Livros didáticos são encontrados no lixo
06 de maio de 2014
Livros didáticos são encontrados no lixo
Fonte: O Globo (RJ)
Um matagal no bairro pobre do Barreiro, na periferia de Belém, apresentou ontem um bem acabado retrato da Educação no país. Centenas de livros didáticos, alguns novos e sem qualquer marca de uso, jaziam em meio ao lixo comumente despejado no lugar. Muitos haviam sido previamente destruídos. Moradores da área relatam que o material foi jogado ali na tarde de domingo.
- Poxa, poderiam doar esses livros. Mas, se jogaram fora, é melhor aproveitar. Minha neta está com 4 anos e já começa a estudar. Ela poderá usá-los - disse Rosalina Santoro, de 64 anos, uma das muitas pessoas que se meteram no lixão para tentar recuperar alguns dos livros.
A Secretaria estadual de Educação admitiu que os livros são os usados atualmente pelas Escolas públicas do Ensino fundamental. O órgão sustentou que vai apurar de onde partiu o material descartado, todo ele proveniente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação.
- É a primeira vez que vejo algo assim. Dá para entender por que nossa Educação é tão ruim. É preciso descobrir quem fez isso e puni-lo - afirmou o aposentado José maria Gomes, morador da região.
A esperança é que câmeras de vigilância na área possam ajudar a identificar os responsáveis pelo descarte.
Nenhum comentário:
Postar um comentário