1,5 mi de eleitores com pendência têm até 25 de abril para regularizar situação
Brasil
Prazo para regularizar a situação começa no dia 25 de fevereiro e vai até 25 de abril. Cancelamento não permite nomeação para cargos públicos, matrículas em universidades públicas, entre outros.
Baixar
Os eleitores que não votaram nas três últimas eleições e não justificaram a ausência podem ter o título cancelado. Ao todo, mais de um milhão e meio de brasileiros (1.512.884) apresentam pendências com a Justiça Eleitoral.
O prazo para regularizar a situação começa no dia 25 de fevereiro e vai até 25 de abril. A lista de eleitores com pendências já está disponível nos cartórios eleitorais. O eleitor ainda pode verificar sua situação através da página do Tribunal Superior Eleitoral: www.tse.jus.br
Aqueles que estiverem em situação irregular devem procurar o cartório eleitoral. É necessário levar um documento original com foto, título de eleitor e comprovantes de eleição, de justificativa e de recolhimento ou dispensa de recolhimento de multa. Quem não regularizar sua situação terá o título cancelado.
Eleitores que têm voto facultativo (maiores de 70, analfabetos ou menor de 18 anos) e as pessoas portadoras de deficiências não fazem parte da lista.
De acordo com a legislação brasileira, o eleitor que tiver o título cancelado não pode ser nomeado para cargos públicos, ter matrículas em universidades públicas, nem regularizar o CPF ou o passaporte.
De São Paulo, da Radioagência NP, Daniele Silveira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário