogos ilegais

Em depoimento sobre a acusação de quebra de decoro parlamentar por suspeita de participação em negócios de Carlinhos Cachoeira, Demóstenes Torres disse que usou um rádio de comunicação que ganhou do contraventor por comodidade, mas afirmou que não sabia que cerca de 40 pessoas tinham o equipamento. O senador reafirmou ser amigo do bicheiro.
Ouça a reportagem

Terremoto no norte da Itália deixa ao menos 15 mortos

Em um intervalo de menos de quatro horas, três fortes tremores foram sentidos na região. Modena foi uma das áreas mais afetadas. A Defesa Civil contabiliza quatro pessoas desaparecidas.
Ouça a reportagem


Após massacre, seis países anunciam expulsão de diplomatas sírios

Medida adotada por França, Reino Unido, Alemanha, Espanha, Itália e Canadá é uma resposta ao massacre de Houla, no qual tropas do governo de Bashar al-Assad deixaram mais de cem mortos na semana passada.
O Significado De Não Ser Disciplinado  |  Pr. Olavo Feijó
Hebreus 12:8 - Mas, se estais sem disciplina, da qual todos são feitos participantes, sois então bastardos, e não filhos.

Para aqueles cristãos que reclamam quando são disciplinados pelo Senhor, o Autor de Hebreus tem uma mensagem: “Se vocês não são disciplinados e a disciplina é para todos os filhos, então vocês não são filhos legítimos, mas sim ilegítimos.” (Hebreus 12:8).

Nós cristãos, na grande maioria, não ficamos muito felizes, quando o Senhor disciplina nossa conduta. A coisa fica até mais séria, nos casos em que a disciplina divina fica do tamanho de nossos deslizes espirituais. Afinal de contas, ninguém gosta de ficar de castigo ou de receber uma punição. Entretanto, manda a justiça que a punição deva ser do tamanho da desobediência. Qualquer raciocínio tranquilo concluirá que um erro, quando não corrigido, fatalmente gera mais erros e agiliza qualquer potencial de desestruturação.

Nada nos impede de levar a sério o ensino bíblico, a não ser a nossa própria incredulidade ou nossa própria imaturidade. A lógica utilizada por Hebreus é extremamente simples: tudo o que não for baixo é alto; tudo o que não for escuro será claro. Não há meio termo: ou somos filhos do Senhor... ou não somos. Em cada um dos casos, as consequências serão óbvias e inevitáveis. Daí o raciocínio do autor bíblico: temos convicção de que fomos adotados pelo Senhor, como filhos? Se a resposta for positiva, uma das evidências mais marcantes de que o Senhor nos aceitou é a seguinte: o Senhor tem-nos permitido provações? Se dissermos sim, bem-aventurados somos. “O Senhor disciplina o filho a quem ama”. Não vale a pena ser filho ilegítimo.

Aulete Digital – Palavra do dia: A palavra é sua!
Tema da semana: Expressões do nosso dia a dia.

Quebrar o gelo
‘Quebrar o gelo’ é ser cortês, ser amigável com alguém, no primeiro contato, individual ou em público, deixando o ambiente menos formal e frio. Quebrar o gelo também pode ser criar uma situação amistosa, após uma briga ou indisposição. Também há uma expressão parecida na língua inglesa: break the ice, que tem o mesmo significado.
>>Definição do iDicionário Aulete:
  (ge.lo)  [ê] 
sm.
  1  Estado de água, ou qualquer líquido, quando passa ao estado sólido pela ação do frio
  2  Pedaço pequeno dessa massa solidificada: Colocou gelo no suco de maçã.
  3  Tonalidade cinza muito claro, semelhante ao da água congelada
  4  Fig.  Temperatura muito baixa: O quarto estava um gelo.
  5  Fig.  Sensação que lembra a causada pelo frio: Ao ver o estrangulador, sentiu um gelo no pescoço.
  6  Fig.  Ausência de sentimentos; secura no trato com alguém; FRIEZA; INSENSIBILIDADE: Ele é um gelo com os filhos. [ Antôn.: ardor, entusiasmo.]
  7  Falta de cordialidade, de bom relacionamento: Depois da briga, veio o gelo que acabou com a relação.
a2g2n.
  8  Que tem a tonalidade do gelo (paredes gelo)
  9  Diz-se dessa tonalidade: calças da cor gelo.
 [F.: Do lat. gelus,us. Hom./Par.: gelo (fl. de gelar)]
Dar um gelo em  
1   Bras.   Fam.  Tratar com indiferença, ignorando a presença de (alguém). 
Pôr (alguém) no gelo  
1   Bras.   Fam.  Ver Dar um gelo em. 
Quebrar o gelo   1  Ser cortês, amável no primeiro contacto com alguém ou em grupo, criando um ambiente menos frio ou formal.  
Marcos 10:45 - Porque o Filho do homem também não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate de muitos.

Quando lemos o evangelho, vemos Cristo atuando na esfera das pequenas ações e causando um impacto poderoso na sociedade do seu tempo. Jesus manteve apenas doze discípulos, e destes, ofereceu especial atenção a um grupo de apenas três (Pedro, Tiago e João). Ao longo dos relatos bíblicos, ele atua nas necessidades das pessoas, na maior parte das vezes, atendendo uma de cada vez.

Eu percebo que perdemos muito tempo sonhando com projetos e missões cristãs que são lindos no papel, mas que acabam morrendo na idealização. Imagine se, ao invés disso, gastássemos nossas energias para servir qualquer pessoa que Deus colocar em nosso caminho, independente de isso constar em um relatório ou não. Precisamos resgatar aquela disposição da Igreja Primitiva, onde a burocracia não existia, pois o amor atuante de cada discípulo era suficiente para manter viva a ação evangelística da Igreja.

Sejamos como o Salvador, com disposição para ajudar quem quer que cruze o nosso caminho.

HOJE

Gurgel encaminha representação contra Lula para 1ª instância

O procurador-geral da República, Roberto Gurgel, repassou nesta terça-feira a representação de partidos da oposição contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para a Procuradoria da República no Distrito Federal

História Hoje

30/05 - 07:07
O escritor, filósofo e poeta francês ficou conhecido como o símbolo da liberdade de pensamento. Édipo foi seu primeiro livro e Cartas Filosóficas foi o livro que mais o projetou na vida acadêmica. Voltaire foi um dos homens mais influentes da história e famoso por criticar violentamente a igreja e a intolerância religiosa.
Apresentação José Carlos Andrade

28 de mai. de 2012

AUTOMEDICAÇÃO: Ela pode causar intoxicação, alergias e ainda esconder o motivo da dor 28/05/2012
 
Versão para Impressão        Áudio --- Kbytes

Tempo de áudio: 1min53seg
LOC/REPÓRTER: Médicos reforçam o alerta: a automedicação é muito perigosa. Além de mascarar o real motivo da dor, ela pode causar intoxicação e a pessoa corre o risco de ser alérgica àquela medicação. Por isso, remédios só devem ser tomados com orientação médica. A farmacêutica do Núcleo do Ministério da Saúde no Rio de Janeiro, Lúcia Habib, lembra ainda que o uso exagerado de remédios faz mal:
TEC/SONORA: farmacêutica do NERJ - Lúcia Habib
"Nenhum medicamento é tão inofensivo que ele não possa causar um efeito indesejável porque cada organismo tem a sua individualidade, a gente não deve realmente utilizar medicação a toda hora. Qualquer coisinha a gente toma um comprimido para a dor de cabeça a todo instante."
LOC/REPÓRTER: A farmacêutica adverte que a pessoa que se automedica sem investigar a causa do problema pode ter complicações com o passar do tempo:
TEC/SONORA: farmacêutica do NERJ - Lúcia Habib
"Acha que aquilo lá vai fazer um efeito rápido e que a pessoa não vai ter nada adiante. O problema que o adiante pode ser daqui a cinco anos, daqui a dez anos, vai aparecer uma úlcera, uma gastrite, pode aparecer outro sintoma, até mesmo um problema de leucemia por excesso de medicamento."
LOC/REPÓRTER: A farmacêutica alerta que os riscos da automedicação em crianças e pessoas idosas são ainda piores, pois elas têm o organismo mais frágil. Além da receita médica, Lúcia Habib recomenda que a pessoa peça informações ao farmacêutico antes de comprar qualquer remédio. Segundo ela, é uma forma de completar as informações trazidas na bula do medicamento. 
Reportagem, Hortência Guedes
28/05 - 08:23
Os estudantes interessados em fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que serve como processo seletivo para várias universidades em todo o país, poderão se inscrever pela internet até o dia 15 de junho. As provas serão aplicadas nos dias 3 e 4 de novembro e o resultado será divulgado em 28 de dezembro.
Ligya Maria (vivo)
ESTRIAS: Se forem tratadas logo, podem ficar menos visíveis 28/05/2012
 
Versão para Impressão        Áudio --- Kbytes
Tempo do Áudio - 1min44seg

LOC/REPÓRTER: As estrias são provocadas pelo esticamento rápido da pele e são muito comuns na mulher durante a puberdade, quando o corpo começa a tomar formas mais arredondadas. Esse esticamento da pele pode acontecer com o crescimento na adolescência, com um grande aumento de peso ou durante a gravidez. O uso de alguns medicamento como corticoides também pode causar estrias. As estrias aparecem porque há a ruptura das fibras que dão elasticidade à pele. A dermatologista Márcia Senra, que trabalha no Hospital de Ipanema no Rio de Janeiro, ligado ao Ministério da Saúde, explica que as estrias podem ser recentes, quando são avermelhadas, e em antigas, quando estão esbranquiçadas. Ela explica como é o tratamento para o problema.
TEC/SONORA: dermatologista do Hospital Federal Ipanema no Rio de Janeiro, ligado ao Ministério da Saúde Marcia Senra
"As estrias recentes têm um processo inflamatório intenso. É feito um tratamento com produtos locais, contendo ácidos. Podem ser feitas injeções dentro da estria com vitamina C, com substâncias para provocar o processo inflamatório, um sangramento na estria para ela recuperar. Pode ser feito também uso de laser, peeling de cristal. As estrias mais antigas são mais difíceis. Tem que ser tratamentos mais invasivos para ter resultado, então as injeções com vitamina C, com substâncias químicas e carboxiterapia que melhora  a circulação do local."
LOC/REPÓRTER: A dermatologista Marcia Senra garante que se o tratamento for adequado as chances das estrias ficarem menos visíveis são grandes. Ela destaca que a prevenção é a melhor alternativa para as estrias.
TEC/SONORA: dermatologista do Hospital Federal Ipanema no Rio de Janeiro, ligado ao Ministério da Saúde Marcia Senra
"Lembrar que você sendo preventivo, hidratando bem a pele, cuidando do seu peso, observando se os anticoncepcionais pioram, é muito comum após menopausa com reposição hormonal. Então a pessoas estando atenta fica mais fácil tratar logo de início."
LOC/REPÓRTER: A especialista conta ainda que não há remédios milagrosos contra as estrias e alerta que é importante ficar atento a produtos que prometam o desaparecimento completo das estrias. Segundo ela, as estrias nunca desaparecem completamente.


MOBILIDADE URBANA: Crescimento vertical complica trânsito das grandes cidades 28/05/2012
 

Versão para Impressão        Áudio --- Kbytes
Tempo de áudio -  1min59seg
LOC/REPÓRTER: O aquecimento da construção civil no País tem gerado empregos e contribuído para o crescimento econômico do Brasil. Mas a construção de grandes arranha-céus em algumas cidades traz problemas de trânsito e transtornos para a população. A cidade de Águas Claras, no Distrito Federal, é um exemplo. O crescimento vertical de prédios com mais de 20 andares na região e o aumento da população em pouco tempo afetam o trânsito local e de cidades vizinhas nas horas de mais movimento. De acordo com o relatório da Companhia de Planejamento do Distrito Federal, Codeplan, entre 2004 e 2010, a população de Águas Claras triplicou. Segundo o professor da Universidade de Brasília, Frederico Barreto, o problema ocorre porque os gestores modificam o planejamento das cidades para beneficiar empresários.
TEC/SONORA: professor da UnB - Frederico Barreto
"Infelizmente, você tem nas cidades brasileiras um problema grave de gestão. O exemplo de Águas Claras é nefasto porque eu conheci aqui na Universidade de Brasília, ao longo dos anos 80 e 90, o primeiro projeto de Águas Claras que era um projeto equilibrado. Águas Claras se transformou hoje em uma aberração urbana graças a sucessivas investidas dos empresários." 
LOC/REPÓRTER: Segundo o professor do Departamento de Engenharia Civil da Universidade de Brasília, José Matsuo, é preciso fazer um planejamento de quantos habitantes vão viver nas cidades para prevenir, por exemplo, problemas de trânsito.
TEC/SONORA: professor do Departamento de Engenharia Civil da UnB - José Matsuo
"Nessas novas cidades, eu acho que os governantes deveriam fazer um planejamento, calcular em um prédio quantos habitantes vão morar, e esses habitantes quantos veículos vão ter e quanto estacionamento vai ser necessário. Tudo é possível calcular. Aí com essa previsão, você pode permitir a construção de prédios altos ou não, para ter acesso à via."
LOC/REPÓRTER: Para saber mais informações sobre esse e outros temas, acesse o site do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia: www.confea.org.br
Reportagem, Leandro Aislan

Viva Maria

28/05 - 08:04
Em sintonia com essa grande mobilização que espera chamar a atenção da sociedade brasileira para o problema da morte materna e ampliar o debate sobre os direitos reprodutivos da mulher, o Viva Maria se une à redes sociais de vários estados na Campanha pela Saúde e Maternidade Segura.
Apresentação Mara Régia

História Hoje

28/05 - 07:52
A Comuna de Paris durou 72 dias, e foi um dos episódios mais sangrentos da história da França. Ela implantou o primeiro governo operário, fundado em 1871 por ocasião da resistência popular ante a invasão por parte do Reino da Prússia.
Apresentação Kátia Buzar
  • Hoje é aniversário da Anistia Internacional Um movimento foi lançado por meio de um artigo, chamado Os Prisioneiros Esquecidos, na edição do jornal The Observer do dia 28 de maio de 1961, que denunciou vários casos de violação dos direitos humanos. A coisa toda gerou uma série de manifestações, protestos, a bola de neve cresceu e... fim. Ou
    Rádio Câmara 28/05/2012 - 00:01

O TEMPO E A TEMPERATURA: Pancadas de chuvas no Sudeste nesta segunda-feira

O TEMPO E A TEMPERATURA: Pancadas de chuvas no Sudeste nesta segunda-feira

27 de mai. de 2012

Material "impossível" estica quando comprimido

Material "impossível" estica quando comprimido

Nanotransístor a vácuo: o retorno das válvulas?

Nanotransístor a vácuo: o retorno das válvulas?: Cientistas construíram um transístor que funciona no vácuo, que tira vantagem do melhor das antigas válvulas eletrônicas.

Grafeno deixa aço à prova de ferrugem

Grafeno deixa aço à prova de ferrugem: O compósito pode ser fabricado usando os mesmos equipamentos já empregados na galvanoplastia, permitindo substituir o problemático cromo.

Robô alemão concorrerá ao Google Lunar X PRIZE

Robô alemão concorrerá ao Google Lunar X PRIZE: A competição dará US$20 milhões para a primeira equipe que conseguir pousar um robô na Lua e fazê-lo movimentar-se por 500 metros.

Algoritmo de previsão otimiza redes móveis de comunicação

Algoritmo de previsão otimiza redes móveis de comunicação: Essas redes têm tudo para dar maior conforto aos usuários de internet e telefonia celular, assim como para viabilizar o funcionamento dos carros sem motorista.

Bomba de calor pode tornar banho mais sustentável

Bomba de calor pode tornar banho mais sustentável: Pesquisadores da Unicamp estão desenvolvendo um sistema energético para aquecimento de água para banho que pode substituir os chuveiros elétricos.

Segredos da primeira folha artificial prática

Segredos da primeira folha artificial prática: Este é o primeiro dispositivo de fotossíntese artificial a usar técnicas de baixo custo para a sua fabricação e dispensar a platina como catalisador.

Hidrogênio faz metal virar isolante

Hidrogênio faz metal virar isolante: Um estranho fenômeno, já com várias aplicações práticas, poderá se tornar ainda mais útil com a capacidade de controlá-lo.

Peixe-robô chama a atenção para a poluição das águas

Peixe-robô chama a atenção para a poluição das águas: Pesquisadores lançaram às águas um peixe-robô amarelo que realmente é capaz de chamar a atenção.

O capital erótico no trabalho

Quando a beleza e o charme dos homens e das mulheres funcionam como moeda de troca no meio profissional

Publicado:
Atualizado:

O capital erótico no trabalho
Foto: Eduardo Naddar / O Globo
O capital erótico no trabalho Eduardo Naddar / O Globo
RIO — A sedução funciona no mundo do trabalho. Não, não estamos falando de nada no estilo da clássica cruzada de pernas da Sharon Stone, nem de assédio sexual. A ideia de que o capital erótico serve de atributo para homens e mulheres em ambientes profissionais ainda causa polêmica e até constrangimento. Mas a maioria das pessoas sabe que a expressão — cunhada por Catherine Hakim, professora da London School of Economics, atribuindo valor à estética, ao charme e ao carisma — é bem certeira para falar de um comportamento que acontece no cotidiano de muitas organizações.


Consultados pelo Boa Chance, especialistas concordam que uma dose de sex appeal não faz mal a ninguém. Ao contrário, pode ajudar, desde que seja bem usada. Isto é, sem qualquer exagero. Acaba ficando mais fácil, por exemplo, conseguir aquele pequeno favor do outro departamento. Nada demais, como uma planilha entregue em tempo ágil em troca do charmoso sorriso do dia a dia.
— O capital erótico é uma moeda de troca. Enquanto a aparência for valorizada na sociedade, é burrice não investir nela — opina a psicanalista Joana Novaes, coordenadora do Núcleo de Doenças da Beleza da PUC-Rio.
— O fato é que não existe fórmula mais forte de sucesso do que a que une competência e estética — completa o consultor de recursos humanos Silvio Celestino.
Um jeito de ser que pode provocar atrito
Pequenos favorecimentos pessoais no cotidiano da empresa, tais como conseguir que o colega cubra um horário de trabalho ou ter seu computador consertado ao primeiro chamado, observam consultores, são comuns entre os que se valem do poder da sedução.
— Essas pessoas acabam contando com maior complacência dos outros, maior tolerância com os erros. E isso às vezes provoca atritos, porque quem não é favorecido fica, com razão, chateado — observa Rose Serra, coordenadora do Programa de Estudos do Trabalho e Reprodução Social (Petris), da Uerj.
Seguindo essa linha, é importante que o profissional transmita uma imagem cuidada e que mantenha os padrões estéticos e de comunicação da sociedade, diz Jacqueline Resch, sócia-diretora da Resch Recursos Humanos.
— O capital erótico, por si só, não assegura sucesso profissional, mas, se somado a outros atributos, pode contribuir para uma diferenciação na carreira.
Acontece que o mesmo poder de sedução que ajuda pode incomodar alguns pares. Foi o que Joana ouviu de um engenheiro, que é gestor de uma estatal:
— O gerente disse que preferia trabalhar com mulheres "mais embarangadas", porque elas não tiram o foco dele do trabalho. E ainda completou: "Sou do tempo em que a mulher ou era bonita ou era engenheira".
Para a psicanalista, porém, o episódio não muda o fato de que a beleza abre portas também no mundo do trabalho. Portanto, acrescenta, quem souber "capitalizá-la", leva vantagem competitiva sobre os demais.

Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/emprego/o-capital-erotico-no-trabalho-5034581#ixzz1w4PGtA4c
© 1996 - 2012. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.