O conflito entre o ter e o ser - Ano Novo
“…nada TENDO, mas possuindo tudo.” (2 Co.6:6) e
“Pois nem a circuncisão é coisa alguma, nem a incircuncisão, mas o SER uma nova criatura.” (Gl. 6:15)
Sejam sempre nossos compromissos para com Deus de SER Ao invés de TER. É
natural que, ao final de mais um ano, façamos um balanço em nossa vida
sobre o que realizamos e o que deixamos de realizar. O mundo comercial,
financeiro, industrial, governamental faz seus balanços e seus
orçamentos para o ano vindouro: uns ganharam mais, outros menos; alguns
perderam pouco, outros perderam muito. É a hora dos números, a hora da
verdade, a hora da contabilidade, a hora da matemática do perder x
ganhar.
Pergunto: Como está o balanço de sua vida perante Deus, perante sua
família, perante a Igreja do Senhor, perante o seu patrão/emprego,
perante seus professores, perante a sociedade? Quero lembrar-lhe que não
adianta querermos ESTICAR os números na vida espiritual, querermos
justificar isto ou aquilo. A contabilidade e a matemática de Deus são
exatas; não falham nunca! E para o próximo ano, o esperado Ano 2011,
como vai ser? Ou como Você pretende que seja? Qual sua expectativa?
É legítimo fazerem-se planos, projetos, programa
disto e daquilo, em casa, no trabalho, nos estudos, no namoro, no
casamento, nos investimento, no pagamento das dívidas, nos acertos com
pessoas… Como estão os seus planos? Deus tem um lugar em seus planos?
Deus ocupa lugar prioritário, secundário ou terciário nos seus planos?
Ou não ocupa lugar nenhum? Sempre corremos o risco de formular nossos
planos ou votos de forma equivocada: Fazer votos e compromissos para TER
ou OBTER isto ou aquilo, Ao invés de assumirmos compromissos com Deus
para SER isto ou aquilo.
Gostaria de destacar alguns pontos importantes:
Primeiro,
há irmãos, obreiros de Igrejas que se dizem parte do Corpo de Cristo
que vivem em completa inversão dos valores essenciais do Evangelho de
Jesus.
O Evangelho de Jesus se caracteriza pelo AMOR entre pessoas e a Deus, e
não pelo poderio econômico ou político que venha a TER. A sociedade vive
uma tremenda inversão de valores. Infelizmente a Igreja de Jesus, que
deveria ser o Sal da Terra e a Luz do mundo, está entrando no esquema do
mundo. Vivemos a síndrome do TER Ao invés do SER. Muitos, de fora de
nossa Igreja, já me perguntaram: “
Pastor, sua Igreja vai TER programa de TV?”;
“Pastor,
o senhor está pensando em a Igreja TER ou adquirir uma emissora de
Rádio? Tal Igreja tem, ou está comprando mais uma…”.
Há uma volúpia desmedida de que TER é mais importante do que SER, o que
não é verdade. Nem sempre o que TEM é alguma coisa diante de Deus. E
muitas vezes o que realmente É não aparenta o que TEM. A preocupação do
TER desvirtua e desnatura o caráter do SER. TER pode ser algo
instantâneo, rápido, repentino, herdado de alguém, testamentário. Da
mesma que vem, vai também. Há muita diferença entre TER muito e SER
muito.
Felicidade, por exemplo, precisa ser um ESTADO de alma, e não efêmero, ou TER momentos de felicidade.