Ouça a Rádio Acesa FM ou click no icone!

Rádio Acesa Ao vivo

8 de mar. de 2013

TÚNEL DO TEMPO
O Egito reabre o Canal de Suez (1957)

Túnel Do Tempo

*Primeiro protesto a favor do voto feminino (1911).
*Ocorre o primeiro caso de gripe espanhola, o começo de uma devastadora pandemia (1918).
*A União Soviética anuncia a existência de sua bomba atômica (1950).
*O Egito reabre o Canal de Suez (1957).
*Guerra do Vietnã: 3.500 fuzileiros navais estado-unidenses chegam ao Vietnã do Sul, sendo as primeiras tropas de combate americanas no Vietnã (1965).
*Guerra do Vietnã: A Austrália anuncia que irá aumentar substancialmente o número de suas tropas no Vietnã (1966).
*É inaugurado o Aeroporto Internacional Charles de Gaulle em Paris, França (1974).
*Primeiro Dia Internacional da Mulher (1975).
*O presidente estado-unidense Ronald Reagan chama a União Soviética de "Império do Mal" (1983).
*Em 8 de março: Os Correios do Brasil lançam um selo em homenagem às mulheres pioneiras da aviação no país: Anésia Pinheiro Machado, Tereza de Marzo, Ada Rogato (2000).
*Morre César Lattes, físico brasileiro (2005).
*Terremoto de Elazig, no centro-leste da Turquia, provoca pelo menos 57 mortos (2010).

Zig – Zag

*Hoje: Dia Internacional da Mulher (ONU).
*Aliás, a coluna deseja os parabéns a todas às Mulheres, neste seu dia Especial.
*O Metalsul (Sindicato das Indústrias Metalmecânicas do Médio Paraíba Fluminense) se posicionou contra a aprovação do projeto de lei 1.907/13, que estabeleceu as nove faixas do piso regional do estado do Rio de Janeiro.
*Aprovado em discussão única pelos deputados estaduais no dia 27 de fevereiro, o projeto de lei prevê percentual de reajuste de 10% em todas as faixas salariais.
*O aumento é superior aos 9% propostos pelo governo do Estado e aceitos pelos sindicatos patronais.
*Agora, o projeto segue para o governador Sérgio Cabral e, caso seja sancionado, o piso fluminense passa a ser o maior piso regional do país.
*“Além do reajuste, o que nos causa muita preocupação é a ressalva em um trecho do artigo primeiro.
*Este artigo excetua as categorias que tenham o piso definido por lei federal, convenção ou acordo coletivo.
*Ou seja, como foi aprovado o projeto de lei só confere validade aos salários fixados por acordos ou convenções quando estes forem em valor superior ao dos pisos determinados pela lei”, explicou Henrique Carneiro, presidente do Metalsul.
*Na opinião do dirigente sindical, se o projeto de lei for sancionado vai colocar em risco a vigência dos acordos e convenções coletivas.
*“O que foi acordado entre a empresa e seus funcionários, por meio dos sindicatos, não terá validade nenhuma e o papel dos sindicatos será totalmente renegado”, comentou Henrique.
*Ele lembra que durante o processo de discussão do piso para 2009, em diversas oportunidades o Sistema FIRJAN – que representa os sindicatos patronais – manifestou-se contrariamente à ressalva do artigo primeiro, considerada inconstitucional.
*“Em 2009, o trecho de ressalva ‘que o fixe a maior’ foi declarado inconstitucional e posteriormente suprimido”, relembrou o presidente do Metalsul.
*Segundo ele, a entidade vai apresentar, oportunamente, pedido formal de veto ao trecho ‘que o fixe a maior’.

Retranca

*Os recentes indicadores de aumento da inadimplência, no mercado brasileiro, não refletem a realidade do setor de material de construção.
*De acordo com a Anamaco (Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção), a tão esperada reforma ou até mesmo o sonho da casa própria fez com que os consumidores deste segmento mantivessem seus débitos em dia, em 2012.
*Para se ter um exemplo, um levantamento feito pela associação apontou que, no último semestre, o setor obteve o menor índice de cheques devolvidos (apenas quatro a cada mil) e um registro de apenas 1,2% de inadimplência.
*Os varejistas de material de construção estão de acordo com estes números e também verificaram baixos índices em suas lojas.
*Na região, de acordo com o sócio-administrador da Cegil – uma loja do setor localizada em Resende - Leandro Siqueira Dias, a inadimplência referente as vendas de 2012 representaram apenas 1%.
*O que, de acordo com ele, na maioria dos casos recai sobre pagamentos com boleto ou cheque, uma vez que as dívidas nos cartões de crédito são de responsabilidade das financeiras e operadoras.
*“A inadimplência na Cegil foi baixa porque, além dos fatores relatados, desenvolvemos em parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas de Resende, ferramentas de consulta eficientes e adaptadas a realidade regional de consumo.
*Somado a isso, temos também o fato das pessoas estarem cada vem mais preocupadas em manterem o nome limpo e o crédito no mercado para poderem investir em reformas ou, até mesmo, na construção da casa própria”, ressaltou o administrador.
*Além da pequena faixa de inadimplência, durante 2012, Dias ressalta que outros índices também foram satisfatórios para a Cegil.
*No último mês do ano, por exemplo, as vendas referentes ao período aumentaram em 7,5% com relação ao ano interior.
*A empresa teve um acréscimo de 2,5% acima do mercado nacional, que ficou em 5,5%, segundo a Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção.
*”Um dos fatores responsáveis por esse resultado foi a venda de material para investidores, ou seja, pessoas que compram o segundo imóvel com o intuito de alugar ou vender após valorização.
*Isso acontece porque Resende vem recebendo investimentos de novas indústrias que estão se instalando na região, fazendo com que aumente a procura por imóveis, seja para compra ou para aluguel” – destacou o sócio-administrador, que também aposta no bom desempenho do setor neste ano de 2013.
*Para ele, a continuidade das obras do programa “Minha Casa, Minha Vida”, a manutenção da redução do IPI para os produtos do setor e as linhas de financiamento de material de construção com recursos do FGTS – que deve melhorar ainda mais o acesso ao crédito – serão grandes aliados para manter o mercado aquecido nos próximos meses.
*“Com base nesse histórico, nossas expectativas são as melhores e esperamos um mercado promissor para os próximos meses”, finalizou.

Sala Vip

*Despertando hoje com sua mais nova idade, Evandro Ruy Costa Lima.
*Ganha os primeiros abraços e beijos de sua amada Cristina Guimarães.
*Depois durante todo o dia serão inúmeras homenagens em torno do querido aniversariante.
*Os empresários José Carlos Pereira, Líbia Pereira e Carlos Costa, estarão abrindo com “chave de ouro” o primeiro Jantar Harmonizado de sua Frilat, no bairro Laranjal.
*A deliciosa noite que acontece dia 20 de março, tem trabalho à quatro mãos dos “experts” chefs Letícia Villardo e Sebástian.
*Os empresários Rosália Vidigal Moraes e Márcio Moraes, aproveitam este especial “Dia Internacional da Mulher”, para reinaugurar, sua Rosália Boutique, na Vila Santa Cecília.
*Hoje à noite, na Livraria Veredas, do Pontual Shopping, acontece o lançamento do livro “O Brasileiro: A Formação da Identidade Nacional e a Questão Racial” , autoria de Iara Andrade Senra.
*O cantor e compositor, Jorge Guilherme, se apresenta logo mais, no Byron Bar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário