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11 de dez. de 2012

Lavar o carro ficou 2,45% mais caro. Veja a lista completa da Inflação do Carro

A lavagem do carro e o estacionamento formam os itens que mais subiram no mês de novembro

Inflação do Carro, calculada pela Agência AutoInforme teve alta de 0,28% em novembro, o quinto aumento consecutivo, depois de uma pequena deflação em julho.

A lavagem do carro e o estacionamento formam os itens que mais subiram no mês. A lavagem simples ficou 2,45% mais cara e para estacionar o carro o motorista pagou 2% a mais em novembro.

A lavagem e o estacionamento tiveram os maiores aumentos neste ano. Lavar o carro ficou 12,29% mais caro de janeiro a novembro, enquanto o estacionamento subiu 12,84%. Além deles, também o preço do balanceamento subiu nos mesmos níveis: o serviço ficou 12,57% este ano.

Os combustíveis, que têm o maior peso no cálculo da inflação (30% dos gastos totais do motorista) ficaram com os preços praticamente estáveis este mês: a gasolina subiu 0,27% e o etanol 0,19%.

Bateria e lona de freio foram os itens que tiveram as maiores quedas. A lona de freio ficou 0,33% mais barata e o preço da bateria caiu 0,25%.

Agora, no acumulado do ano - janeiro a novembro - a Inflação do Carro registra alta de 2,34%.

Itens Variação em novembro Acumulado entre janeiro a novembro %
  %  
Lavagem simples 2,45 12,84
Estacionamento p/ 2 horas 2 12,29
Lavagem completa 1,18 12,17
Alinhamento 0,99 10,54
Franquia de seguro 0,67 5,76
Desde 2002 a Agência AutoInforme realiza esse estudo de levantamento dos preços dos produtos e serviços usados pelo motorista no dia a dia, para andar e manter o seu carro.

São pesquisadas dezenas de itens usado pelo motorista, cada qual com seu peso no cálculo do índice do IMC de acordo com seu custo e sua durabilidade.

A Inflação do Carro dá ao consumidor uma referência sobre os gastos mensais que ele tem com o veículo.

O método usado na pesquisa da Inflação do Carro da AutoInforme (ICA) é de amostragem. São pesquisados os preços dos principais itens de uso e manutenção do carro em todas as regiões de São Paulo, num total de 60 estabelecimentos do setor. Vários modelos (populares, médios e utilitários) são usados para a obtenção final do índice, cada qual com seu peso de acordo com a participação nas vendas.

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