Ouça a Rádio Acesa FM ou click no icone!

Rádio Acesa Ao vivo

23 de ago. de 2012

Aulete Digital – Palavra do dia: A palavra é sua!
Tema da semana: folclore brasileiro.


Cordel (22/08/2012)
Cordel é um gênero literário formado por poemas populares originados de relatos orais. Seu nome vem do modo como é exposto para venda: pendurado em cordas ou cordéis. Também conhecido como ‘folheto’, esse gênero é escrito em forma de rima e costuma apresentar ilustrações de xilogravura. Esses versos são feitos para serem recitados de forma melodiosa e cadenciada, por vezes acompanhados de algum instrumento, como a viola. Sua história começa com os trovadores medievais, que compunham e entoavam cantigas na época do Renascimento. A literatura de cordel foi trazida ao Brasil pelos portugueses no século XVIII. Foi só na metade do século seguinte que os folhetos passaram a ser impressos aqui, com suas características próprias, no Nordeste, onde mais se desenvolveu. Os temas são variados, incluindo lendas, episódios históricos e religiosos, e mesmo fatos do cotidiano. Um tema recorrente e famoso são as aventuras de Virgulino Ferreira da Silva, o Lampião, um cangaceiro conhecido pelas disputas travadas com seu bando no sertão nordestino. Normalmente vendidos a preços baixos, os folhetos são por vezes lidos e distribuídos em sessões públicas. Os assuntos por eles abordados instigam a leitura e possuem teor educativo, por sua crítica social e política.
(cor.del)
sm.
1. Corda fina; BARBANTE; GUITA; CORDÃO
2. Meada de fio esticada entre pregos e us. pelos pedreiros para marcar alinhamento.
3. Bras. F. red. de literatura de cordel.

4. Livreto ou folheto, ou a história nele impressa, produzidos com as técnicas gráficas e narrativas da literatura de cordel.
[Pl.: -déis.]
[F.: Do fr. cordel.]

Cordel detonante
1 Expl. Estopim feito de material altamente inflamável, protegido por capas de materiais diversos (alguns, impermeáveis).

De cordel
1 Liter. Que é da literatura popular, e impresso em folhetos baratos; que é próprio do gênero literário conhecido como literatura de cordel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário