Ouça a Rádio Acesa FM ou click no icone!

Rádio Acesa Ao vivo

22 de out. de 2011

Noticias

Enem: especialistas dão dicas de como se alimentar e relaxar para a maratona de provas que começa neste sábado

Alunos do Colégio Interativo, que ficou entre os 100 melhores do Brasil Foto: Hudson Pontes
Matheus Vieira e Lauro Neto
Tamanho do texto A A A
A maratona de provas do Enem começa neste sábado. Para os candidatos, pelo menos dez horas deste fim de semana serão dedicadas ao exame. Isso sem contar o tempo de ir, vir, e de relaxar entre um dia e outro de avaliação. Especialistas dão o caminho das pedras para que esse tempo seja bem aproveitado, sem colocar a perder todo o esforço feito anteriormente.
Os portões abrem ao meio-dia. Quem não precisa sair com muita antecedência de casa pode acordar cedo, tomar um café da manhã leve e almoçar. Já os candidatos que terão de sair antes das 11h podem fazer uma única refeição reforçada.
— Um sanduíche com queijo branco e presunto é o ideal. O candidato pode, ainda, levar uma fruta para comer antes da prova. O importante é não fugir muito do que se está acostumado — orienta Simone Coelho, professora do curso de Nutrição da Unigranrio.
Para a especialista, é recomendável levar um biscoito ou um chocolate para tantas horas de prova. Mas não muito.
— Ficar com fome pode acabar dando dor de cabeça. Mas é bom levar pouca comida, pois comer demais pode distrair ou aumentar a ansiedade — alertou.
No fim da prova, não adianta correr para a internet em busca do gabarito oficial: ele só será divulgado na terça-feira. A sugestão de alguns educadores é evitar olhar gabaritos extraoficiais entre hoje e amanhã.
— Alguns alunos são sensíveis, e podem ficar desestimulados com o gabarito. É bom ficar alheio — opina Rui Gomes de Sá, diretor de ensino do colégio e curso pH.
Os alunos do 3 ano do pH tiveram ontem a última aula antes da prova. De volta para casa no início da tarde, largaram os livros para relaxar.
— Vou, no máximo, pegar um cinema. E nada de filme cabeça! — disse Arthur Mello, de 17 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário