Ouça a Rádio Acesa FM ou click no icone!

Rádio Acesa Ao vivo

26 de set. de 2012

Possível compra da CSA derruba ações da CSN
   
Publicado em 25/9/2012, às 19h48
   
Última atualização em 25/9/2012, às 19h48

Volta Redonda e São Paulo

As ações da CSN estavam em queda de 8,73%, cotadas a R$ 11,61 no pregão after Market de hoje (25) na Bolsa de Valores de São Paulo. Motivo: chegaram ao mercado rumores de que a siderúrgica pretende fazer uma oferta pela Companhia Siderúrgica do Atlântico (CSA), do Thyssenkrupp, que colocou a unidade à venda em maio. As informações dão conta de que a Companhia também estaria interessada em comprar uma laminadora da empresa alemã no Alabama (EUA).

Se o negócio se concretizar, a CSN praticamente dobrará sua capacidade de produção, já que a usina do bairro de Santa Cruz, no Rio, tem capacidade de produzir cinco milhões de toneladas por ano, pouco menos do que os 5,6 milhões da CSN.

A Companhia passaria a ter, então capacidade de produção de mais de 10 milhões de toneladas; a capacidade total, tornando-se a maior produtora de aços planos do Brasil, ao superar em cerca de 1 milhão de toneladas anuais a capacidade da Usinminas.

Aliás, as ações da Usiminas também sofreram com a notícia, já que os rumores dão conta de que a CSN pretenderia vender suas ações na siderúrgica  mineira para fazer caixa para a oferta pela CSA. A Companhia tinha, em julho deste ano, a CSN tinha a siderúrgica detém 16% do capital total da concorrente.

A possibilidade da venda desse volume de papéis da Usiminas derrubou suas cotações no mercado. As ações da CSN também caíram, já que os investidores costumam ficar cautelosos com ações de empresas que estão entrando ‘na briga' para comprarem outras, o que geralmente implica se desfazer de muito caixa ou tomar empréstimos elevados no mercado financeiro.

Outros investimentos

A CSN está se preparando para começar a operar, daqui a menos de um ano, sua usina de aços longos em Volta Redonda, que produzirá 500 mil toneladas por ano. Existem possibilidades de a empresa implantar em Volta Redonda, também, uma fábrica de latas de aço e uma beneficiadora de aços longos, mas os negócios ainda estão em estágio embrionário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário