Ouça a Rádio Acesa FM ou click no icone!

Rádio Acesa Ao vivo

2 de dez. de 2011

"RoboCop" de José Padilha vai discutir a ética

A nova versão de "RoboCop", ficção policial que virou cult em 1987, deverá ser bem diferente agora sob a direção de José Padilha. Pelo menos foi o que o cineasta brasileiro revelou em uma entrevista concedida ao site "BleedingCool". Padilha, que faz sua estreia em Hollywood, primeiro tratou de deixar claro que "RoboCop" não será como "Tropa de Elite" e portanto não fará uma crítica à corrupção policial. E, comparado à versão original de Paul Verhoeven, o filme de Padilha vai colocar em discussão a ética - no caso, a de "um homem que é transformado em um produto por uma corporação". Vamos lembrar que a história girava em torno de um policial que, após ser alvejado por uma centena de tiros, acaba sendo transformado em um robô meio-humano e meio-máquina. Tinha um quê de herói, mas a história também chegava a um momento em que a parte humana do policial-robô começava a ter lembranças de sua vida. Não se sabe se Padilha vai desenvolver esse ponto da trama - ele prepara o roteiro ao lado de Josh Zetumer. Mas os questionamentos feitos pelo diretor deixam pistas sobre aquilo que poderemos ver: "Podemos considerar um robô culpado por um crime? Ou a culpa é da corporação que construiu o robô?"; e ainda "Como contra-atacar as máquinas quando você não tem máquinas?" As respostas ainda devem demorar. As filmagens de "RoboCop" só devem começar a partir de fevereiro ou março de 2012.

Ficção científica "All You Need Is Kill" terá Tom Cruise

Nesse momento o ator está empenhado na divulgação de lançamento de "Missão Impossível: Protocolo Fantasma", previsto para estrear no Brasil em 21 de dezembro próximo. Mas Tom Cruise não para de assumir novos trabalhos e seu nome acaba de ser confirmado na ficção científica "All You Need Is Kill". As negociações entre Cruise e a Warner, dona do projeto, começaram em outubro. E os executivos do estúdio agora oficializaram a presença do astro no filme. De acordo com informação publicada pela "Variety", Tom Cruise fará o papel de um recruta inexperiente que morre em combate quando a Terra foi sitiada por uma raça alienígena. No entanto, inexplicavelmente, ele acorda no dia anterior à batalha e fica preso no tempo, condenado a reviver o mesmo dia repetidamente - até que percebe uma melhora em sua habilidade como guerreiro, o que pode ser a chave para mudar o desfecho do dia. A ideia lembra "Feitiço do Tempo", comédia feita em 1993 e estrelada por Bill Murray. Mas "All You Need Is Kill" é baseado no livro ilustrado de ficção científica escrito por Hiroshi Sakurazaka, que tem influência dos mangas e animes. Cruise assume, dessa forma, o personagem que antes havia sido oferecido a Brad Pitt. As filmagens começam entre setembro e outubro de 2012, com direção de Doug Liman.

Jeremy Renner: assassino, super-herói, ícone de Hollywood

Ele foi um dos nomes mais frequentes nas manchetes dessa semana. Jeremy Renner, que despontou para a fama com as indicações ao Oscar por "Guerra ao Terror" (2008) e "Atração Perigosa" (2010), vai marcar presença em algumas das produções mais aguardadas das próximas temporadas. Ainda nesse ano, ele será visto em "Missão Impossível: Protocolo Fantasma". Enquanto promove o lançamento do filme ao lado de Tom Cruise, Renner também ocupa o set de "O Legado Bourne", franquia que ficou famosa com o ator Matt Damon no papel do personagem Jason Bourne. Damon não estará no novo filme, mas Jeremy Renner tem insistido em esclarecer que não está assumindo o papel do colega - seu personagem se chama Aaron Cross, outro assassino do programa Treadstone. "O Legado Bourne", que deve chegar às telas em 3 de agosto de 2012, está sendo filmado e as locações ainda seguem até o final de fevereiro - passando por Nova York, Calgary (Canadá) e depois Filipinas. Entre um trabalho e outro, Renner conclui as filmagens de "Os Vingadores - The Avengers", com estreia prometida para 4 de maio de 2012. O filme de ação e aventura é possivelmente aquele que tem causado maior expectativa nos fãs da Marvel, unindo em uma só produção heróis como Capitão América, Homem de Ferro e o Poderoso Thor, entre muitos outros - Renner faz o papel de Gavião Arqueiro. Nessa semana ainda, o nome de Jeremy Renner foi confirmado na cinebiografia do ator Steve McQueen, um ícone de Hollywood em obras clássicas como "Crown, O Magnífico", "Bullitt" e "Papillon". "Untitled Steve McQueen Biopic", como vem sendo chamado, ainda está na fase de roteiro - sendo escrito por James Gray (Os Donos da Noite, Amantes). Renner ainda não leu nenhuma linha, mas garantiu que "será uma honra" participar do projeto.

Suspense "The Bitter Pill" revela mundo da psicofarmacologia

Meses atrás, o diretor americano Steven Soderbergh anunciou que estaria se aposentando. Uma notícia difícil de acreditar levando-se em conta que o cineasta ainda tem 48 anos e, dada à filmografia repleta de excelentes projetos - "Traffic", "Erin Brockovich", a série "Onze Homens e um Segredo" -, poderíamos esperar para ver seu talento em mais algumas dezenas de obras. Há duas semanas, ele decidiu deixar a direção de "The Man from U.N.C.L.E.", adaptação da famosa série televisiva, o que levou muita gente a acreditar que ele realmente estava falando sério sobre a ideia de aposentadoria. Mas nessa semana, veio o alívio. Soderbergh já se comprometeu a dirigir "The Bitter Pill", filme que inicialmente se chamaria "The Side Effects" e seria dirigido por Scott Z. Burns, também autor do roteiro. Detalhes sobre a história não foram revelados, mas sabe-se que a trama de suspense é ambientada no mundo da psicofarmacologia, que trata da relação entre alterações de humor e comportamento por meio do uso de substâncias químicas - por isso o título "The Bitter Pill", que significa "a pílula amarga". Conforme circulou na internet, o próprio Soderbergh convenceu Burns a deixá-lo dirigir o filme porque é um fã desse roteiro há anos. As filmagens devem acontecer entre março e maio de 2012.

Daniel Radcliffe poderá viver o escritor gay Allen Ginsberg

Radcliffe já havia experimentado algo além da saga "Harry Potter" - entre um capítulo e outro, ele estrelou "Um Verão para Toda Vida" -, mas agora com o final da franquia, o ator britânico pode escolher o que fazer e ainda ousar. Não por acaso, Radcliffe estuda participar da produção "Kill Your Darlings", no qual faria o papel do poeta beatnik Allen Ginsberg, gay assumido e célebre defensor dos direitos dos homossexuais. O ator só não bateu o martelo porque primeiro pretende finalizar a atual turnê na Broadway da peça "How To Succeed In Business Without Really Trying", que fica em cartaz até o final de janeiro de 2012. Só então, ele poderia se comprometer com o roteirista e diretor John Krokidas, que pretende mostrar as relações entre Ginsberg, Jack Kerouac e Lucien Carr - este último conhecido por ter cumprido pena em 1944 pelo assassinato do seu amante David Kammerer. Foi justamente esse crime que marcou o início da geração de escritores conhecida como beatnik, da qual Ginsberg, Kerouac e também William Burroughs eram os principais expoentes. Ao que parece, o Daniel Radcliffe está indo por um caminho bastante promissor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário