Ouça a Rádio Acesa FM ou click no icone!

Rádio Acesa Ao vivo

27 de jun. de 2013

Morre jovem que caiu de viaduto durante manifestação em BH

Acidente aconteceu na Região da Pampulha, perto do Mineirão.
Esta foi a primeira morte registrada em manifestações na capital mineira.






Morreu no início da madrugada desta quinta-feira (27) no Hospital Pronto-Socorro João XXIII o jovem Douglas Henrique de Oliveira de 21 anos que caiu do Viaduto José Alencar durante a manifestação em Belo Horizonte, nesta quarta-feira (26), de acordo com a assessoria do Governo de Minas Gerais. O acidente aconteceu perto do Mineirão, na Região da Pampulha, durante o confronto entre a polícia e um grupo de manifestantes. Esta foi a primeira morte nas manifestações na capital mineira.
Mais de 50 mil pessoas fizeram uma manifestação pacífica em Belo Horizonte durante a tarde desta quarta-feira. Mas o protesto terminou com depredação, saques e mesmo incêndio de lojas. As ações foram cometidas por um grupo radical. Até às 21h, a Polícia Militar confirmou 25 detidos suspeitos de vandalismo e outros crimes. Os arruaceiros atiravam pedras e explosivos caseiros contra os militares. O confronto começou na Avenida Abrahão Caram, na Região da Pampulha, no entorno do Mineirão, onde Brasil e Uruguai disputavam a semifinal da Copa das Confederações.

 
A manifestação se concentrou no início da tarde na Praça Sete, no Centro da capital, com muitas pessoas levando cartazes e faixas com pedidos de melhorias. No trajeto, a recomendação era a de respeitar o bloqueio da PM e não tentar chegar ao estádio.
Durante a tarde, quando a marcha se aproximou da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), vândalos com os rostos cobertos subiram em direção à Av. Abrahão Caram, onde estava localizada uma das linhas de bloqueio da PM.
Parte dos manifestantes fez uma corrente para impedir a chegada à barreira e manter a tranquilidade no protesto, dando recomendações, porém, sem resultado. Os arruaceiros atiraram pedras contra os policiais e devolveram contra os militares as bombas de gás lacrimogêneo lançadas. A PM permaneceu atrás do bloqueio até o início da noite. Eles também carregaram grades retiradas de um dos acessos ao Mineirão.
Neste momento, lojas e concessionárias passaram a ser saqueadas e depredadas. Os vândalos retiraram equipamentos e móveis de uma das revendedoras de veículos para atear fogo. Logo, o incêndio tomou grandes proporções. O fogo acontecia ao lado de um posto de gasolina. Policiais não eram vistos nos locais de maior depredação.
Funcionários de concessionária atacada por vândalos ficam acuados  (Foto: Alexandre Rezende/G1)
Um grupo quebrou a loja da Kia Motors e invadiu o local. Eles retiraram os tapumes e quebraram vidros. A loja da Hyundai também ficou destruída. A Volkswagen e a Pampulha Car Shopping também foram alvos dos radicais. Funcionários da Kia chegaram a colocar uma faixa antes do protesto dizendo apoiar o movimento, mas "sem violência".
  •  
Vândalos colocam fogo em veículo durante protesto em Belo Horizonte (Foto: Alexandre Rezende/G1)
Durante a manifestação, ao menos 18 pessoas ficaram feridas, segundo balanço preliminar. Sete foram levadas para o Hospital Risoleta Tolentino Neves, nenhum deles em estado grave. Eles tiveram escoriações, dor de cabeça e possíveis fraturas. Um jovem de 24 anos teve o olho esquerdo ferido por um objeto não identificado. Outras três pessoas foram encaminhadas ao Hospital Pronto-Socorro João XXIII, entre eles o jovem morto. Outro homem também caiu do viaduto. Em outros protestos também houve quedas.
Outros dois foram para Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) da região. Seis receberam os primeiros socorros e liberados em seguida
Bombeiros socorrem pessoa que caiu da ponte durante protestos em Belo Horizonte (Foto: Pedro Gontijo/AFP)Bombeiros socorrem jovem que caiu de viaduto durante protestos em Belo Horizonte. (Foto: Pedro Gontijo/AFP)
No início da noite, por volta das 18h, policiais começaram a ocupar a Avenida Antônio Carlos e as vias no entorno. Muitos carros da corporação, incluindo veículos blindados, transitavam pela cidade. O Regimento da Cavalaria também estava presente. Durante o dia, 1,5 mil oficiais do Exército estiveram a postos na capital mineira para agir em caso de extrema necessidade.
Em nota, a PM explicou a ausência de policiais em alguns momentos de vandalismo. "A Polícia Militar de Minas Gerais teve dificuldades de atuar de forma ostensiva para conter os vândalos que faziam depredações na Avenida Antônio Carlos, no final da tarde e no início da noite dessa quarta feira, porque havia ali uma grande movimentação de manifestantes pacíficos que não estavam envolvidos nas ações de vandalismo no local. Qualquer ação mais brusca da Polícia Militar naquele momento poderia causar pânico nessas pessoas. Além disso, o viaduto que fica na esquina entre as avenidas Antônio Carlos e Abrahão Caram estava repleto de pessoas, sendo um local muito sensível à ação de repressão da polícia. Os policiais militares não insistiram em forçar a passagem por este ponto para evitar uma provável catástrofe”, explicou o comandante-geral da PM, Márcio Sant’Ana.
Ao todo, 5,5 mil policiais foram destacados para a operação de contenção na capital mineira, incluindo 166 homens da Força Nacional de Segurança.
O Comitê Popular dos Atingidos pela Copa (Copac) afirmou que atos de vandalismo não justificam "ação de repressão que coloca a vida das pessoas em risco", o que, segundo os organizadores, ocorreu por parte da PM. "Repudiamos também a violência com que a polícia reprimiu a manifestação, uma vez que tinha plena condição de resistir às provocações de poucos manifestantes para não violar todos aqueles que saíram às ruas para lutar pelos seus direitos", explicou o Copac.
Rodovias fechadas
Após manhã de protestos, houve interdições no trânsito nas rodovias federais da Região Metropolitana de Belo Horizonte, de acordo com a Polícia Rodoviária Federal. Manifestantes desbloquearam a BR-262, na altura de Juatuba, no início da tarde desta quarta-feira (26). A rodovia ficou fechada nos dois sentidos por mais de cinco horas antes da liberação. Durante o protesto, o policiamento informou que houve bloqueio nos kms 361, 367 e 369. Em um deles, foi reivindicada a construção de uma passarela.
Já na BR-381, que liga Belo Horizonte a Vitória, o km 442, em Sabará, foi liberado por volta das 12h55. Os manifestantes se concentraram no trecho – na altura do distrito de Ravena – desde a madrugada. Pela manhã, também houve bloqueios no km 451, no mesmo município, e no km 503, em São Joaquim de Bicas.
Outra rodovia que ficou fechada foi a MGC-262, também em Sabará. Manifestantes reivindicaram a pavimentação de ruas. O protesto durou mais de sete horas.
Também houve protesto na MG-424, em São José da Lapa, na Grande BH. Já em Vespasiano, o bloqueio ocorreu no km 19. À tarde, trechos já estavam liberados.
As interdições na MG-20, entre Santa Luzia e Jaboticatubas, na Grande BH, fechada nos dois sentidos durante a manhã, e em pontos da BR-381 foram finalizadas. Um dos trechos fica em Carmópolis de Minas, na Região Oeste.

Romário detona Jérôme Valcke: 'Cara-de-pau, chantagista e corrupto'

Ex-jogador e Deputado Federal não poupou críticas ao secretário geral da Fifa

O Dia

Rio - Ídolo da Seleção e atualmente exercendo o cargo deputado federal, Romário segue criticando a organização da Copa do Mundo de 2014 e com o foco principal na Fifa. Desta vez, o artilheiro falou grosso contra o secretário-geral da entidade, Jérôme Valcke.
Romário segue criticando a Fifa
Foto:  Divulgação
"Tem coisas que não posso deixar passar. Ontem (segunda-feira) o cara-de-pau, chantagista e corrupto do Jerôme Valcke negou que a FIFA venha ao Brasil encher os cofres e ir embora. Chega a ser uma piada ouvir uma frase como essa", disse o Deputado.
O melhor jogador da Copa do Mundo de 1994 chegou até a falar que secretário geral da Fifa utiliza de cerca de R$ 150 mil para alugar uma cobertura no Leblon, bairro da Zona Sul do Rio de Janeiro.
"Uma parte do lucro da FIFA será para pagar o aluguel de uma cobertura no Leblon no valor de R$ 150 mil mensais para Valcke e seus familiares. Detalhe, o contrato contempla desde a Copa das Confederações até o final da Copa do Mundo, em 2014", completou o ex-jogador.

Pão é o novo vilão do bolso

Limitação para importar trigo faz produto encarecer. Massas e biscoitos também sobem

Max Leone e Stephanie Tondo

Rio - A decisão do governo argentino de suspender as exportações de trigo e a cotação do dólar ainda em alta mexeram com o preço de um produto que o carioca adora consumir. O pãozinho está mais caro nas padarias e o impacto na inflação será sentido nos índices de junho e julho. Segundo André Braz, economista da Fundação Getulio Vargas (FGV), o quilo do pão fechará este mês com correção de 10%. Em julho ainda haverá reflexo, com o consumidor pagando mais caro pelo francês.
Preço aquecido do pão francês: país vai sofrer com a falta do trigo argentino pelo fato de o governo vizinho manter o controle das exportações
Foto:  Marcos Cruz / Agência O Dia
“Nos últimos 12 meses até maio, houve alta de 7,36% no preço do pãozinho. Na última semana de junho o aumento praticamente triplicou. Isso pode levar o índice a 10% este mês. Julho também ainda sentira o impacto”, avalia o especialista da FGV. Ele ressalta que massas e biscoitos também serão afetados de maneira gradual.
Braz defende que seria a hora de o governo adotar medidas para incentivar a produção de trigo no país, que ainda importa boa parte do produto que a população consome. Ele lembra que o feijão teve o imposto de importação zerado em um esforço para conter a alta dos preços. “Diante de um cenário de incertezas, desonerar o setor de trigo seria uma boa medida”, reforça o especialista.
Economista da Embrapa, Cláudia de Mori afirma que que Brasil e outros países serão afetados pelo período crítico de entressafra e estoques pequenos que resultam em alta de preço do trigo. Ela afirmou que o país deve continuar sofrendo com a falta do cereal argentino pelo fato de o governo vizinho manter o controle da demanda interna permitindo ou não a exportação.
Consumidor freia compra na padaria
O consumidor sente no bolso o custo elevado do pãozinho francês, motivando a redução do consumo. O comerciante Carlos Roberto França, 55 anos, reclama que o produto deveria estar mais barato por ser um item básico. “Mas está cada vez mais caro”, diz.

O secretário-geral do Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias de Panificação e Confeitaria do Rio, Carlos Jorge Silva, afirma que as padarias repassaram para o preço do pão o aumento salarial que os funcionários tiveram. “O reajuste de 7,5% também pesa na produção”, explica.

Senado aprova texto que torna corrupção crime hediondo

Os senadores agora discutem a proposta que destina os royalties do petróleo para a educação

O Dia

Brasília - O projeto de Pedro Taques (PDT-MT), que transforma a corrupção em crime hediondo, repousava no Senado desde 2011. Mas só depois dos protestos e do pronunciamento da presidenta Dilma Rousseff em rádio e TV (na segunda-feira), a Casa decidiu aprová-lo. A corrupção equivalerá, portanto, a extorsão mediante sequestro, a homicídio cometido por grupos de extermínio e a estupro de crianças.
Grupo de manifestantes faz passeata na Avenida Rio Branco, Centro do Rio. Fim da impunidade é uma das demandas da populção
Foto:  Fernando Souza / Agência O Dia
Em seu discurso, Dilma foi clara ao exigir “uma nova legislação que classifique a corrupção dolosa como equivalente a crime hediondo, com penas muito mais severas.”
O projeto aprovado seguirá para a Câmara e, se passar sem emendas, irá à sanção da presidenta. O texto sugere alteração no Código Penal que aumenta a punição do crime de concussão (usar o cargo para exigir vantagem indevida) para quatro a oito anos de reclusão e multa.
Nos casos de corrupção passiva (solicitar ou receber vantagem indevida em razão da função) e corrupção ativa (oferecer ou prometer vantagem indevida a funcionário público), a pena passa de dois a 12 anos de reclusão para quatro a 12 anos, além de multa.
“No crime de corrupção, você não pode identificar quem são as vítimas. A ideia é protegê-las por meios jurídicos. Mas, para isso, precisamos que os processos caminhem mais rapidamente, até para a absolvição de quem não tem nada a ver com isso. O político também será afetado por essa mudança na lei, porque, apesar de não ser a quantidade da pena que impeça o cometimento de crime, esse também é um dos caminhos”, argumentou ontem o autor do projeto.
Na Câmara, a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania aprovou a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que acaba com o voto secreto nas votações para perda de mandato. O texto precisa passar ainda por uma comissão especial no Senado e ser votado em dois turnos nas duas Casas.
Deputado vai para a cadeia
No mesmo dia em que o Senado deu um passo para punir corruptos mais severamente, o Supremo Tribunal Federal decretou a prisão do deputado Natan Donadon (PMDB-RO). O parlamentar foi condenado em 2010 a 13 anos, quatro meses e dez dias por formação de quadrilha e peculato (crime praticado por funcionário público contra a administração que também poderá virar crime hediondo). A Câmara instaurou processo para cassar o mandato de Donadon.
ESPECIALISTAS ACHAM QUE É SÓ O COMEÇO

A decisão do Senado de transformar a corrupção em crime hediondo foi recebida com reservas no mundo jurídico. Para os críticos, a futura lei pode não ter a eficâcia esperada pela população. “É apenas jogar para a galera”, reprova o criminalista Luiz Flávio Gomes. Ele sustenta que a vitória contra o aumento das passagens, sim, é concreta. “Os R$ 0,20 são reais. Esse aumento de pena não vai mudar a realidade. A maior punição para o corrupto seria o empobrecimento com a devolução do dinheiro jogado na Saúde e Educação”, analisa Gomes, observando que, desde 1940, o Código Penal foi alterado 136 vezes.
Pela proposta, os crimes de corrupção passam a ser inafiançáveis e, se condenado, o autor só terá direito a progressão de regime após cumprir 40% da pena, o equivalente a 2/5. “Nunca se comprovou que o aumento de pena reduz prática de crime. Esse lei só foi aprovada no Senado por causa do momento político. As pessoas estão indo às ruas clamar pelo combate à corrupção. Mas, na prática, nada será alterado”, avalia advogada Fernanda Tórtima.
Para o jurista Antônio Gonçalves, o Senado criou uma “lei midiática”, com base no clamor popular. “Na prática, não vai funcionar. É o que chamamos de Direito Penal Midiático”, opina Gonçalves. Especialistas ressaltam que é preciso investigação séria.
“Um processo criminal é muito lento. Então, mudar só a legislação é ilusório. A pena mínima de quatro anos pode ser substituída por medidas restritivas de direito”, arrematou Gomes.
Acidente deixa mulher ferida em VR
 Publicação: quarta-feira, 26 de junho de 2013 (18:4)


Um acidente ocorrido no final da manhã desta quarta-feira, no Viaduto Heitor Leite Franco, deixou a gerente do RH (Recursos Humanos), do Hospital São João Batista, Maiuza Stocco, com escoriações no rosto, no Centro de Volta Redonda.

O carro seguia sentido Aterrado, quando foi tocado pelo caminhão guincho do Detran, que está fazendo blitz na região.
O Peugeot placa LDT-3117, ficou desgovernado e caiu em um barranco. Um arbusto evitou a queda na Avenida Amaral Peixoto, sob o viaduto. Os guardas municipais tiveram dificuldades em resgatar o carro que estava num declive.
Homem é assassinado no Conforto
 Publicação: quarta-feira, 26 de junho de 2013 (22:1)


Marcos Augusto Gabriel, de 36 anos, foi encontrado morto no fim da tarde desta quarta-feira, no bairro Conforto, em Volta Redonda. Ele foi atingido com golpes na cabeça com uma peça de roda de automóvel, segundo os policiais militares, soldados Marcel e Braga, do 28º BOM (Batalhão de Polícia Militar), que foram acionados às 17h30min.

Quem encontrou o corpo foi Valcir da Silva Antônio, com quem a vítima morava na Rua 239, fundos, próximo à passagem de pedestres que leva à Companhia Siderúrgica Nacional. Foi ele quem acionou a PM.

A polícia ainda não tem mais detalhes do homicídio.

27/06/2013 00:01

Em 1910, Porfírio Diaz foi eleito mais uma vez presidente do México




A Revolução Mexicana é considerada o acontecimento político e social mais importante da História do México. E tudo começou em 27 de junho, quando Porfírio Diaz foi eleito pela sétima vez presidente do México. Um é pouco, seis já era demais, mas sete ninguém aguentou. Apesar do crescimento econômico, o povo ia mal, muito mal. A música do dia é Viva México!, com Mariachi Vargas e Aida Cuevas.
Apresentação: Luiz Cláudio Canuto

26 de jun. de 2013

Governo eleva gasto com maquiagem e penteado para falas de Dilma na TV




FERNANDA ODILLA FILIPE COUTINHO
DE BRASÍLIA


A vaidade tem seu preço. E cada vez mais alto, por sinal, mostra a evolução dos gastos para arrumar o cabelo e maquiar a presidente Dilma Rousseff para suas aparições em rede nacional de TV.

Na sexta-feira passada, quando falou sobre as manifestações pelo país, Dilma Rousseff fez seu 14º pronunciamento desse tipo. Via Lei de Acesso à Informação, a Folha obteve os orçamentos detalhados de 12 deles.

Nos nove primeiros, preparar o visual presidencial custou R$ 400. Nos três de dezembro de 2012 a março deste ano, o governo pagou, em cada vez, R$ 3.125 -681% mais, variação de fazer corar o tomate, vilão da inflação.

Até no salão de Celso Kamura, cabeleireiro que repaginou o visual de Dilma para a campanha presidencial de 2010 e que tem entre suas clientes celebridades como a apresentadora Angélica, o serviço é mais em conta. Lá, o penteado sai por R$ 330 e a maquiagem custa R$ 350, informam as atendentes do salão. Ao todo, R$ 680.

Pela primeira vez, STF manda prender deputado condenado

                        
O STF (Supremo Tribunal Federal) manteve nesta quarta-feira (26) a condenação do deputado federal Natan Donadon (PMDB-RO), por 8 votos a 1, e pediu que fosse expedido um mandado de prisão contra o réu. Em 2010 a corte o condenou a 13 anos e quatro meses de prisão por formação de quadrilha e peculato. Donadon é acusado de participação em desvio de cerca de R$ 8 milhões da Assembleia Legislativa de Rondônia em simulação de contratos de publicidade.  Ele é o primeiro parlamentar condenado à prisão desde a Constituição de 1988.
O julgamento se deu num momento em que o Congresso e a Justiça adotam uma agenda 'positiva', após manifestações que entre outras pautas pedem o combate à corrupção se espalharem pelo país.
Para juristas, o caso serve de termômetro com relação ao comportamento do STF no caso dos quatro parlamentares condenados à prisão no julgamento do mensalão.
 
A assessoria de imprensa do deputado informou que ele ainda não havia feito contato com o gabinete no dia de hoje, e não souberam dizer se ele está em Brasília ou em Rorarima. A presidência da Câmara afirmou que ainda está definindo quais medidas serão tomadas frente à decisão do Supremo.

Torcedores com ingresso mais caro da final ganham assentos ruins e detonam a Fifa


Bruno Freitas e Vinicius Konchinski
Do UOL, em Fortaleza e no Rio de Janeiro
  • Bruno Freitas/UOL
    Torcedores que pagaram R$ 418 na entrada da final ficarão longe do gramado do Maracanã Torcedores que pagaram R$ 418 na entrada da final ficarão longe do gramado do Maracanã
Diria uma famosa campanha publicitária, de uma grande companhia que já foi ligada à Fifa, que assistir à final da Copa das Confederações no Maracanã não tem preço. Para um grupo de amigos do Rio de Janeiro, no entanto, o sonho futebolístico saiu por R$ 418. Mas os planos de curtirem juntos a decisão no melhor setor do estádio acabaram virando frustração, com a desagradável surpresa de assentos separados e, pior, em seções pouco favorecidas da arena.
O quarteto de amigos combinou a compra pela internet, individualmente, escolhendo o setor mais caro para a oportunidade histórica no novo Maracanã. Mas, no momento de retirada dos bilhetes, a turma descobriu que cada um havia sido direcionado para um canto do estádio, em assentos distantes do gramado e, consequentemente, com uma vista pior.
"Somente depois de efetuar a compra descobrimos que o sistema escolhia aleatoriamente os assentos, que só são informados no momento da retirada dos ingressos. Assim sendo, só pode sentar junto quem fez a compra no mesmo CPF e no mesmo cartão de crédito. Resultado: quatro amigos querem se reunir para ver uma final de campeonato juntos, e estamos cada um em um canto do estádio. Causa estranheza esse fato, pois hoje em dia, em qualquer cinema ou teatro de 'beira de estrada', o consumidor escolhe onde vai sentar", diz João Paulo Fernandes, proprietário de uma agência de turismo.
Na retirada, João Paulo soube que havia sido direcionado para o setor 221, na diagonal em relação a um dos gols do Maracanã e bem no alto da nova arquibancada do estádio. Outro colega, por exemplo, ganhou um assento na zona 3, na região central, mas bem distante do gramado.
"A localização de nós todos é pífia, pagamos o ingresso mais caro, para nem de longe termos o melhor lugar. A minha localização, por exemplo, é no nível 3, fileira T. Já fui no Maracanã reformado duas vezes e sei que isso é bem distante do gramado. Estou considerando até levar um binóculo para ver o jogo. Conheço pessoas que pagaram R$28,50 pelo ingresso e têm um lugar melhor. Como uma coisa dessas pode acontecer?", afirma Pedro Tavares, analista de sistema.

VEJA ONDE VAI SENTAR QUEM COMPROU O INGRESSO MAIS CARO DA FINAL

  • Montagem mostra onde vão sentar os amigos que compraram os ingressos mais caros para a final da Copa das Confederações. Fifa diz que escolha de assentos é automática.
De acordo com os amigos, o problema do caos na definição de assentos atingiu outras pessoas que compraram ingressos para a Copa das Confederações.
"Uma das coisas que mais vi acontecer na retirada de ingresso foi casal que chegava para retirar e via que não estava junto. Muitos se revoltavam, gritavam e saiam transtornados. Outro incômodo relacionado a isso, no nosso caso, que compramos um ingresso caro, é que se quiséssemos assistir ao jogo juntos, algum de nós teria que passar R$ 1.672 no cartão, uma quantia elevada", relata Pedro Tavares.
Procurada pela reportagem do UOL Esporte, a Fifa afirmou que as condições para a venda e retirada dos ingressos foram divulgadas no seu site. Segundo a entidade, todos os torcedores que adquiriram uma entrada foram informados desde o início do processo de compra das condições e do regulamento dos ingressos.
 
A Fifa informou ainda que a posição dos assentos de cada ingressos é atribuída automaticamente. "Na hora da compra, o sistema automática e imediatamente indica um a um os melhores assentos disponíveis dentro da categoria escolhida. Compreendemos que para os brasileiros, a prática de lugares pré-determinados é uma experiência nova. No entanto, e como as categorias têm delimitações físicas umas com as outras, inevitavelmente alguém que comprou um ingresso de uma categoria mais cara se sentará perto de alguém com ingressos mais baratos", respondeu a entidade.
Dentro do grupo de torcedores frustrados relatado no caso acima, houve quem pensasse em desistir da compra diante dos contratempos mencionados. Mas, mesmo nessa opção, não encontraram um caminho de facilidade na burocracia oficial do consumidor Fifa.
"Após eu informar que desta forma não tinha mais o interesse em assistir ao jogo, nestas condições, a entidade me fez uma proposta: coloque o seu ingresso à venda em nosso site e, em caso de compra, 10% será direcionado à Fifa. Realmente, era tudo que eu precisava ouvir de uma entidade que se diz tão séria", comenta Henrique Chiara, consultor comercial.