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2 de ago. de 2012

Inovação na comercialização de Vinhos Verdes

Buscando ampliar e facilitar os canais de comunicação entre os setores de produção e comercialização dos Vinhos Verdes (Denominação de Origem situada no canto noroeste de Portugal), a CVRVV (Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes) criou uma espécie de "pregão" online para elevar as vendas do produto. A iniciativa tem como objetivo potencializar os negócios diretos entre os elos da corrente. Basicamente os produtores que se cadastrarem vão imputar no sistema os dados referentes aos seus respectivos vinhos que estão disponíveis para negócio e os comerciantes interessados conseguem comprar facilmente os vinhos que estão procurando. A "Bolsa do Vinho Verde" já está em funcionamento desde a última sexta-feira, 27, com 20 produtores participantes. A CVRVV espera adesão dos demais produtores para fomentar o mercado e a distribuição dos vinhos.

Safra 2012 comprometida na Borgonha

Assim como alguns produtores do Douro, que perderam grande parte de sua produção em função do mau tempo que vem caracterizando o verão europeu - tiveram que solicitar auxílio ao governo para ajudar em sua recuperação -, produtores da Borgonha estão muito preocupados com a próxima colheita por conta das dificuldades climáticas. É certo que a Borgonha terá uma colheita bem menor em comparação aos anos anteriores por causa do começo frio e chuvoso do verão no hemisfério norte. Esse inicio atípico da estação inibiu o crescimento normal das uvas depois do período de floração, obrigando também os produtores a utilizarem quantidades maiores de compostos sulfurosos para prevenir doenças nas vinhas. Muitos, inclusive, cancelaram suas tão esperadas e necessárias férias para trabalhar no vinhedo. Para piorar, no início de julho, uma intensa chuva de granizo afetou boa parte da zona de Côte de Beaune. Apesar da possibilidade de, mesmo sendo menor, a colheita ter uma qualidade mais elevada, pela maior concentração dos nutrientes nas uvas, a previsão do tempo para as semanas seguintes não é animadora.

O craque Messi ataca na área de vinhos

Lionel Messi, o camisa número 10 do time catalão Barcelona e da seleção argentina de futebol, também vai atacar no mundo dos vinhos. A linha denominada "Leo", está sendo produzida pela vinícola argentina Casa Bianchi e já se encontra à venda na Argentina e na Espanha, devendo ser lançada em breve em outros países. A linha de produtos conta com 4 rótulos, um branco e um malbec na faixa de preço de 33 pesos (cerca de R$ 15,00) - preço de venda na Argentina -, um malbec premium a 70 pesos, e um espumante Extra Brut na faixa dos 60 pesos. O projeto da linha de vinhos Leo tem cunho social e uma porcentagem do arrecadado com as vendas será repassada para os projetos sociais da Fundação Lionel Messi.

Vinho espanhol barato surpreende e vai chegar ao Brasil

Destaque da última Competição Internacional de Vinhos e Destilados do Reino Unido, e que tem despertado grande interesse dos curiosos do mundo do vinho, o tinto Toro Loco Tempranillo 2011 deve chegar em breve ao Brasil. O vinho conquistou a medalha de prata em sua categoria, numa prova realizada às cegas, e desbancou vinhos que custavam dez vezes mais que ele. Seu preço impressiona. É vendido nos mercados britânicos a 3,59 libras (R$ 11,60) e chegará ao nosso país custando R$ 25,00. O vinho, que tem screwcap (tampa de rosca) no lugar de rolha tradicional, foi elaborado para ser consumido jovem e é produzido na região de Utiel-Requena, próxima da cidade de Valencia.

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