Ouça a Rádio Acesa FM ou click no icone!

Rádio Acesa Ao vivo

2 de dez. de 2012

Na Contramão da Verdade


"Ora, o aparecimento do iníquo é segundo a eficácia de Satanás, com todo poder, e sinais, e prodígios da mentira, e com todo engano de injustiça aos que perecem, porque não acolheram o amor da verdade para serem salvos". 2 Tessalonicenses 2:9-10.

A Igreja atual tem muitas nuvens carregadas sobre a sua tenda, e se ouve a partir dessas nuvens o estampido de fortes trovões, mas não se vê a descida das chuvas torrenciais e restauradoras. Na verdade, temos muita propaganda, mas poucos frutos verdadeiros. Temos muito do homem e pouco de Deus. Vivemos o tempo em que as novidades se multiplicam dentro das igrejas. A Bíblia é usada como um livro mágico e cabalístico para referendar todas as birutices e maluquices engendradas no laboratório da religião do lucro, para enganar os incautos com uma fé sincrética e para enriquecer os líderes fraudulentos e cheios de ganâncias. O apóstolo Paulo já nos preveniu a respeito de tais homens que falam e fazem coisas miraculosas em nome de Deus. Acautelai-vos dos cães! Acautelai-vos dos maus obreiros! Acautelai-vos da falsa circuncisão! Filipenses 3:2.

Esses cães que muita gente ainda desconhecem, o profeta maior interpreta quem são eles. Leiamos com muita atenção em Isaías 56:11 Tais cães são gulosos, nunca se fartam; são pastores que nada compreendem, e todos se tornam para o seu caminho, cada um para a sua ganância, todos sem exceção. Infelizmente muitas pessoas têm seguido as suas práticas, obviamente pelos mesmos interesses que é a ganância. Nunca se fartam! Mas o triste fim deles e também de seus seguidores será lamentável conforme está escrito em Apocalipse 22:15 Fora ficam os cães, os feiticeiros, os impuros, os assassinos, os idólatras e todo aquele que ama e pratica a mentira.

Em nome de Deus esses pregoeiros de outro evangelho mantêm as pessoas prisioneiras de uma religião que abandona a Bíblia, para abraçar a religião da experiência, do misticismo e da heterodoxia. Em lugar da exposição da verdade, estabelecem as campanhas de milagres; em lugar do ensino da Palavra de Deus, estabelecem a busca da prosperidade; em lugar da libertação do pecado, estabelecem a libertação dos demônios; em lugar da salvação, estabelecem a cura; em lugar da ajuda do alto, estabelecem a auto-ajuda. Hoje a pregação é totalmente centrada no homem e aquilo que ele supostamente alcançou de Deus. São os testemunhos de curas e milagres que atraem as multidões e não mais a Verdade da Palavra de Deus. É por esse motivo que o próprio Deus lhe envia a operação do erro, para crerem na mentira do diabo. E, por isso, Deus lhes enviará a operação do erro, para que creiam a mentira. 2 Tessalonicenses 2:11.

Nos dias em que estamos vivendo a Bíblia deixou de ser o único princípio de fé e prática em muitas igrejas. Os testemunhos de ícones da sociedade que aderiram à fé evangélica têm mais aceitação e ibope do que a pregação da Palavra. O povo anda sôfrego atrás de astros humanos, mas está apático com a mensagem do bendito evangelho de Cristo. O culto “show” substituiu o derramar da alma diante do Senhor. Há muitos ensinos separados das Escrituras circulando no meio do povo de Deus. Tem muita gente faminta do Verdadeiro Pão do céu, que é Cristo, mas o que estão servindo ao povo é uma ração envenenada. Porque quem está com fome, come qualquer tipo de alimento, ainda que seja amargoso. Devemos tomar muito cuidado com alimento cuja origem é desconhecida. Você pode estar comendo a sua própria destruição. Então, saiu um ao campo a apanhar ervas e achou uma trepadeira silvestre; e, colhendo dela, encheu a sua capa de colocíntidas; voltou e cortou-as em pedaços, pondo-os na panela, visto que não as conheciam. Depois, deram de comer aos homens. Enquanto comiam do cozinhado, exclamaram: Morte na panela, ó homem de Deus! 2 Reis 4:39-40a. Para que eles pudessem comer e saciar a fome, foi necessário que Eliseu jogasse farinha na panela. Essa farinha representa o trabalhar da cruz no Antigo Testamento. O trigo para se tornar farinha é necessário passar pela moenda. E isto fala do nosso Senhor lá na cruz, quando Ele foi moído pelas nossas iniqüidades. Então, a farinha foi o que salvou aqueles homens famintos da morte da panela. Leiamos 2 Reis 4:41 Porém ele disse: Trazei farinha. Ele a deitou na panela e disse: Tira de comer para o povo. E já não havia mal nenhum na panela. Há muito veneno misturado no meio da comida que o povo de Deus ingere. Precisamos estar atentos! Por favor, irmãos, não fiquem impressionados de que, onde existe uma multidão, aí está à verdade. O argumento é o seguinte: “Se a igreja está crescendo, então é obra de Deus, porque, se não fosse de Deus, o trabalho jamais poderia prosperar”. Esse raciocínio é enganoso e insidioso. Essa conclusão está equivocada. Nem tudo que cresce é verdadeiro. Nem todo “sucesso” procede de Deus. Nessa sociedade embriagada pelo sucesso, o critério da verdade mudou radicalmente. Precisamos entender que nem todo crescimento é sinal de vida. Nem tudo que cresce é de Deus. As seitas heréticas também crescem. O câncer também é um crescimento desordenado de células da morte. A igreja de Sardes tinha o nome de uma igreja viva aos olhos dos homens, mas estava morta aos olhos de Jesus. Ao anjo da igreja em Sardes escreve: Estas coisas diz aquele que tem os sete Espíritos de Deus e as sete estrelas: Conheço as tuas obras, que tens nome de que vives e estás morto. Apocalipse 3:1.

Vocês se lembram quando Jesus pregou o seu sermão sobre o Pão da Vida? Naquela oportunidade, a multidão de discípulos que o seguiam começou a se dispersar. Jesus não amaciou Seu discurso nem buscou um método mais atrativo para manter a multidão a qualquer custo. Jesus na ocasião foi duro sobremaneira, e, por causa disso muitos o abandonaram. À vista disso, muitos dos seus discípulos o abandonaram e já não andavam com ele. João 6:66.

A loucura sem tamanho do ser humano é deixar o verdadeiro evangelho para correr atrás de coisas que são produzidas pelos homens. Será que podemos responder a essa pergunta: Por que os homens estão rejeitando o evangelho? Porque o evangelho é em si mesmo desagradável, desprezível, repulsivo e alarmante para o mundo. Ele revela o pecado, condena o orgulho, traz convicção ao coração incrédulo e demonstra que a justiça humana, até mesmo nos melhores e mais atraentes aspectos da natureza humana, é imprestável, corrupta, não passa de trapos de imundícias. Todos nós nos tornamos impuros, todas as nossas boas ações são como trapos sujos. Somos como folhas secas; e os nossos pecados, como uma ventania, nos carregam para longe. Isaías 64:6(LH). Diante dessa verdade da Palavra de Deus, não podemos culpar a ninguém por nossos fracassos e miséria. Que tristeza ver tantas pessoas professando um cristianismo do Deus utilitário. As pessoas não querem Deus, querem as suas coisas. Será que nós, povo que morremos e ressuscitamos com o Senhor, também não estamos incorrendo neste erro incoerente de fazer do nosso Pai, um Deus utilitário? Se somos filhos de Aba, a vida espiritual para nós, é aquela que nos leva a tirar do coração o que há de mais precioso e oferecê-lo ao Senhor, a buscar nos compartimentos mais secretos da alma os sentimentos mais nobres e puros e dedicá-los a serviço da adoração. A partir do momento que uma pessoa morre com Cristo, ele será capaz de adorar e servir a Deus por nada, simplesmente porque este é Deus e não porque o cobre de benefícios, aí ele encontra o sentido maior da sua piedade. Somente pelo trabalhar da cruz, poderemos levar a nossa alma a se render ao Senhor, tendo Ele como o nosso anseio maior. A minha alma anseia pelo Senhor mais do que os guardas pelo romper da manhã. Mais do que os guardas pelo romper da manhã. Salmos 130:6. Será que somos capazes de amar a Deus e servi-lO com integridade e temor, mesmo quando estamos passando pelo vale árido da nossa alma? Que testemunho eu teria a dar sobre Deus, seu amor, graça, bondade e misericórdia, quando não há nada de concreto para contar ou afirmar? Não há nenhum carro novo, nenhuma promoção no trabalho, nenhuma cura, nenhuma revelação, nada. Apenas Deus. Ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; o produto da oliveira minta, e os campos não produzam mantimento; as ovelhas sejam arrebatadas do aprisco, e nos currais não haja gado, todavia, eu me alegro no SENHOR, exulto no Deus da minha salvação. Habacuque 3:17-18. Amém!

Na Contramão da Verdade


"Ora, o aparecimento do iníquo é segundo a eficácia de Satanás, com todo poder, e sinais, e prodígios da mentira, e com todo engano de injustiça aos que perecem, porque não acolheram o amor da verdade para serem salvos". 2 Tessalonicenses 2:9-10.

A Igreja atual tem muitas nuvens carregadas sobre a sua tenda, e se ouve a partir dessas nuvens o estampido de fortes trovões, mas não se vê a descida das chuvas torrenciais e restauradoras. Na verdade, temos muita propaganda, mas poucos frutos verdadeiros. Temos muito do homem e pouco de Deus. Vivemos o tempo em que as novidades se multiplicam dentro das igrejas. A Bíblia é usada como um livro mágico e cabalístico para referendar todas as birutices e maluquices engendradas no laboratório da religião do lucro, para enganar os incautos com uma fé sincrética e para enriquecer os líderes fraudulentos e cheios de ganâncias. O apóstolo Paulo já nos preveniu a respeito de tais homens que falam e fazem coisas miraculosas em nome de Deus. Acautelai-vos dos cães! Acautelai-vos dos maus obreiros! Acautelai-vos da falsa circuncisão! Filipenses 3:2.

Esses cães que muita gente ainda desconhecem, o profeta maior interpreta quem são eles. Leiamos com muita atenção em Isaías 56:11 Tais cães são gulosos, nunca se fartam; são pastores que nada compreendem, e todos se tornam para o seu caminho, cada um para a sua ganância, todos sem exceção. Infelizmente muitas pessoas têm seguido as suas práticas, obviamente pelos mesmos interesses que é a ganância. Nunca se fartam! Mas o triste fim deles e também de seus seguidores será lamentável conforme está escrito em Apocalipse 22:15 Fora ficam os cães, os feiticeiros, os impuros, os assassinos, os idólatras e todo aquele que ama e pratica a mentira.

Em nome de Deus esses pregoeiros de outro evangelho mantêm as pessoas prisioneiras de uma religião que abandona a Bíblia, para abraçar a religião da experiência, do misticismo e da heterodoxia. Em lugar da exposição da verdade, estabelecem as campanhas de milagres; em lugar do ensino da Palavra de Deus, estabelecem a busca da prosperidade; em lugar da libertação do pecado, estabelecem a libertação dos demônios; em lugar da salvação, estabelecem a cura; em lugar da ajuda do alto, estabelecem a auto-ajuda. Hoje a pregação é totalmente centrada no homem e aquilo que ele supostamente alcançou de Deus. São os testemunhos de curas e milagres que atraem as multidões e não mais a Verdade da Palavra de Deus. É por esse motivo que o próprio Deus lhe envia a operação do erro, para crerem na mentira do diabo. E, por isso, Deus lhes enviará a operação do erro, para que creiam a mentira. 2 Tessalonicenses 2:11.

Nos dias em que estamos vivendo a Bíblia deixou de ser o único princípio de fé e prática em muitas igrejas. Os testemunhos de ícones da sociedade que aderiram à fé evangélica têm mais aceitação e ibope do que a pregação da Palavra. O povo anda sôfrego atrás de astros humanos, mas está apático com a mensagem do bendito evangelho de Cristo. O culto “show” substituiu o derramar da alma diante do Senhor. Há muitos ensinos separados das Escrituras circulando no meio do povo de Deus. Tem muita gente faminta do Verdadeiro Pão do céu, que é Cristo, mas o que estão servindo ao povo é uma ração envenenada. Porque quem está com fome, come qualquer tipo de alimento, ainda que seja amargoso. Devemos tomar muito cuidado com alimento cuja origem é desconhecida. Você pode estar comendo a sua própria destruição. Então, saiu um ao campo a apanhar ervas e achou uma trepadeira silvestre; e, colhendo dela, encheu a sua capa de colocíntidas; voltou e cortou-as em pedaços, pondo-os na panela, visto que não as conheciam. Depois, deram de comer aos homens. Enquanto comiam do cozinhado, exclamaram: Morte na panela, ó homem de Deus! 2 Reis 4:39-40a. Para que eles pudessem comer e saciar a fome, foi necessário que Eliseu jogasse farinha na panela. Essa farinha representa o trabalhar da cruz no Antigo Testamento. O trigo para se tornar farinha é necessário passar pela moenda. E isto fala do nosso Senhor lá na cruz, quando Ele foi moído pelas nossas iniqüidades. Então, a farinha foi o que salvou aqueles homens famintos da morte da panela. Leiamos 2 Reis 4:41 Porém ele disse: Trazei farinha. Ele a deitou na panela e disse: Tira de comer para o povo. E já não havia mal nenhum na panela. Há muito veneno misturado no meio da comida que o povo de Deus ingere. Precisamos estar atentos! Por favor, irmãos, não fiquem impressionados de que, onde existe uma multidão, aí está à verdade. O argumento é o seguinte: “Se a igreja está crescendo, então é obra de Deus, porque, se não fosse de Deus, o trabalho jamais poderia prosperar”. Esse raciocínio é enganoso e insidioso. Essa conclusão está equivocada. Nem tudo que cresce é verdadeiro. Nem todo “sucesso” procede de Deus. Nessa sociedade embriagada pelo sucesso, o critério da verdade mudou radicalmente. Precisamos entender que nem todo crescimento é sinal de vida. Nem tudo que cresce é de Deus. As seitas heréticas também crescem. O câncer também é um crescimento desordenado de células da morte. A igreja de Sardes tinha o nome de uma igreja viva aos olhos dos homens, mas estava morta aos olhos de Jesus. Ao anjo da igreja em Sardes escreve: Estas coisas diz aquele que tem os sete Espíritos de Deus e as sete estrelas: Conheço as tuas obras, que tens nome de que vives e estás morto. Apocalipse 3:1.

Vocês se lembram quando Jesus pregou o seu sermão sobre o Pão da Vida? Naquela oportunidade, a multidão de discípulos que o seguiam começou a se dispersar. Jesus não amaciou Seu discurso nem buscou um método mais atrativo para manter a multidão a qualquer custo. Jesus na ocasião foi duro sobremaneira, e, por causa disso muitos o abandonaram. À vista disso, muitos dos seus discípulos o abandonaram e já não andavam com ele. João 6:66.

A loucura sem tamanho do ser humano é deixar o verdadeiro evangelho para correr atrás de coisas que são produzidas pelos homens. Será que podemos responder a essa pergunta: Por que os homens estão rejeitando o evangelho? Porque o evangelho é em si mesmo desagradável, desprezível, repulsivo e alarmante para o mundo. Ele revela o pecado, condena o orgulho, traz convicção ao coração incrédulo e demonstra que a justiça humana, até mesmo nos melhores e mais atraentes aspectos da natureza humana, é imprestável, corrupta, não passa de trapos de imundícias. Todos nós nos tornamos impuros, todas as nossas boas ações são como trapos sujos. Somos como folhas secas; e os nossos pecados, como uma ventania, nos carregam para longe. Isaías 64:6(LH). Diante dessa verdade da Palavra de Deus, não podemos culpar a ninguém por nossos fracassos e miséria. Que tristeza ver tantas pessoas professando um cristianismo do Deus utilitário. As pessoas não querem Deus, querem as suas coisas. Será que nós, povo que morremos e ressuscitamos com o Senhor, também não estamos incorrendo neste erro incoerente de fazer do nosso Pai, um Deus utilitário? Se somos filhos de Aba, a vida espiritual para nós, é aquela que nos leva a tirar do coração o que há de mais precioso e oferecê-lo ao Senhor, a buscar nos compartimentos mais secretos da alma os sentimentos mais nobres e puros e dedicá-los a serviço da adoração. A partir do momento que uma pessoa morre com Cristo, ele será capaz de adorar e servir a Deus por nada, simplesmente porque este é Deus e não porque o cobre de benefícios, aí ele encontra o sentido maior da sua piedade. Somente pelo trabalhar da cruz, poderemos levar a nossa alma a se render ao Senhor, tendo Ele como o nosso anseio maior. A minha alma anseia pelo Senhor mais do que os guardas pelo romper da manhã. Mais do que os guardas pelo romper da manhã. Salmos 130:6. Será que somos capazes de amar a Deus e servi-lO com integridade e temor, mesmo quando estamos passando pelo vale árido da nossa alma? Que testemunho eu teria a dar sobre Deus, seu amor, graça, bondade e misericórdia, quando não há nada de concreto para contar ou afirmar? Não há nenhum carro novo, nenhuma promoção no trabalho, nenhuma cura, nenhuma revelação, nada. Apenas Deus. Ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; o produto da oliveira minta, e os campos não produzam mantimento; as ovelhas sejam arrebatadas do aprisco, e nos currais não haja gado, todavia, eu me alegro no SENHOR, exulto no Deus da minha salvação. Habacuque 3:17-18. Amém!

Rebeca Bernardo Ribeiro, 18 anos, moradora da cidade Sapeaçu, na Bahia, postou um vídeo na internet onde anuncia que está interessada em vender seu “primeiro contato íntimo”, como ela prefere se referir à sua primeira experiência sexual.

Ex-evangélica leiloa virgindade na web para ajudar a mãe
Ex-evangélica leiloa virgindade na web para ajudar a mãe
O motivo para leiloar a virgindade, segundo ela, é conseguir dinheiro para ajudar no tratamento da mãe, que é aposentada pelo INSS por invalidez.
“Eu estava passando muita dificuldade, até para conseguir ajuda para comprar remédios, marcar exames. A gente vive com um salário mínimo. Até já tentei trabalhar, mas aqui na cidade paga pouco.
Só consegui ganhar R$ 40, R$ 100 por trabalhar um mês inteiro. Não faz diferença esse dinheiro, porque teria que pagar uma pessoa para cuidar da minha mãe”, disse.
Rebeca frequentava a igreja evangélica, mas parou de ir aos cultos há três anos. Sua mãe continuou e atualmente, mesmo impossibilitada de andar, tem recebido apoio dos membros da igreja.
Em entrevista ao G1 a jovem diz que não tem sido criticada pelos ex-amigos de igreja. “Eles não concordam, mas também não me deixam de lado. Acham que eu não preciso ser julgada e sim aconselhada e apoiada”. Porém, em sua página numa rede social as opiniãos são as mais diversas.
A mãe de Rebeca já está sabendo da decisão da filha, no começou foi contra, mas depois acabou entendendo os motivos que a fizeram procurar interessados em pagar por sua primeira experiência sexual.
Entre as propostas recebidas por ela está a de um empresário de Salvador que ofereceu R$70 mil.
A estudante do 2º ano do Ensino Médio já chegou a se arrepender de ter gravado o vídeo, por causa da repercussão que sua proposta causou na cidade, mesmo assim ela decidiu continuar com o projeto.
Seg - 03/12/2012
Sol com muitas nuvens durante o dia. Períodos de nublado, com chuva a qualquer hora.
temperatura mínima: 22°C
temperatura máxima: 29°C
probabilidade de chuva: 80%
quantidade de chuva: 16mm
--
--------------------------------------------------------------
Previsão para Volta Redonda - RJ
--------------------------------------------------------------
Dom - 02/12/2012
Sol com muitas nuvens. Pancadas de chuva à tarde e à noite.
temperatura mínima: 21°C
temperatura máxima: 31°C
probabilidade de chuva: 80%
quantidade de chuva: 9mm
--
O jogador de futebol americano Jovan Belcher, do Kansas City Chiefs, matou a namorada e se suicidou em frente ao seu treinador em um estádio nos Estados Unidos, neste sábado, dia 1. Segundo a polícia, o casal tinha um relacionamento difícil e brigava muito.

Jovan atirou contra a jovem, que não teve o nome revelado, e em seguida foi até o centro de treinamento da equipe. Em seguida, ele agradeceu ao técnico dos Chiefs, Romeo Crennel, e ao diretor geral, Scott Piolli, por tudo o que eles fizeram. Após o agradecimento, o jovem se matou na frente dos dois funcionários.

71% das doações a candidatos a prefeito de capitais foram ocultas
No país, 1/5 das doações a candidatos no 1º turno das eleições foi indireta.
Levantamento do G1 mostra ranking dos maiores doadores dos partidos.

    Candidatos gastaram R$ 3,58 bilhões no 1º turno das eleições 2012 no país

Levantamento do G1 junto às prestações de contas finais dos candidatos às prefeituras nas capitais do país mostra que 71% das doações de campanha foram "ocultas", ou seja, repassadas indiretamente aos candidatos por meio de comitês e diretórios dos partidos nas eleições 2012. O percentual está acima do nacional, de 20,6%. Os dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) mostram ainda que as doações entre comitês e diretórios dos partidos dificultam ou impossibilitam saber quem é o doador do candidato, mas, pela primeira vez, é possível traçar quem são os maiores doadores das legendas (veja tabela ao final) – as siglas que mais arrecadaram foram também as que mais elegeram candidatos neste ano.
Capitais com os maiores percentuais do país em doações 'ocultas' a candidatos às prefeituras nas eleições 2012
Capital
    Arrecadação
total (R$)
    Doação 'oculta' (R$)
    %'oculta'/
total
SP
    97.192.200,57     89.376.691,17     92%
RS
    9.133.600,09      8.081.858,75     88,5%
RN
    12.835.468,52     11.299.533,88     88%
RR
    2.857.894,84     2.477.151,44     86,7%
RJ
    30.418.978,81     25.739.151,28     84,6%
AL
    6.922.612,63     5.804.463,43     83,8%
SE
    5.407.009,57     4.440.042,03     82,1%
MG
    38.998.263,40     31.925.671,65     81,9%
AP
    4.417.717,61     3.586.011,66     81,2%
BA
    42.206.175,86     33.495.025,15     79,4%
*Fonte: Tribunal Superior Eleitoral

Segundo o levantamento junto aos dados dos candidatos às prefeituras das 26 capitais do país, dos R$ 489,5 milhões recebidos, R$ 350 milhões foram repassados indiretamente por diretórios dos partidos ou comitês.

Na chamada "doação oculta", os doadores de campanha, em geral empresas privadas e construtoras, preferem fazer os repasses para os comitês criados pelos partidos ou aos próprios diretórios das legendas, que repassam a verba aos candidados. Assim, os doadores não vinculam diretamente seus nomes aos dos políticos.

Capitais estão acima da média
Segundo os dados do TSE, São Paulo é a capital com os maiores percentuais de doação "oculta" do país. Foram R$ 89,3 milhões repassados aos candidatos indiretamente.

Os números das capitais são muito superiores se comparados ao nacional. O G1 contabilizou o percentual geral de doação "oculta" no primeiro turno. Somadas as receitas de todos os candidatos do país, a prefeito e a vereador, a parcela de doação indireta chega a 20,6% do recebido. Do total de R$ 3,53 milhões em arrecadação, R$ 742,3 milhões foram declarados como provenientes dos diretórios dos partidos e de comitês financeiros.
Maiores somas de doações 'ocultas' nas capitais em 2012
Candidatos
    Total (R$)     Partidos
    Total (R$)
Fernando Haddad (PT)     38.181.736,16     PT     95.420.867,04
José Serra
(PSDB)     31.809.353,58     PSDB     62.381.187,51
ACM Neto (DEM)     19.588.500     PMDB     53.692.893,18
Eduardo  Paes (PMDB)     18.792.463,10     PSB     44.622.227,64
Patrus Ananias (PT)     16.509.395,90     DEM     34.877.458,70
Márcio Lacerda (PSB)     15.386.270,37     PDT     16.743.997,12

Em São Paulo, Levy Fidelix declarou que 99,76% de sua receita foi recebida de forma indireta. Em seguida, proporcionalmente, estão José Serra (PSDB), com 94,74% de doações recebidas de comitês financeiros; Soninha Francine (PPS), com 91,68% das doações ocultas; e o prefeito eleito Fernando Haddad (PT), com 90,73%.

Nas capitais, 16 candidatos receberam 100% das doações de forma "oculta", como revelam as prestações de contas de Anaí Caproni (PCO), em São Paulo; Jerônimo Maranhão (PMN), em Manaus; Cyro Garcia (PSTU), no Rio de Janeiro; e Teresa Surita (PMDB), única mulher eleita prefeita em uma capital neste ano, em Boa Vista.

Apenas 36 candidatos às prefeituras das capitais declararam não ter recebido de nenhuma fonte indireta, contra 142 que declararam recurso obtido por meio de comitês e diretórios. Até o fechamento desta reportagem, 17 candidatos ainda não haviam apresentado prestação de contas de campanha, mas nenhum deles concorreu no segundo turno. O último prazo para a entrega foi encerrado no dia 26 de novembro.

Partidos e comitês
Ainda conforme o levantamento do G1, mesmo dentro de partidos e comitês há doações "ocultas".
ranking receitas eleições (Foto: Editoria de Arte / G1)

Do total de R$ 819,7 milhões recebidos pelos partidos em 2012, 25,4% – R$ 207,4 milhões – foram contabilizados indiretamente como doações de diretórios e comitês de campanha. Os comitês registraram R$ 796,1 milhões em doações, dos quais 36% – R$ 286,7 milhões – foram feitas de maneira indireta.

Juntos, partidos políticos e comitês eleitorais arrecadaram R$ 1,615 bilhão para campanhas no primeiro turno. A verba, no entanto, não foi totalmente repassada aos candidatos, mesmo que indiretamente. As legendas declararam ter repassado R$ 714 milhões em doações para candidatos, comitês e partidos. Os comitês, R$ 214,3 milhões. O restante foi declarado como despesa com comícios, energia elétrica, telefone, água, alimentação.

'Caminho oculto' do dinheiro
O TSE tornou obrigatório, na eleição municipal de 2012, ao comitê ou partido ter uma conta bancária exclusiva para a movimentação de valores de campanha eleitoral, medida tomada para evitar que dinheiro de doações se misturasse com recursos das contas internas.
Ranking da receita, por Direção Nacional do partido
PT     R$ 177.100.163,02
PMDB     R$ 119.775.708,67
PSDB     R$ 69.934.000,02
PSB     R$ 69.459.089
DEM     R$ 37.342.500,09
*Fonte: Tribunal Superior Eleitoral

Assim, é possível pela primeira vez consultar quem são os doadores de comitês, partidos e direção nacional. O caminho do dinheiro até os candidatos, no entanto, continua obscuro. Veja o que disseram especialistas ao G1.

Custo x benefício
Os números divulgados pelo TSE mostram que PMDB e PSDB, partidos que mais receberam doações de campanha, também foram os que mais elegeram prefeitos no país, 1.031 e 702, respectivamente. O PMDB arrecadou R$ 222,9 milhões, enquanto que o PSDB conseguiu R$ 128,2 milhões.

Em seguida aparecem PSB, a sigla que obteve o maior número de prefeituras nas capitais do país; PT, terceiro a conquistar mais prefeituras e o que mais conquistou o Executivo de cidades grandes; e PSD, que, em sua primeira eleição, elegeu 497 prefeitos.
Ranking de arrecadação total de partidos em 2012
PMDB     R$ 222.967.997,38
PSDB     R$ 128.224.277,37
PSB     R$ 94.258.749,31
PT     R$ 84.974.041,09
PSD     R$ 62.011.717,86
DEM     R$ 51.268.761,69
*Fonte: Tribunal Superior Eleitoral

O DEM aparece em 6º lugar no ranking de doações, mas foi o nono partido que mais conquistou prefeituras. O PCB foi a sigla que menos arrecadou para campanhas, R$ 20.003,50 ao todo no país.

Doadores dos partidos
Segundo os dados da Justiça Eleitoral, a maior parte das doações a partidos veio de origem "não especificada", conforme nomenclatura utilizada pelo tribunal: R$ 610,2 milhões. A segunda maior fonte foi o fundo partidário, com R$ 36,5 milhões.

No país, as maiores doações vindas de pessoas jurídicas aos partidos são das construtoras Andrade Gutierrez (R$ 53,2 milhões), OAS (R$ 23 milhões), Queiroz Galvão (R$ 30,8 milhões) e da empresa JBS (R$ 12,1 milhões). Juntas, elas somaram R$ 107 milhões em doações feitas diretamente às siglas.

Grande parte dos recursos foi transferida por meio eletrônico (R$ 627,2 milhões), seguida de cheque (R$ 115,8 milhões), depósito em espécie (R$ 35,4 milhões) e aplicação do fundo partidário (R$ 25,4 milhões).
Maiores doadores de partidos, na soma das doações no país, segundo prestação de contas final do 1º turno
PMDB

    Direção Nacional     R$ 56.882.575,02
      CONSTRUTORA ANDRADE GUTIERREZ     R$ 15.875.000
      CONSTRUTORA QUEIROZ GALVAO S.A.     R$ 11.830.000
      CONSTRUTORA OAS LTDA     R$ 8.820.000
      VALE FERTILIZANTES     R$ 5.650.000
PSDB
      Direção Nacional     R$ 13.487.600
      CONSTRUTORA ANDRADE GUTIERREZ SA     R$ 11.820.000
      Direção Estadual/Distrital     R$ 5.732.494,46
      JBS S/A     R$ 5.200.000
      CONSTRUCOES E COMERCIO CAMARGO CORREA S/A     R$ 5.000.000
PSB

    Direção Nacional     R$ 16.808.690,91
      CONSTRUTORA ANDRADE GUTIERREZ S.A     R$ 6.650.000
      CONSTRUTORA QUEIROZ GALVÃO S.A     R$ 3.350.000
      CONSTRUTORA OAS LTDA     R$ 2.650.000
      VAN OORD SERVIÇOS DE OPERAÇÕES MARITIMAS LTDA     R$ 2.500.000
PT

    Direção Nacional     R$ 18.089.793
      Direção Estadual/Distrital     R$ 6.710.585,60
      CONSTRUTORA OAS LTDA     R$ 2.420.000
      HOSPITAL 9 DE JULHO S/A     R$ 2.050.000
      SUCOCITRICO CUTRALE LTDA     R$ 2.000.000
PSD
      Direção Nacional     R$ 16.110.000
      CONSTRUTORA ANDRADE GUTIERREZ S/A     R$ 4.550.000
      CONSTRUTORA QUEIROZ GALVÃO S.A.     R$ 2.600.000
      CONTAX S.A.     R$ 2.130.000
      CONSTRUTORA OAS LTDA     R$ 1.400.000

Arrecadação dos comitês financeiros
Os dados das prestações de contas mostram que os comitês receberam R$ 796,1 milhões para utilizar em campanhas de seus candidatos. Desse total, R$ 471,5 milhões foram declarados de fonte "não especificada" e R$ 366,7 milhões foram repassados por meio de transferência eletrônica.
saiba mais

    PT, PMDB e PSDB vão governar quase 50% do eleitorado brasileiro
    PT vai comandar maior nº de cidades grandes; PMDB lidera nas pequenas
    PSB vai comandar o maior número de prefeituras em capitais do país
    Segundo turno das eleições termina sem prefeitos reeleitos em capitais
    Em sua primeira eleição municipal, PSD elege prefeito em uma capital

Nesse tipo de doação, o PT ultrapassa o PMDB e é o que mais arrecadou verba de campanha por meio de seus comitês eleitorais. Em seguida aparecem PSDB, PSD e PSB.

Quanto ao tipo de receita, os comitês receberam R$ 257,9 milhões provindos dos partidos políticos, R$ 253,5 milhões de pessoas jurídicas e R$ 218,5 milhões de pessoas físicas.

As maiores doações são provenientes das direções nacionais, estaduais e municipais dos partidos, dos comitês financeiros municipais, único, para prefeito e para vereador: R$ 282 milhões. Somente da direção nacional foram R$ 148,9 milhões.

O TSE ainda não divulgou os dados consolidados com as prestações de conta das receitas e despesas nas 50 cidades onde ocorreu segundo turno.


Em 1942, o físico italiano Enrico Fermi conseguiu a fissão do átomo


Dona Flor e Seus Dois Maridos é um livro de Jorge Amado que foi adaptado para a TV em 1976 e que celebrizou Sônia Braga. José Wilker também brilhou. O contido Mauro Mendonça (contido por causa do papel) deu graça. Um filme que, até pouco tempo, era a maior bilheteria do cinema brasileiro. E ainda é o filme proporcionalmente mais visto nos cinemas, pois o Brasil tinha metade da população de hoje. “O que será” a música do dia, héin?