Rio
O Flamengo conseguiu uma importante vitória na noite de hoje (16), quando derrotou o Internacional por 3 a 0, com autoridade, no Estádio Olímpico João Havelange, o Engenhão, no Rio de Janeiro, pela trigésima rodada do Campeonato Brasileiro. O resultado foi fundamental para os flamenguistas, que chegaram aos 37 pontos, se distanciando da zona de rebaixamento. Já o campeão da Taça Libertadores deve começar a focar no Mundial de Clubes da Fifa, que acontecerá em dezembro. Isso porque, com 47 pontos, os gaúchos, na quinta posição, ficam distantes do sonho do título. Deivid (2) e Renato Abreu marcaram os gols do encontro.
As duas equipes ainda procuravam a melhor maneira de atuar quando o Flamengo conseguiu abrir o marcador aos 13 minutos, graças a uma infantilidade do setor defensivo colorado. Juan cruzou da esquerda e Índio empurrou Deivid dentro da grande área. O árbitro Wilson Luiz Seneme anotou o pênalti, convertido pelo próprio Deivid.
Em desvantagem, o Internacional assumiu o controle das ações, porém tinha sérias dificuldades de criação, mesmo contando com D´Alessandro e Giuliano no gramado. Com o meio-de-campo muito congestionado, o Colorado era inoperante na parte ofensiva. Apesar de não fazer uma partida brilhante, o Flamengo conseguia assustar quando saía em velocidade para o ataque. Foi assim que, aos 33 minutos, Juan cruzou e Deivid, na pequena área, desperdiçou a chance de ampliar.
A prova da falta de eficiência do ataque colorado é que os visitantes assustaram o gol do rival apenas uma vez no primeiro tempo, aos 37 minutos, quando Giuliano cruzou e Nei cabeceou sobre o gol.
Quando a sonolência do confronto levava a crer que a partida iria com a vantagem mínima do Flamengo para o intervalo, os anfitriões conseguiram ampliar aos 39 minutos. Deivid foi derrubado na intermediária e Renato Abreu cobrou a falta com perfeição, fazendo a bola entrar no canto esquerdo do goleiro Renan.
O Flamengo voltou para o segundo tempo impondo um ritmo forte. Logo no primeiro minuto Deivid recebeu livre na área e chutou para Renan ceder escanteio. Na cobrança, Renato Abreu cruzou e Deivid se antecipou aos zagueiros para cabecear para o fundo da rede, fazendo 3 a 0.
A elástica vantagem do Flamengo levou o Internacional ao desânimo, tanto que o Colorado buscava reduzir a diferença apenas na base de jogadas aéreas, neutralizadas pelos defensores rubro-negros. Já o time anfitrião, quando atacava assustava demais os gaúchos. Aos 16 minutos, por exemplo, Kléberson acertou um belo chute no travessão.
Tranquilo, o Flamengo tocava a bola e esperava o melhor momento para tentar chegar ao quarto gol, que quase veio aos 30 minutos, quando Diego Maurício cruzou e Deivid cabeceou para fora. O Inter ainda tentou reagir aos 40 minutos, quando Andrezinho cobrou falta e Marcelo Lomba, em sua primeira defesa na partida, espalmou, garantindo que o placar não fosse anterado.
As duas equipes voltam a campo no próximo domingo (24), em clássicos regionais. O Flamengo pega o Vasco, novamente no Engenhão. Já o Internacional encara o Grêmio no Estádio Olímpico, em Porto Alegre.
FLAMENGO 3 X 0 INTERNACIONAL
Local: Estádio Olímpico João Havelange, o Engenhão, no Rio de Janeiro
Árbitro: Wilson Luiz Seneme (Fifa-SP)
Assistentes: Alessandro de Matos (Fifa-BA) e Márcio Eustáquio Santiago (Fifa-MG)
Renda: R$ 224.100,00
Público: 9.479 pagantes
Cartões amarelos: Correa (Flamengo) e Índio (Inter)
Gols:
FLAMENGO: Deivid aos 13 e Renato Abreu aos 39 minutos do 1º Tempo e Deivid aos 2 minutos do 2º Tempo
Flamengo: Marcelo Lomba, Rafael Galhardo (Fernando), Welinton, Ronaldo Angelim e Juan; Correa, Maldonado (Toró), Kléberson (Fierro) e Renato Abreu; Diego Maurício e Deivid
Técnico: Vanderlei Luxemburgo
Internacional: Renan, Nei, Bolívar, Índio e Kleber; Derley, Tinga (Andrezinho), Wilson Matias, Giuliano e D´Alessandro (Edu); Alecsandro (Leandro Damião)
Técnico: Celso Roth