Ouça a Rádio Acesa FM ou click no icone!

Rádio Acesa Ao vivo

19 de dez. de 2012

Volta Redonda

O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgou ontem (16) a pesquisa relacionada ao Registro Civil de 2011, que apontou o aumento considerável no número de divórcios. Segundo o levantamento, foram registrados 351.153 processos judiciais, indicando um crescimento de 45,6% comparado ao ano de 2010.

Em função da Emenda 66 - que funciona em conjunto com a Lei 11.441/2007 -, o Sul Fluminense também registrou aumento nas ações de divórcios. Por meio da utilização da legislação, os casais conseguem diminuir o tempo e os gastos, além de realizarem o processo com menos burocracia.

Segundo dados da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), fornecidos pela tabela de honorários dos advogados, o valor para divórcios amigáveis fica pouco acima dos quatro mil reais (R$ 4.213,54), enquanto que as separações litigiosas têm um custo de R$ 5.567,89 - o que não impede os casais de oficiarem a separação.

Segundo o advogado e presidente eleito da OAB em Volta Redonda, Alex Martins Rodrigues, os casais estão distantes de costumes e tradições básicas para uma união duradoura.

- Comecei a desenvolver em março um projeto de extensão à comunidade que tinha como objetivo conciliar conflitos familiares. Após as entrevistas com os casais conseguimos chegar a algumas possíveis conclusões para as separações - disse.

A questão econômica é uma das principais causas que influenciam na decisão do casal.

- No início da vida matrimonial a questão financeira é determinante para a sequência do relacionamento. Uma dívida ou a inclusão na lista dos devedores cria uma insegurança nas pessoas. Se ambos não estiverem preparados o começo, pode comprometer o andamento do casamento. É um fato que acaba repercutindo na vida emocional - frisou.

Segundo ele, a facilidade ao acesso as informações e a presença das redes sociais também podem ser incluídas nos motivos das ações de separação.

- A utilização desse mecanismo que encurta as distâncias para outros fins se apresenta como um fator complicador na segurança de um relacionamento. Além disso, mensagens de texto de celular são ferramentas que colaboram para a promoção de oportunidades para o distanciamento do matrimônio - frisou.

O advogado ressalta que a presença de lealdade entre o casal é importante para que o relacionamento cresça em função da confiança e da união.

- Hoje vivemos muito carentes, em um mundo com muitas cobranças e conflitos. Todas essas pressões fazem as pessoas pensarem que se distanciarem e apontarem um fim para o relacionamento é a solução mais fácil. As pessoas devem pensar que as separações deixam traumas que ficam registrados nas pessoas envolvidas - alertou.

Nova visão

O advogado contou que a categoria está apostando em uma visão diferenciada para a solução de alguns conflitos amorosos.

- Quando um casal chega ao meu escritório eu mostro as saídas para o problema. Tento indicar que algumas vezes as influências são externas e podem ser resolvidas sem o divórcio. Algumas vezes ainda existe amor, e é possível chegar a uma conciliação através da conversa - explicou.

Além disso, Alex conta que Volta Redonda é um município que não oferece mais tantas oportunidades de emprego.

- Os estudantes se formam em um curso de graduação pensando em exercer a profissão em outra cidade. Muitos moradores trabalham embarcados por aproximadamente 15 dias, e pela busca de um emprego melhor acabam deixando sua família. Essas são situações que podem interferir no crescimento do relacionamento.

Outro fato que o profissional procura abordar com seus clientes é a estrutura familiar, que exerce papel fundamental no auxílio do casal.

- É sempre interessante a participação de membros da família das duas pessoas envolvidas. Um conselho de um sogro mais experiente pode alertar sobre o perigo. Por isso, posso afirmar que a função do advogado não é mais somente realizar o divórcio do seu cliente, se estende ao dever de tentar restabelecer o casamento e finalizar o conflito - concluiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário