Isaías 44:21 - ¶ Lembra-te
destas coisas, ó Jacó, e Israel, porquanto és meu servo; eu te formei,
meu servo és, ó Israel, não me esquecerei de ti.
O texto de Isaías é
escrito no final de uma condenação da idolatria do povo de Israel. Após
lamentar a triste ignorância espiritual do Seu povo, o Senhor promete
recuperação – não por causa dos méritos do povo, evidentemente, mas por
causa da fidelidade das Suas promessas. “Eu o fiz, você é Meu servo. Ó
Israel, Eu não o esquecerei.” (Isaías 44:21).
É muito significativo o fato de que quase todo cristão honestamente
desejoso de obedecer a Cristo ter sentido, pelo menos uma vez na vida,
um certo distanciamento de Deus. Há ocasiões em que nada parece dar
certo. Há circunstâncias tão tristes que nos levam a achar que o Senhor
nos esqueceu. Parece que nossas orações nunca foram ouvidas...
Certamente por causa de nossas tristes experiências que o Senhor,
através do livro de Isaías, insiste em nos dizer: “Eu não o
esquecerei!”. O Senhor não diria isto, se não conhecesse nosso coração,
se não convivesse com nossos sentimentos, se não levasse a sério nossas
fragilidades. Só que a maneira de o Senhor estar presente, diz a Bíblia,
não bate com nossos conceitos de ajuda e de vitória. Quase sempre, só
nos damos conta da presença ajudadora do Senhor algum tempo depois das
ajudas que Ele nos proporcionou. Como sempre, a coisa se resume ao tipo
de fé que cultivamos. E ao tipo de amor. É compensador cultivar a santa
teimosia de nos agarrarmos às promessas do Senhor, no meio da
tribulação... “Eu não o esquecerei”.