Ouça a Rádio Acesa FM ou click no icone!

Rádio Acesa Ao vivo

3 de set. de 2013


Cultura > A Música do Dia
03/09/2013 00:01
Em 62 morreu o poeta e. e. cummings


O poeta Edward Estlin Cummings assinava como e. e. cummings, em minúsculas, uma característica que mantinha em seus poemas, o que o fez ser considerado um dos grandes inovadores da linguagem da poesia. Música: Nalgum Lugar.
Texto e apresentação: Luiz Cláudio Canuto
--------------------------------------------------------------
Previsão para Volta Redonda - RJ
--------------------------------------------------------------
Ter - 03/09/2013
Sol e aumento de nuvens de manhã. Muitas nuvens e pancadas de chuva à tarde e à noite.
temperatura mínima: 14°C
temperatura máxima: 31°C
probabilidade de chuva: 80%
quantidade de chuva: 6mm
--

Qua - 04/09/2013
Chuvoso durante o dia e a noite
temperatura mínima: 15°C
temperatura máxima: 19°C
probabilidade de chuva: 90%
quantidade de chuva: 11mm
--

Qui - 05/09/2013
Sol com muitas nuvens durante o dia e períodos de céu nublado. Noite com muitas nuvens.
temperatura mínima: 15°C
temperatura máxima: 20°C
probabilidade de chuva: 0%
quantidade de chuva: 0mm
--
Paulo ensina nesta carta uma verdade preciosa que necessitamos absorver para toda nossa vida. Sempre que ocorre um rompimento entre dois seres humanos, é necessário que exista uma reconciliação. O apóstolo poderia manter Onésimo consigo e poupá-lo de ter de encarar o seu senhor. Mas ele fez exatamente o contrário, mandando-o de volta para casa.

O objetivo de Paulo era duplo: (1) oferecer a Filemom uma oportunidade de exercitar a importante disciplina cristã do perdão, pois quando perdoamos nos tornamos pessoas melhores e mais fortes. (2) ensinar Onésimo que é justo diante de Deus que reparemos as faltas que cometemos, pra podermos viver livre de culpa e com consciência tranquila. Não é correto após romper um relacionamento cada um seguir sua vida como se nada tivesse acontecido. É fundamental que exista uma oportunidade de franqueza, transparência e rearação, para que ambas as partes sejam livres e experimentem o perdão e o amor gracioso de Deus, que pode levar a reconciliação.

Procure a pessoa que te ofendeu e procure se reconciliar com ela. Deus te abençorá tremendamente ao você tomar esta decisã

11 de ago. de 2013

No olhar do meu pai


Na mente lances repletos de intensa vida. A visão de si e do mundo nos chegam pelos olhares mais freqüentes com os quais convivemos. È impossível não nos lembrarmos dos olhares paternos. Olhar de aprovação, olhar de reprovação, olhar de ternura, olhar de admiração. Emoções tornadas visíveis. “Os olhos são o espelho da alma” expressa o dito popular. Sim, muito mais do que as palavras, os olhos nos falam.

As palavras nos servem para reproduzir nas entrelinhas as marcas profundas de dias em que nos olhamos. Alguns olhares, apesar de não serem verbalizados, permanecem arraigados nas profundezas da alma. Muitos desses olhares com o passar do tempo agem como o foco das lanternas, iluminando os caminhos que percorremos.

Dentre tantas lembranças, gosto do mundo da alegria, das festas familiares. Muita música, muitos quitutes; crianças e adultos no farfalhar dos gestos. Como nada dura para sempre, em seguida o trabalho; colocar tudo no seu devido lugar. Muito próxima a meu pai, correndo de um lado para outro, no desejo de atender aos seus pedidos. Lembro-me dele jovem, cheio de vigor, olhos brilhantes e confiantes. Da sua confiança a minha confiança. Lembro-me também de seus olhos tristes, acabrunhados, desesperados na perda de sua mãe. Da sua tristeza fez-se a minha também.
Pai, “pai herói”, na infância parecia-me perfeito. Com seu carinho sentia-me amada. Com seu olhar orgulhoso, sentia-me única e bela. Sob seus olhos criei minha auto-estima. Contudo, na adolescência pareceu-me enfraquecido e não reconhecia mais o meu herói. Dei-me conta da sua humanidade. No transcorrer do tempo, as perdas de emprego, da juventude, da mãe. De perda em perda o vi transformando-se. A dignidade e humor intactos, mas o corpo curvado e o olhar embaçado. O meu orgulho pelo pai herói transformou-se em orgulho pelo homem e em imensa gratidão e ternura.

No compasso do tempo somamos diversos e diferentes olhares. Como marca, trago para a vida um olhar atento para este mundo tão transformado, cada vez mais violento e desumano, mundo não alcançado por meu pai. Por vezes, busco no meu íntimo sua referência e extraio dela uma nova visão. Uma visão que me permite ter esperança. Esperança de olhares ternos, solidários e mais justos.

Hoje, as formas de reprodução dos olhares ampliaram-se através da tecnologia. Formas que nos permitem registrar momentos para a posteridade. Os meios de comunicação ampliam os horizontes das pessoas. Mistura-se o real ao imaginário. Mas, os principais registros dos nossos olhares são aqueles que ficam do nosso cotidiano.

A origem do Dia dos Pais


Ao que tudo indica, o Dia dos Pais tem uma origem bem semelhante ao Dia das Mães, e em ambas as datas a idéia inicial foi praticamente a mesma: criar datas para fortalecer os laços familiares e o respeito por aqueles que nos deram a vida.

Conta a história que em 1909, em Washington, Estados Unidos, Sonora Louise Smart Dodd, filha do veterano da guerra civil, John Bruce Dodd, ao ouvir um sermão dedicado às mães, teve a idéia de celebrar o Dia dos Pais. Ela queria homenagear seu próprio pai, que viu sua esposa falecer em 1898 ao dar a luz ao sexto filho, e que teve de criar o recém-nascido e seus outros cinco filhos sozinho. Algumas fontes de pesquisa dizem que o nome do pai de Sonora era William Jackson Smart, ao invés de John Bruce Dodd.

Já adulta, Sonora sentia-se orgulhosa de seu pai ao vê-lo superar todas as dificuldades sem a ajuda de ninguém. Então, em 1910, Sonora enviou uma petição à Associação Ministerial de Spokane, cidade localizada em Washigton, Estados Unidos. E também pediu auxílio para uma Entidade de Jovens Cristãos da cidade. O primeiro Dia dos Pais norte-americano foi comemorado em 19 de junho daquele ano, aniversário do pai de Sonora. A rosa foi escolhida como símbolo do evento, sendo que as vermelhas eram dedicadas aos pais vivos e as brancas, aos falecidos.

A partir daí a comemoração difundiu-se da cidade de Spokane para todo o estado de Washington. Por fim, em 1924 o presidente Calvin Coolidge, apoiou a idéia de um Dia dos Pais nacional e, finalmente, em 1966, o presidente Lyndon Johnson assinou uma proclamação presidencial declarando o terceiro domingo de junho como o Dia dos Pais (alguns dizem que foi oficializada pelo presidente Richard Nixon em 1972).

No Brasil, a idéia de comemorar esta data partiu do publicitário Sylvio Bhering e foi festejada pela primeira vez no dia 14 de Agosto de 1953, dia de São Joaquim, patriarca da família.

Sua data foi alterada para o 2º domingo de agosto por motivos comerciais, ficando diferente da americana e européia.

Em outros países

Pelo menos onze países também comemoram o Dia dos Pais à sua maneira e tradição.

Na Itália, Espanha e Portugal, por exemplo, a festividade acontece no mesmo dia de São José, 19 de março. Apesar da ligação católica, essa data ganhou destaque por ser comercialmente interessante.

Reino Unido - No Reino Unido, o Dia dos Pais é comemorado no terceiro domingo de junho, sem muita festividade. Os ingleses não costumam se reunir em família, como no Brasil. É comum os filhos agradarem os pais com cartões, e não com presentes.

Argentina - A data na Argentina é festejada no terceiro domingo de junho com reuniões em família e presentes.

Grécia - Na Grécia, essa comemoração é recente e surgiu do embalo do Dia das Mães. Lá se comemora o Dia dos Pais em 21 de junho.

Portugal - A data é comemorada no dia 19 de março, mesmo dia que São José. Surgiu porque é comercialmente interessante. Os portugueses não dão muita importância para essa comemoração.

Canadá - O Dia dos Pais canadense é comemorado no dia 17 de junho. Não há muitas reuniões familiares, porque ainda é considerada uma data mais comercial.

Alemanha - Na Alemanha não existe um dia oficial dos Pais. Os papais alemães comemoram seu dia no dia da Ascensão de Jesus (data variável conforme a Páscoa) . Eles costumam sair às ruas para andar de bicicleta e fazer piquenique.

Paraguai - A data é comemorada no segundo domingo de junho. Lá as festas são como no Brasil, reuniões em família e presentes.

Peru - O Dia dos Pais é comemorado no terceiro domingo de junho. Não é uma data muito especial para eles.

Austrália- A data é comemorada no segundo domingo de setembro, com muita publicidade.
África do Sul - A comemoração acontece no mesmo dia do Brasil, mas não é nada tradicional.

Rússia - Na Rússia não existe propriamente o Dia dos Pais. Lá os homens comemoram seu dia em 23 de fevereiro, chamada de "o dia do defensor da pátria" (Den Zaschitnika Otetchestva).

Independente do seu lado comercial, é uma data para ser muito comemorada, nem que seja para dizer um simples "Obrigado Papai" !

7 de ago. de 2013

História Hoje
07/08
Há 35 anos, o Brasil perdia o cantor das multidões

Orlando Silva foi considerado um dos mais importantes intérpretes do Século XX. Seu pai, José Celestino da Silva, era violonista e participou com Pixinguinha de serenatas e feijoadas. Começou a carreira no rádio, onde fez grande sucesso e foi chamado de a mais bela voz do Brasil. O cantor Orlando Silva, morreu aos 62 anos, vítima de ataque cardíaco.

Mulher matou uma mãe e sequestrou bebê dela porque não conseguia engravidar

Suspeita de matar mulher e sequestrar seu bebê chorou na delegacia
Suspeita de matar mulher e sequestrar seu bebê chorou na delegacia Foto: Urbano Erbiste / Agência O Globo

Michele Vieira Melo, de 24 anos, acusada de sequestrar um bebê de apenas 13 dias e matar a mãe da criança, na última segunda-feira, cometeu os crimes porque não conseguia engravidar. A informação é da Divisão de Homicídios (DH), que encontrou, nesta terça-feira, na casa de Michele, exames de gravidez feitos por ela, e outros documentos que comprovam que ela tentava ter um filho. Na tarde de ontem, Michele foi localizada pela PM, com a criança, em sua casa, em Campo Grande, após informações passadas ao Disque-Denúncia.
Ainda segundo a DH, a acusada sabia que seria realizado, na última segunda-feira, um evento de amamentação num posto de saúde no Recreio dos Bandeirantes, onde Diana Oliveira, que foi morta, estava e foi abordada por ela. Michele confessou o sequestro da criança, mas não o assassinato . Mesmo assim, ela foi indiciada por homicídio qualificado (sem chance de defesa da vítima) e sequestro qualificado (por se tratar de uma menor de idade).
— Apesar da Michele ter negado o homicídio, conseguimos reunir fortes evidências, tanto imagens quanto objetos, que mostram que somente ela poderia estar naquele local na hora da morte da Diana — afirmou o delegado Fabio Cardoso, da DH.
Morte por vírus H1N1 é registrada em Volta Redonda
   
Volta Redonda

Uma moradora do bairro Colônia Santo Antônio, em Barra Mansa - com nome e idade preservados -, morreu na última sexta-feira (2) em decorrência de complicações da gripe H1N1, no Hospital São Camilo, em Volta Redonda. A Secretaria de Saúde de Barra Mansa informou que o motivo da morte foi deficiência respiratória, agravada pelo vírus da doença. A confirmação da causa do óbito foi emitida pelo Lacen (Laboratório Central Noel Nutels), no Rio de Janeiro.

Volta Redonda tem registrado, até o momento, seis casos suspeitos da doença - sendo um caso confirmado - e cinco descartados para outras doenças pulmonares. Os demais casos - incluindo mortes - de moradores de outros municípios são registrados nas respectivas secretarias de Saúde.

A coordenadora do Setor de Epidemiologia da Secretaria de Saúde de Volta Redonda, Ana Valéria Maia, explicou que o óbito da moradora de Barra Mansa já foi comunicado à Secretaria Estadual de Saúde e ao Ministério da Saúde.

- Fatores como resistência do organismo, outras doenças e aceitação dos medicamentos administrados podem influenciar na complicação do quadro. O nosso município, em função do espaço territorial, oferece um número maior de unidades hospitalares. Desta forma, a demanda de outros municípios que são atendidas na cidade é grande. Ela foi acolhida pelo serviço de saúde da cidade, porém não resistiu às complicações causadas pela doença. Não podemos falar especificamente da morte porque se trata de uma moradora da cidade vizinha - acrescentou.

O número de casos contabilizados, segundo Ana Valéria, abrangem somente os provocados pelo vírus H1N1. Ela esclareceu que a variação dos tipos é verificada através de exames que facilitam a confirmação da manifestação desse tipo de vírus.

- Em 2009, com o surgimento do novo vírus, os órgãos de saúde começaram intensificar as preocupações com a gripe. A partir dos próximos anos, a realidade indica que novos vírus podem surgir. Nossa orientação é para que a população adote alguns cuidados, principalmente durante o inverno, onde as temperaturas registradas são mais baixas quando comparadas a outras épocas do ano - frisou.

Os quadros gripais podem acometer a população durante o ano inteiro, de acordo com a coordenadora. Porém, segundo Ana Valéria, durante as temporadas frias as pessoas tendem a ficar em ambientes fechados para se proteger do frio.

- Nosso pedido é para que a população se agasalhe, porém mantenha os espaços arejados. Durante a JMJ, por exemplo, as orientações eram para que os participantes ficassem em locais abertos e não aglomerados. A proximidade de pessoas com sintomas gripais também não era indicada. A preocupação era com o fluxo de pessoas que estavam chegando de todo o país, fato que poderia facilitar a circulação do vírus - enfatizou.

Ana Valéria também ressaltou a importância dos grupos prioritários participarem da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe, que acontece anualmente.

- O ideal é que todos compareçam às unidades de saúde durante o período da campanha, que este ano ocorreu nos meses de abril e maio. Essa é uma das ações para evitar o adoecimento pelo vírus H1N1 - enfatizou. - Além da vacinação, nossa orientação é para que as pessoas lavem frequentemente as mãos com bastante água e sabão e jogar fora os lenços descartáveis usados para cobrir a boca e o nariz. Além disso, não é orientado que se leve as mãos aos olhos e boca, após ter tocado em objetos de uso coletivo - concluiu.

Barra Mansa

A Secretaria de Saúde de Barra Mansa informou que o laudo dos exames confirmou a morte da moradora da cidade pela complicação da gripe H1N1. Além disso, o órgão também completou que as informações da morte são registradas pelo próprio município, acrescentando que a mulher chegou a ser internada em uma unidade de saúde da cidade, porém foi transferida para o São Camilo.

Cultura > A Música do Dia
07/08/2013 00:01
Caetano Veloso faz aniversário hoje


Caetano Veloso, nascido em Santo Amaro da Purificação, na Bahia, tem uma carreira cheia de nuances, mudanças e renovações e é um dos músicos mais influentes da música brasileira e de uma família generosa musicalmente: Maria Bethânia é sua irmã. Música do dia: Trem das Cores.
Texto e apresentação: Luiz Cláudio Canuto
Informática

Supercomputador K simula 1% do cérebro humano

Redação do Site Inovação Tecnológica - 05/08/2013
Supercomputador K simula 1% do cérebro humano
Um programa de código livre rodando no Supercomputador K levou 40 minutos para simular 1 segundo de atividade cerebral. [Imagem: RIKEN]
Tempo computacional e tempo biológico
A maior simulação computadorizada já feita de uma rede neural - uma espécie de cérebro eletrônico - acaba de ser realizada no Japão.
A simulação foi possível graças ao desenvolvimento de estruturas de dados avançadas para o software de simulação NEST, um programa de código aberto disponível gratuitamente para cientistas de todo o mundo.
Rodando o NEST em um supercomputador japonês, a simulação alcançou 1,73 bilhão de neurônios, interconectados por 10,4 trilhões de sinapses.
Simular uma rede neuronal - e um processo como o aprendizado, por exemplo - requer grandes quantidades de memória porque as sinapses são modificadas constantemente pela interação neuronal, e o simulador precisa oferecer condições para essas modificações.
Assim, mais importante do que o número de neurônios na rede neural simulada é o fato de que, durante a simulação, cada sinapse entre os neurônios excitatórios contou com 24 bytes de memória, permitindo uma descrição matemática precisa da rede.
Usando os 82.944 processadores do Supercomputador K, um dos mais rápidos do mundo, o programa levou 40 minutos para completar a simulação de 1 segundo de atividade da rede neural em tempo real - ou seja, 40 minutos de tempo computacional se traduzem em 1 segundo de tempo biológico.
Supercomputador K simula 1% do cérebro humano
Os dados indicam que será possível simular o cérebro humano inteiro na próxima década. [Imagem: Abigail Morrison]
Simulação do cérebro inteiro
Embora a simulação esteja sendo comemorada como um marco no campo das neurociências, ela representa apenas 1% da rede neural já mapeada do cérebro.
Assim, o objetivo da equipe japonesa e alemã era avaliar a capacidade dos supercomputadores e, principalmente, do programa de simulação, que agora poderá ser aprimorado.
"Se os computadores de escala peta, como o Computador K, são capazes de simular 1% da rede de um cérebro humano hoje, então sabemos que a simulação de todo o cérebro no nível das células nervosas individuais, e todas as suas sinapses, será possível com os computadores de escala exa, que provavelmente estarão disponíveis na próxima década," explica Markus Diesmann, da Universidade Julich, na Alemanha.
No total, o simulador usou cerca de 1 petabyte de memória principal, que corresponde à memória de cerca de 250.000 PCs comuns.
O trabalho será uma das bases do Projeto Cérebro Humano, que começará a funcionar em Outubro deste ano.
Em vez de supercomputadores, uma equipe britânica está usando um conjunto de processadores de baixo custo, já tendo atingido uma simulação de 1 bilhão de neurônios: