MOBILIDADE URBANA: Crescimento vertical complica trânsito das grandes cidades 28/05/2012 |
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Tempo de áudio - 1min59seg
LOC/REPÓRTER:
O aquecimento da construção civil no País tem gerado empregos e
contribuído para o crescimento econômico do Brasil. Mas a construção de
grandes arranha-céus em algumas cidades traz problemas de trânsito e
transtornos para a população. A cidade de Águas Claras, no Distrito
Federal, é um exemplo. O crescimento vertical de prédios com mais de 20
andares na região e o aumento da população em pouco tempo afetam o
trânsito local e de cidades vizinhas nas horas de mais movimento. De
acordo com o relatório da Companhia de Planejamento do Distrito Federal,
Codeplan, entre 2004 e 2010, a população de Águas Claras triplicou.
Segundo o professor da Universidade de Brasília, Frederico Barreto, o
problema ocorre porque os gestores modificam o planejamento das cidades
para beneficiar empresários.
TEC/SONORA: professor da UnB - Frederico Barreto
"Infelizmente,
você tem nas cidades brasileiras um problema grave de gestão. O exemplo
de Águas Claras é nefasto porque eu conheci aqui na Universidade de
Brasília, ao longo dos anos 80 e 90, o primeiro projeto de Águas Claras
que era um projeto equilibrado. Águas Claras se transformou hoje em uma
aberração urbana graças a sucessivas investidas dos empresários."
LOC/REPÓRTER:
Segundo o professor do Departamento de Engenharia Civil da Universidade
de Brasília, José Matsuo, é preciso fazer um planejamento de quantos
habitantes vão viver nas cidades para prevenir, por exemplo, problemas
de trânsito.
TEC/SONORA: professor do Departamento de Engenharia Civil da UnB - José Matsuo
"Nessas
novas cidades, eu acho que os governantes deveriam fazer um
planejamento, calcular em um prédio quantos habitantes vão morar, e
esses habitantes quantos veículos vão ter e quanto estacionamento vai
ser necessário. Tudo é possível calcular. Aí com essa previsão, você
pode permitir a construção de prédios altos ou não, para ter acesso à
via."
LOC/REPÓRTER: Para
saber mais informações sobre esse e outros temas, acesse o site do
Conselho Federal de Engenharia e Agronomia: www.confea.org.br
Reportagem, Leandro Aislan
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28 de mai. de 2012
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